You are currently viewing Matemática – Gráficos e Tabelas

Matemática – Gráficos e Tabelas

Esta proposta de atividade de Matemática integrada com Ed. Física é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Aprender e usar tabelas e gráficos é fundamental para a organização e visualização de dados e informações. São ferramentas poderosas que nos ajudam a entender informações complexas de forma clara e objetiva.

Um gráfico é uma forma visual de organizar e apresentar informações, geralmente números. Ele transforma dados em imagens com diversos tipos de gráficos porque cada um deles é mais adequado para apresentar um tipo específico de informação ou relação entre os dados.

De forma simples, podemos dizer que usamos gráficos para:

  • Comparar: Mostrar a diferença entre valores de diferentes categorias (ex: gráfico de barras).
  • Mostrar a evolução: Apresentar a variação de um valor ao longo do tempo (ex: gráfico de linhas).
  • Indicar proporções: Mostrar como um todo é dividido em partes (ex: gráfico de pizza).
  • Distribuir dados: Mostrar a frequência de diferentes valores (ex: histograma).
  • Relacionar variáveis: Mostrar a relação entre duas variáveis (ex: gráfico de dispersão).

Já uma tabela é uma forma simples e organizada de apresentar informações, geralmente números ou textos, em linhas e colunas. Pense em uma tabela como uma grade onde cada “caixinha” (célula) contém uma informação específica. De forma simples, podemos dizer que em uma tabela:

  • É necessário um título que sintetiza os dados apresentados.
  • Precisa ter colunas (na vertical) e linhas (na horizontal)
  • Geralmente a primeira coluna e a primeira linha possui as “etiquetas”  que são a referência dos dados.
  • Algumas tabelas também apresentam informações ou notas no rodapé.  

Exemplos de uso:

  • Listas de preços de produtos.
  • Resultados de pesquisas e estatísticas.
  • Horários de aulas ou transportes.
  • Dados financeiros e contábeis.
  • Informações de contato.

As tabelas são muito utilizadas em diversos contextos, desde relatórios e trabalhos acadêmicos até planilhas e páginas da web.

Assista o vídeo sobre Gráficos e Tabelas:

Responda às questões

Questão 1

Observe a tabela e responda, o Brasil se saiu melhor nas olimpíadas 
(A) do Rio de Janeiro.

(B) de Tóquio.

(C) de Paris. 

(D) de Londres.

Questão 2

Sobre a tabela da questão 1, responda.
Nas três últimas Olimpíadas, a ginástica do Brasil acumulou um total de

(A) 8 medalhas.
(B) 9 medalhas.
(C) 10 medalhas.
(D) 11 medalhas.

Questão 3

Com suas palavras defina:
A) O que é uma tabela?

B) O que é um gráfico?

C) O que é um quadro?

Questão 4

Em dupla, leia e observe o quadro abaixo, depois extraia as informações sistematizando em um gráfico ou tabela.

Questão 5

Em dupla, leia o texto, extraia as informações e depois sistematize em um gráfico ou tabela.


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoMestre em Educação e Pedagoga
Componente CurricularMatemática
Objetos de conhecimento/ ConteúdoLeitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas:
Tabelas de dupla entrada
Gráficos de colunas agrupadas
Gráficos de barras

História, conceito, valores, elementos e regras das diversas modalidades de ginástica:
Diferentes modalidades da Ginástica

História, conceito, valores e elementos constitutivos das diversas modalidades da luta no contexto brasileiro:
Diferentes modalidades da Luta no contexto regional e nacional
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAMA0324) Reconhecer e diferenciar os diferentes tipos de gráfico.
(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos

(EJAEF0314) Reconhecer e analisar a ginástica nas suas origens e evolução histórica estabelecendo relações com a sociedade atual.

(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
Referencial Imagens do Canva Pró. Disponível em: www.canva.com.
GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.
Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/02/2025
Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025.
Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016. Acesso em: 20/03/2025
Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2020. Acesso em: 18/03/2025.
Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2024.Acesso em: 20/03/2025
Olympics. Disponível em: https://www.olympics.com/pt/esportes/. Acesso em: 21/03/2025
Biblioteca da  Unesp. Biblioteca. Quadro ou Tabela? Disponível em: https://www.iq.unesp.br/#!/biblioteca/normalizacao/normas-dissertacao-e-teste/parte-interna/quadro-ou-tabela. Acesso em: 18/03/2025
Toda Matéria. Significados. Tabelas, quadros e figuras: Qual a diferença entre tabelas, quadros e figuras? Disponível em: https://www.significados.com.br/tabelas-quadros-e-figuras. Acesso em: 18/03/2025