Esta proposta de atividade de Matemática integrada com Ed. Física é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Aprender e usar tabelas e gráficos é fundamental para a organização e visualização de dados e informações. São ferramentas poderosas que nos ajudam a entender informações complexas de forma clara e objetiva.

Um gráfico é uma forma visual de organizar e apresentar informações, geralmente números. Ele transforma dados em imagens com diversos tipos de gráficos porque cada um deles é mais adequado para apresentar um tipo específico de informação ou relação entre os dados.
De forma simples, podemos dizer que usamos gráficos para:
- Comparar: Mostrar a diferença entre valores de diferentes categorias (ex: gráfico de barras).
- Mostrar a evolução: Apresentar a variação de um valor ao longo do tempo (ex: gráfico de linhas).
- Indicar proporções: Mostrar como um todo é dividido em partes (ex: gráfico de pizza).
- Distribuir dados: Mostrar a frequência de diferentes valores (ex: histograma).
- Relacionar variáveis: Mostrar a relação entre duas variáveis (ex: gráfico de dispersão).

Já uma tabela é uma forma simples e organizada de apresentar informações, geralmente números ou textos, em linhas e colunas. Pense em uma tabela como uma grade onde cada “caixinha” (célula) contém uma informação específica. De forma simples, podemos dizer que em uma tabela:
- É necessário um título que sintetiza os dados apresentados.
- Precisa ter colunas (na vertical) e linhas (na horizontal)
- Geralmente a primeira coluna e a primeira linha possui as “etiquetas” que são a referência dos dados.
- Algumas tabelas também apresentam informações ou notas no rodapé.
Exemplos de uso:
- Listas de preços de produtos.
- Resultados de pesquisas e estatísticas.
- Horários de aulas ou transportes.
- Dados financeiros e contábeis.
- Informações de contato.
As tabelas são muito utilizadas em diversos contextos, desde relatórios e trabalhos acadêmicos até planilhas e páginas da web.
Assista o vídeo sobre Gráficos e Tabelas:
Responda às questões
Questão 1

Observe a tabela e responda, o Brasil se saiu melhor nas olimpíadas
(A) do Rio de Janeiro.
(B) de Tóquio.
(C) de Paris.
(D) de Londres.
Questão 2
Sobre a tabela da questão 1, responda.
Nas três últimas Olimpíadas, a ginástica do Brasil acumulou um total de
(A) 8 medalhas.
(B) 9 medalhas.
(C) 10 medalhas.
(D) 11 medalhas.
Questão 3
Com suas palavras defina:
A) O que é uma tabela?
B) O que é um gráfico?
C) O que é um quadro?
Questão 4
Em dupla, leia e observe o quadro abaixo, depois extraia as informações sistematizando em um gráfico ou tabela.

Questão 5
Em dupla, leia o texto, extraia as informações e depois sistematize em um gráfico ou tabela.

Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Mestre em Educação e Pedagoga |
Componente Curricular | Matemática |
Objetos de conhecimento/ Conteúdo | Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas: Tabelas de dupla entrada Gráficos de colunas agrupadas Gráficos de barras História, conceito, valores, elementos e regras das diversas modalidades de ginástica: Diferentes modalidades da Ginástica História, conceito, valores e elementos constitutivos das diversas modalidades da luta no contexto brasileiro: Diferentes modalidades da Luta no contexto regional e nacional |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAMA0324) Reconhecer e diferenciar os diferentes tipos de gráfico. (EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (EJAEF0314) Reconhecer e analisar a ginástica nas suas origens e evolução histórica estabelecendo relações com a sociedade atual. (EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. |
Referencial | Imagens do Canva Pró. Disponível em: www.canva.com. GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/02/2025 Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025. Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016. Acesso em: 20/03/2025 Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2020. Acesso em: 18/03/2025. Wikipedia. Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2024.Acesso em: 20/03/2025 Olympics. Disponível em: https://www.olympics.com/pt/esportes/. Acesso em: 21/03/2025 Biblioteca da Unesp. Biblioteca. Quadro ou Tabela? Disponível em: https://www.iq.unesp.br/#!/biblioteca/normalizacao/normas-dissertacao-e-teste/parte-interna/quadro-ou-tabela. Acesso em: 18/03/2025 Toda Matéria. Significados. Tabelas, quadros e figuras: Qual a diferença entre tabelas, quadros e figuras? Disponível em: https://www.significados.com.br/tabelas-quadros-e-figuras. Acesso em: 18/03/2025 |