OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 4ª SÉRIE DA EAJA É UMA REAPRESENTAÇÃO DA QUE FOI EXIBIDA NO DIA 20 DE ABRIL DE 2021 – FOI VEICULADA NA TV NO DIA 18/05/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
O CONHECIMENTO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PODE POSSIBILITAR O RECONHECIMENTO DESTAS NA ARQUITETURA DAS CIDADES E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO ZELO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E MATERIAL.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR, COM A TEMÁTICA: RECONHECER, NOMEAR E COMPARAR POLIEDROS E CORPOS REDONDOS
OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
A AULA HOJE SERÁ UMA VIAGEM BEM INTERESSANTE POR ALGUNS PONTOS TURISCOS DE GOIÂNIA. ISSO MESMO!
AH, PROFESSORA, MAS A AULA NÃO É DE MATEMÁTICA?
SIM… POIS A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO E HOJE VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO MAIS SOBRE OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS OU FIGURAS ESPACIAIS PASSEANDO POR NOSSA LINDA CAPITAL.
ATIVIDADE 1:
E PARA COMEÇAR, VAMOS FAZER A SEGUINTE REVISÃO:
O QUE É UMA FIGURA GEOMÉTRICA PLANA?
RELEMBRANDO FIGURA GEOMÉTRICA PLANA É AQUELA QUE POSSUI APENAS 2 DIMENSÕES, OU SEJA, É COMO UM PAPEL SOBRE A MESA, APRESENTA APENAS DUAS POSSIBILIDADES QUE É A COMPRIMENTO E A LARGURA. SÃO FIGURAS BIDIMENSIONAIS, VEJA A IMAGEM.
AS FIGURAS PLANAS CONSTRUIDAS POR LINHAS RETAS QUE NÃO SE CRUZAM E SE FECHAM SÃO CHAMADAS POLÍGONOS. OS MAIS CONHECIDOS SÃO:
QUADRADO: POSSUI OS 4 LADOS (ARESTAS) IGUAIS E 4 ÂNGULOS RETOS (90º).
TRIÂNGULO: POSSUI 3 LADOS (ARESTAS).
RETÂNGULO: QUE POSSUI 4 ARESTAS, SENDO 2 VERTICAIS PARALELAS (IGUAIS) E 2 HORIZONTAIS TAMBÉM PARALELAS (IGUAIS) E 4 ÂNGULOS DE 90º.
A PARTIR DESTAS FIGURAS SÃO CONSTRUÍDOS OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS QUE ESTÃO PRESENTES POR TODOS OS LUGARES, NAS CONSTRUÇÕES, NOS OBJETOS.
AH, VOCÊ NUNCA REPAROU?
ATIVIDADE 2:
HUMMM ENTÃO VAMOS APRESENTAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS!
E AI, VOCÊ PODE ME PERGUNTAR… E O CÍRCULO PROFESSORA?
ENTÃO, VAMOS LÁ!
OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE DIVIDEM EM POLIEDROS (CONSTITUÍDOS POR FIGURAS PLANAS REGULARES), CORPOS REDONDOS E OUTROS.
O CÍRCULO ESTÁ PRESENTE NO GRUPO CHAMADO CORPOS REDONDOS. VEJA OS EXEMPLOS:
AS FÁBRICAS, AS INDÚSTRIAS E A CONSTRUÇÃO CIVIL EXPLORAM BASTANTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS.
VEJA UM DOS PONTOS TURÍSTICOS DE GOIÂNIA, QUE FICA NA SAÍDA PARA A CIDADE DE BELA VISTA, NA GO 020, O CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER.
ATIVIDADE 3:
O DESAFIO AGORA É PARA VOCÊ: ACESSE O SITE A SEGUIR E VEJA QUE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR?
Google Mapas Street View
CONSEGUIU? PARABÉNS!
PIRÂMIDE, CILINDRO E PRISMA.
