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Matemática: Frações equivalentes

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Frações equivalentes – canva.com

FRAÇÕES EQUIVALENTES

As frações são representações de partes de uma divisão. Por exemplo:

Fonte: conceito fração – produzido no Google desenhos.

Frações diferentes podem representar a mesma parte do todo, ou seja, a mesma quantidade. Estas são chamadas de frações equivalentes. Observe a situação a seguir! 

Uma pamonharia comprou 500 espigas de milho que serão distribuídas da seguinte maneira:

Fonte: Frações de espigas – produzida no Google Desenhos.

Vejamos quantas espigas serão usadas com cada produto.

Fonte: frações 3 – produzido em Google Desenhos.

Nas duas situações a quantidade de espigas é a mesma. Ou seja, 1/5 e 2/10 representam a mesma parte do todo. Por isso, são frações equivalentes.

Observando as frações, perceba que

Seguindo esse padrão, tem-se uma sequência de frações equivalentes como esta

QUESTÃO 1

Juliano é um pequeno agricultor e colhe a mesma quantidade de hortaliças todas as semanas. Parte da produção da semana é entregue na cooperativa. 

Veja quanto da produção, Juliano entregou para a cooperativa nas duas primeiras semanas do mês.

Fonte: Produção para cooperativa – produzida em canva.com.

Comparando as quantidades, Juliano entregou para a cooperativa

(A) mais hortaliças na primeira semana.

(B) menos hortaliças na primeira semana.

(C) mais hortaliças na segunda semana. 

(D) a mesma quantidade de hortaliças nas duas semanas.

QUESTÃO 2

As frações representadas na imagem abaixo são equivalentes.

Fonte: Frações equivalentes – produzida em canva.com.

Outra fração equivalente às representadas na imagem, é

QUESTÃO 3

Complete o quadro a seguir com frações equivalentes às frações dadas

QUESTÃO 4

Márcia e Josué estão jogando “Dominó das frações” na aula de Matemática. Nesse jogo, o jogador deve combinar uma das frações que está escrita na carta sobre a mesa com uma fração equivalente escrita numa de suas cartas. 

Josué colocou a seguinte carta sobre a mesa

Fonte: Dominó de frações – produzida em canva.com.

A última carta que Márcia tem é esta aqui

Fonte: Dominó de frações 2 – produzida em canva.com.

Será que Márcia pode usar essa carta no jogo? Descreva como?

AUTORIACRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTE CURRICULARMATEMÁTICA E GEOGRAFIA.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0304) Identificar frações equivalentes, em situações diversas;
(EJAGE0315) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor).
REFERÊNCIASGARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada,  Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo.
Vilar, José Wellington Carvalho. Geografia da produção, circulação e consumo / José Wellington Carvalho Vilar. – São Cristóvão : Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011. URL https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15393016022012Geografia_da_Producao_Circulacao_e_Consumo_Aula_1.pdf, consultado 06/10/23.