Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
A fração é uma representação da parte de um todo. E em diversas situações, utiliza-se da fração para dar ideia de quantidade. Ao informar que “⅔ do salário é gasto com despesas básicas” já é possível ter a noção do valor que essas despesas ocupam no salário.
Nesta atividade, utilize do seu conhecimento sobre frações (representação, e cálculo) para resolver ao que está proposto.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Leia o título de uma notícia.
Rafael fez o desenho abaixo para representar, na forma de fração, a informação acima.
Essa é a representação correta de ⅕? Por quê?
QUESTÃO 2
Glaucia comprou uma TV em 10 prestações mensais de mesmo valor. Ela já pagou 3 das 10 prestações.
a) Escreva a fração correspondente ao que Glaucia já foi pagou pela TV?
b) Se a TV custou R$2.000,00, quanto Glaucia já pagou?
QUESTÃO 3
Em uma xícara de chá cabem aproximadamente 240g de farinha de trigo. Uma receita indica usar ⅔ de xícara de chá de farinha de trigo, isso corresponde a quantas gramas?
QUESTÃO 4
Marisa e Cláudio compraram uma pizza grande para jantarem. A pizza tinha 8 fatias. Marisa comeu 2 fatias e Cláudio comeu 5 fatias.
a) Qual fração da pizza que Marisa comeu?
b) Qual fração da pizza Marisa e Cláudio comeram juntos?
c) Qual fração da pizza sobrou?
SAIBA MAIS
Fração é a forma como, na Matemática, se representa a parte do todo. No vídeo, “Calculando frações”, da professora Cristiane Souza, além de reforçar o conceito de fração, é apresentada a ideia de cálculo da fração de um número. Assista-o!
Acesse essa proposta didática (slides 11 e atividade 11) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0310) Resolver e elaborar situações-problema de divisão, cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Geografia | (EAJAGE0416) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor). |
Referências | CANCIAN, Thaís. EXAME. Como a inflação transformou os hábitos de consumo dos brasileiros. URL https://exame.com/invest/minhas-financas/como-a-inflacao-transformou-os-habitos-de-consumo-dos-brasileiros/, consultado em 08/09/2022. LESSA, José Roberto. InfoEscola. Frações. URL https://www.infoescola.com/matematica/fracoes/#:~:text=O%20uso%20de%20fra%C3%A7%C3%B5es%20%C3%A9,ve%C3%ADculo%2C%20entre%20outros%20diversos%20exemplos., consultado em 08/09/2022. |