Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

FRAÇÕES EQUIVALENTES
As frações são representações de partes de uma divisão. Por exemplo:

Frações diferentes podem representar a mesma parte do todo, ou seja, a mesma quantidade. Estas são chamadas de frações equivalentes. Observe a situação a seguir!
Uma pamonharia comprou 500 espigas de milho que serão distribuídas da seguinte maneira:

Vejamos quantas espigas serão usadas com cada produto.

Nas duas situações a quantidade de espigas é a mesma. Ou seja, 1/5 e 2/10 representam a mesma parte do todo. Por isso, são frações equivalentes.
Observando as frações, perceba que

Seguindo esse padrão, tem-se uma sequência de frações equivalentes como esta

QUESTÃO 1
Juliano é um pequeno agricultor e colhe a mesma quantidade de hortaliças todas as semanas. Parte da produção da semana é entregue na cooperativa.
Veja quanto da produção, Juliano entregou para a cooperativa nas duas primeiras semanas do mês.

Comparando as quantidades, Juliano entregou para a cooperativa
(A) mais hortaliças na primeira semana.
(B) menos hortaliças na primeira semana.
(C) mais hortaliças na segunda semana.
(D) a mesma quantidade de hortaliças nas duas semanas.
QUESTÃO 2
As frações representadas na imagem abaixo são equivalentes.

Outra fração equivalente às representadas na imagem, é

QUESTÃO 3
Complete o quadro a seguir com frações equivalentes às frações dadas

QUESTÃO 4
Márcia e Josué estão jogando “Dominó das frações” na aula de Matemática. Nesse jogo, o jogador deve combinar uma das frações que está escrita na carta sobre a mesa com uma fração equivalente escrita numa de suas cartas.
Josué colocou a seguinte carta sobre a mesa

A última carta que Márcia tem é esta aqui

Será que Márcia pode usar essa carta no jogo? Descreva como?
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E GEOGRAFIA. |
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0304) Identificar frações equivalentes, em situações diversas; (EJAGE0315) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor). |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. Vilar, José Wellington Carvalho. Geografia da produção, circulação e consumo / José Wellington Carvalho Vilar. – São Cristóvão : Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011. URL https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15393016022012Geografia_da_Producao_Circulacao_e_Consumo_Aula_1.pdf, consultado 06/10/23. |