You are currently viewing MATEMÁTICA – GEOMETRIA NOS MOSAICOS
FONTE: MOSAICO - CANVA.COM

MATEMÁTICA – GEOMETRIA NOS MOSAICOS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

A ARTE MUSIVA OU MOSAICO, É A ARTE CRIAR FORMAS, DESENHOS, JUNTANDO FRAGMENTOS DE MATERIAIS COMO PEDRAS, AZULEJOS, PAPEL, GRÃOS E OUTROS. CRIAR UM MOSAICO É UM PROCESSO DE COMBINAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS, REPETIDAMENTE, COBRINDO UMA SUPERFÍCIE. 

NESSA ATIVIDADE, A PROPOSTA É QUE VOCÊ UTILIZE DO SEU CONHECIMENTO EM GEOMETRIA PARA RECONHECER, NOMEAR E COMPARAR FIGURAS GEOMÉTRICAS EM MOSAICOS.  

BOM ESTUDO!

FONTE: MOSAICO – CANVA.COM

QUESTÃO 1

O MOSAICO É UMA ARTE DECORATIVA. ABAIXO ESTÃO 4 IMAGENS DE MOSAICOS. OBSERVE-AS  E DESCREVA QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS SE PODE IDENTIFICAR EM CADA UMA DELAS.

FONTE: MOSAICOS GEOMÉTRICOS – CANVA.COM

QUESTÃO 2

OBSERVE OS MOSAICOS NAS IMAGENS ABAIXO.

FONTE: CANVA.COM

AGORA RESPONDA:

A) QUAIS MOSAICOS SÃO FORMADOS POR POLÍGONOS?

B) E QUAIS SÃO ESSES POLÍGONOS QUE FORMAM ESSES MOSAICOS?

QUESTÃO 3

ESCREVA QUAIS POLÍGONOS SE PODE OBSERVAR NA IMAGEM A SEGUIR E QUANTAS VEZES CADA UM DELES SE REPETE.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

QUESTÃO 4

CRIE UM MOSAICO DE PAPEL COM POLÍGONOS. ESCOLHA OS POLÍGONOS E COMBINE-OS, COMPONDO SOBRE UMA BASE DE PAPEL, UM DESENHO QUE LHE AGRADE. VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • FOLHA DE PAPEL PARA SERVIR DE BASE;
  • COLA BRANCA;
  • RÉGUA;
  • TESOURA;
  • PAPÉIS COM AS CORES OU ESTAMPAS DE SUA PREFERÊNCIA. 

PODE SEGUIR ESSES PASSOS:

  • RECORTE NOS PAPÉIS COLORIDOS, 30 PEÇAS NO FORMATO DO(S) POLÍGONO(S) DESEJADO(S). VOCÊ PODE USAR AS MALHAS A SEGUIR PARA FAZER OS RECORTES. 
  • COLE OS POLÍGONOS SOBRE A FOLHA DE PAPEL (BASE), REPETINDO AS COMBINAÇÕES.
FONTE: ACERVO PRÓPRIO

SAIBA MAIS

SE OBSERVAR O ESPAÇO QUE TE CERCA, PERCEBERÁ AS FORMAS DOS OBJETOS E COISAS. MUITAS DESSAS FORMAS SÃO CLASSIFICADAS COMO FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE, QUANDO REPRESENTADAS NO PLANO (DUAS DIMENSÕES – LARGURA E ALTURA), SÃO CHAMADAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS. NO VÍDEO, “POLÍGONOS”, A PROFESSORA CRISTIANE SOUZA APRESENTA AS FIGURAS PLANAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÕES. ASSISTA-O!

Acesse essa proposta didática (slides 23 e atividade 23) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

COMPONENTE CURRICULAROBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
MATEMÁTICA(EAJAMA0218) Relacionar figuras geométricas espaciais com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma figura espacial.
ARTE(EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros.
REFERÊNCIASSANTANA, Ana Lúcia. Arte em Mosaicos. InfoEscola. URL https://www.infoescola.com/artes/mosaicos/, consultado em 02/09/2022.

SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender. Educação de Jovens e Adultos. FTD. São Paulo, 1ª edição, 2009.