QUAIS AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS INSPIRARAM O ARQUITETO QUE DEU NOME AO ESPAÇO CULTURAL?
MUITO BEM!
TRIÂNGULO, CÍRCULO, RETÂNGULO E QUADRADO.
HÁ EM GOIÂNIA MUITOS OUTROS ESPAÇOS E CONSTRUÇÕES QUE TRAZEM CARACTERÍSTICAS ENCONTRADAS NOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
VEJA O MONUMENTO DOS 3 MARCOS DO VIADUTO LATIF SEBBA, LOCALIZADO NA AV. 85, NA PRAÇA DO RATINHO. O ARQUITETO SANDRO CARVALHO SIMBOLIZOU POR MEIO DE 3 PRISMAS (MAIS UM SÓLIDO GEOMÉTRICO) DE 46 METROS DE ALTURA AS 03 REGIÕES COM MAIOR CRESCIMENTO URBANO DA CAPITAL E TAMBÉM INDICANDO OS PONTOS CARDEAIS LESTE, OESTE E SUL.
Google Mapas Street View
ATIVIDADE 4:
PRISMA, ESSE É NOVO PROFESSORA!
ESTÁ ATENTO À AULA, PARABÉNS!
O PRISMA É TAMBÉM UM SÓLIDO GEOMÉTRICO COM BASE, ALTURA, VÉRTICES, ARESTAS E FACES. POSSUI VÁRIAS FORMAS A DEPENDER DA FIGURA PLANA. O NÚMERO DE FACES DO PRISMA SERÁ EXATAMENTE IGUAL AO NÚMERO DE LADOS DO POLÍGONO QUE CONSTITUI SUAS BASES (SUPERIOR E INFERIOR), DESSA FORMA, SUA CLASSIFICAÇÃO É QUANTO AO NÚMERO DE LADOS.
O MONUMENTO DA AV. T-63, TAMBÉM COM PRISMAS, SIMBOLIZA UMA BÚSSOLA APONTANDO PARA O SUL.
ACESSO O SITE A SEGUIR E CONFIRA
Google Mapas Street View
NA RUA 3 DO SETOR CENTRAL, TEMOS UMA CONSTRUÇÃO BEM INTERESSANTE EM FORMATO CILÍNDRICO. OBSERVE A IMAGEM TAMBÉM EXTRAÍDA DO GOOGLE MAPAS.
https://www.google.com/maps/@-16.6742245,-49.2512547,129m/data=!3m1!1e3
AGORA VEJA AI PERTO DE VOCÊ O QUANTO DE COISAS, OBJETOS QUE RETRATAM OS SOLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA GARRAFA, UMA CANETA, UM BATOM, UMA LARANJA, UMA CAIXA DE SAPATOS, A MESA, A BOLA DAS CRIANÇAS, O CELULAR E TANTOS OUTROS.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE NOSSA AULA HOJE.
FICA A DICA…
PEGUE SEU CADERNO FAÇA DIVERSOS DESENHOS UTILIZANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
OBRIGADA POR FICAR COMIGO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0416) RECONHECER, NOMEAR E COMPARAR POLIEDROS E CORPOS REDONDOS ASSOCIANDO-OS A OBJETOS DO MUNDO FÍSICO. (EAJAMA0417) ASSOCIAR FIGURAS ESPACIAIS DO COTIDIANO AS SUAS PLANIFICAÇÕES (PRISMAS, PIRÂMIDES, CILINDROS E CONES), IDENTIFICANDO SUAS CARACTERÍSTICAS. HISTÓRIA (EAJAHI0310) COMPREENDER QUE OS NOMES DADOS AOS LOCAIS PÚBLICOS (NOME DE BAIRROS, RUAS, PRAÇAS, MONUMENTOS, EDIFÍCIOS, ETC) NÃO SÃO ALEATÓRIOS, MAS HÁ UMA RAZÃO QUE PERMITE INFERIR SEUS SIGNIFICADOS. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).