Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 1ª/2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
A PLANTA BAIXA É UM DESENHO TÉCNICO DE ESPAÇOS OU AMBIENTES COMO SE ESTES ESTIVESSEM SENDO VISTOS DE CIMA. PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL USAM AS PLANTAS COMO PARTE DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO OU REFORMA DE RESIDÊNCIAS, COMÉRCIOS, ESPAÇOS PÚBLICOS ENTRE OUTROS.
NESTA ATIVIDADE, VAMOS USAR A PLANTA BAIXA PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
OBSERVE A IMAGEM DA SALA.
RESPONDA:
A) QUAL MÓVEL ESTÁ MAIS PERTO DA JANELA?
B) QUAL É A POSIÇÃO DO SOFÁ EM RELAÇÃO A TELEVISÃO?
C) QUAL MÓVEL ESTÁ MAIS DISTANTE DA PORTA DE ENTRADA DA SALA?
D) DESENHE A PLANTA SIMPLES DA SUA SALA DE AULA.
QUESTÃO 2
NA IMAGEM A SEGUIR TEMOS A PLANTA DE UMA ESCOLA.
RESPONDA:
A) QUAL A FORMA USADA PARA REPRESENTAR O PARQUINHO?
B) QUAL A FORMA USADA PARA REPRESENTAR A ADMINISTRAÇÃO?
C) O QUE ESTÁ A FRENTE DA QUADRA? E O QUE ESTÁ À DIREITA DA ADMINISTRAÇÃO
D) O QUE FOI REPRESENTADO COM RETÂNGULO?
QUESTÃO 3
OBSERVE O ESPAÇO DA SUA ESCOLA E RESPONDA:
A) QUAIS SÃO OS AMBIENTES OU ESPAÇOS DA SUA ESCOLA?
B) FAÇA A PLANTA SIMPLES DA SUA ESCOLA.
QUESTÃO 4
NA IMAGEM A SEGUIR ESTÁ UMA PLANTA BAIXA DE UMA CASA.
QUAL É A MEDIDA TOTAL DESTA CASA?
SAIBA MAIS:
AS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE POSSUEM DUAS DIMENSÕES, TAMBÉM CHAMADAS DE POLÍGONOS E CUJA CLASSIFICAÇÃO DEPENDE DO NÚMERO DE LADOS. VAMOS RELEMBRAR ALGUNS DESSES CONCEITOS ASSISTINDO AO VÍDEO “FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS: TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, QUE SEGUE ABAIXO.
Acesse essa proposta didática (slides 15 e atividade 15) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0123) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência. |
Geografia | (EAJAGE0213) Perceber princípios de localização e posição de objetos a partir de diferentes pontos de referência. |
Referências | SANTOS, Anderson Oramisio. OLIVEIRA, Guilherme Saramago. A prática pedagógica em Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: construindo significados. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia / MG. URL https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/85/102#:~:text=Os%20conceitos%20geom%C3%A9tricos%20constituem%20parte,o%20mundo%20em%20que%20vive. Consultado em 26/05/2022. |