You are currently viewing MATEMÁTICA – GEOMETRIA: TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS
Imagem: Tangran - canva.com

MATEMÁTICA – GEOMETRIA: TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


Fonte: Polígonos – triângulos e quadriláteros. Profa Cristiane Souza. Acervo próprio.

POLÍGONOS: TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS

AS FORMAS GEOMÉTRICAS ABAIXO SÃO EXEMPLOS DE POLÍGONOS. NA IMAGEM TEMOS TRIÂNGULOS NA COR AZUL E QUADRILÁTEROS NA COR ALARANJADA. 

IMAGEM 1: POLÍGONOS – TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS – PRODUZIDA CANVA.COM

OS TRIÂNGULOS SÃO FORMAS GEOMÉTRICAS COM TRÊS LADOS.

IMAGEM 2: TRIÂNGULOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

EXISTEM TRIÂNGULOS COM TODOS OS LADOS DE MESMO TAMANHO. NESTE CASO, O TRIÂNGULO É CHAMADO DE EQUILÁTERO.  

O TRIÂNGULO COM DOIS LADOS COM MEDIDAS IGUAIS E UM LADO COM TAMANHO DIFERENTE, É CHAMADO DE ISÓSCELES. O TRIÂNGULO COM OS LADOS DE TAMANHOS DIFERENTES. É CHAMADO DE TRIÂNGULO ESCALENO.

IMAGEM 3: CLASSIFICAÇÃO DOS TRIÂNGULOS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

QUADRILÁTERO É A FORMA GEOMÉTRICA COM QUATRO LADOS.  SÃO QUADRILÁTEROS: O RETÂNGULO, O QUADRADO, O LOSANGO, O PARALELOGRAMO E O TRAPÉZIO.

IMAGEM 4: QUADRILÁTEROS – PRODUZIDA NO CANVA.COM

QUESTÃO 1

O TANGRAM É UM QUEBRA-CABEÇAS COM 7 PEÇAS, TODAS NO FORMATO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. NA IMAGEM TEM UM CAVALO MONTADO COM AS PEÇAS DO TANGRAM.

IMAGEM 1: CAVALO COM TANGRAN – CANVA.COM

O NÚMERO DE TRIÂNGULO QUE SE VÊ NESSA IMAGEM É IGUAL A 

(A) 4

(B) 5

(C) 6

(D) 7

QUESTÃO 2

AS ETIQUETAS COM OS NOMES DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO FORA DA ORDEM. 

IMAGEM 2: FIGURAS GEOMÉTRICAS – CANVA.COM

COLOCANDO ESSAS ETIQUETAS CORRETAMENTE, ASSOCIANDO A FIGURA AO SEU NOME, O CORRETO É

(A) 1 QUADRADO – 2 TRIÂNGULO – 3 RETÂNGULO – 4 TRAPÉZIO.

(B) 1 TRIÂNGULO – 2 QUADRADO – 3 TRAPÉZIO – 4 RETÂNGULO.

(C) 1 TRAPÉZIO – 2 QUADRADO – 3 TRIÂNGULO – 4 RETÂNGULO.

(D) 1 RETÂNGULO – 2 TRIÂNGULO – 3 QUADRADO – 4 TRAPÉZIO.

QUESTÃO 3

O BOSQUE JOSÉ EDUARDO DO NASCIMENTO FICA NO BAIRRO JARDIM DAS AMENDOEIRAS, REGIÃO LESTE DA CIDADE DE GOIÂNIA. ESSE BOSQUE CONTA COM PISTA DE CAMINHADA E ESTAÇÃO DE GINÁSTICA.

IMAGEM 3: BOSQUE JOSÉ EDUARDO NASCIMENTO – BAIRRO JD DAS AMENDOEIRAS – REGIÃO LESTE (REPRODUÇÃO GOOGLE MAPS).

COM QUAL FIGURA GEOMÉTRICA ESSE BOSQUE SE PARECE?

QUESTÃO 4

AS CIDADES ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA. ESSAS ALTERAÇÕES ACONTECEM PELA AÇÃO DO HOMEM NO MEIO EM QUE VIVE. QUAIS MUDANÇAS VOCÊ PERCEBE NO LOCAL ONDE VOCÊ MORA? SE MORA NESSE BAIRRO HÁ POUCO TEMPO, PODE CONVERSAR COM UM MORADOR ANTIGO E REGISTRAR OU CONTAR PARA A TURMA O QUE DESCOBRIU.

AUTORIACRISTIANE S SOUZA
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA
GEOGRAFIA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0125) Classificar e comparar figuras planas, registrando as características em esquemas e tabelas.
(EJAGE0117) Analisar e perceber as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
REFERÊNCIASSOUZA, Cássia Garcia et al. É bom aprender – edição renovada, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, volume 2 – Educação de Jovens e Adultos. FTD, São Paulo, 2013, 1ª edição.