You are currently viewing MATEMÁTICA – FRAÇÕES: CALCULANDO PARTE DO TODO
Fonte: Frações - canva.com

MATEMÁTICA – FRAÇÕES: CALCULANDO PARTE DO TODO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

A fração é uma representação da parte de um todo. E em diversas situações, utiliza-se da fração para dar ideia de quantidade. Ao informar que “⅔ do salário é gasto com despesas básicas” já é possível ter a noção do valor que essas despesas ocupam no salário. 

Nesta atividade, utilize do seu conhecimento sobre frações (representação, e cálculo) para resolver ao que está proposto.

Bom estudo!

Fonte: Frações – canva.com

QUESTÃO 1

Leia o título de uma notícia.

Fonte: CASEMIRO, Luciana. OGLOBO. Uma em cada cinco brasileiros queixas de clientes nos bancos não é resolvida, mostra pesquisa. O Globo. Consultado em 05/09/2022.

Rafael fez o desenho abaixo para representar, na forma de fração, a informação acima.

Fonte: Acervo próprio

Essa é a representação correta de ⅕? Por quê?

QUESTÃO 2

Glaucia comprou uma TV em 10 prestações mensais de mesmo valor. Ela já pagou 3 das 10 prestações. 

a) Escreva a fração correspondente ao que Glaucia já foi pagou pela TV?

b) Se a TV custou R$2.000,00, quanto Glaucia já pagou?

QUESTÃO 3

Em uma xícara de chá cabem aproximadamente 240g de farinha de trigo. Uma receita indica usar ⅔ de xícara de chá de farinha de trigo, isso corresponde a quantas gramas?

QUESTÃO 4

Marisa e Cláudio compraram uma pizza grande para jantarem. A pizza tinha 8 fatias. Marisa comeu 2 fatias e Cláudio comeu 5 fatias. 

a) Qual fração da pizza que Marisa comeu?

b) Qual fração da pizza Marisa e Cláudio comeram juntos?

c) Qual fração da pizza sobrou?

SAIBA MAIS

Fração é a forma como, na Matemática, se representa a parte do todo. No vídeo, “Calculando frações”, da professora Cristiane Souza, além de reforçar o conceito de fração, é apresentada a ideia de cálculo da fração de um número. Assista-o!

Acesse essa proposta didática (slides 11 e atividade 11) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0310) Resolver e elaborar situações-problema de divisão, cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Geografia(EAJAGE0416) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor).

ReferênciasCANCIAN, Thaís. EXAME. Como a inflação transformou os hábitos de consumo dos brasileiros. URL https://exame.com/invest/minhas-financas/como-a-inflacao-transformou-os-habitos-de-consumo-dos-brasileiros/, consultado em 08/09/2022.

LESSA, José Roberto. InfoEscola. Frações. URL https://www.infoescola.com/matematica/fracoes/#:~:text=O%20uso%20de%20fra%C3%A7%C3%B5es%20%C3%A9,ve%C3%ADculo%2C%20entre%20outros%20diversos%20exemplos., consultado em 08/09/2022.