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Matemática – Expressões Numéricas com Números Naturais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As expressões numéricas são ferramentas bastante utilizadas na resolução de problemas do dia-a-dia. São compostas por números, operações matemáticas e, porventura, parênteses, chaves ou colchetes, que indicam a ordem em que as operações devem ser realizadas.

Imagem:canva.com/https://acesse.one/MiTw5

Uma expressão numérica é uma combinação de números e operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, que devem ser resolvidas seguindo as regras da matemática.

Para resolver uma expressão numérica deve-se seguir a ordem correta das operações matemáticas. 

  1. Parênteses.
  2. Colchetes.
  3. Chaves.
  4. Potenciação e Radiciação: sempre da esquerda para a direita.
  5. Multiplicação e Divisão: sempre da esquerda para a direita.
  6. Adição e Subtração: sempre da esquerda para a direita.

Exemplos

  • 10 − (4 + 2)
  1. Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
  2. Resolver a subtração e finalizar a resolução.

10 – (4+2) = 10 – 6 = 4

  • 5 + ( 2 + 3.5 )
  1. Resolver a multiplicação dentro do parênteses.
  2. Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
  3. Finalizar a resolução resolvendo a adição.

5 + ( 2 + 3.5 ) = 5 + (2 + 15 ) = 5 + 17 = 22

  • 3 + (20 – 12:4)
  1. Resolver a divisão dentro dos parênteses.
  2. Resolver a subtração dentro dos parênteses e eliminá-los.
  3. Finalizar resolvendo a adição.

3 + (20 – 12:4) = 3 + (20 – 3)= 3 + 17 = 20.

  • 3 + [20 – (5 + 23 ) – 3]
  1. Resolver a potenciação dentro dos parênteses.
  2. Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
  3. Resolver as duas subtrações, da esquerda para a direita, dentro dos colchetes e eliminá-los.
  4. Finalizar resolvendo a adição.

3 + [20 – (5 + 23 ) – 3] = 3 + [20 – (5 + 8) – 3] = 3 + [20 – 13 – 3] = 3 + 4 = 7.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

Uma loja de brinquedos comprou 120 bolas de futebol por R$15,00 cada e 80 carrinhos por R$20,00 cada. Além disso, ela pagou R$150,00 de frete para receber esses produtos. A expressão numérica que se pode utilizar para determinar o custo total da loja com a compra dos brinquedos e o frete é

(A) 120.15 + 80.20 – 150.

(B) 120.20 + 80.15 + 150.

(C) 120.15 + 80.20 + 150.

(D) 120 + 80.15 + 150.20.

QUESTÃO 02

Um agricultor colheu 450 kg de milho e 320 kg de feijão em sua última colheita. Ele separou 3 sacos de milho, cada um com 30 kg, para vender, e 4 sacos de feijão, cada um com 25 kg, para consumo próprio.

A) Escreva uma expressão numérica para determinar a quantidade de milho que ainda tem para armazenar.

B) Escreva uma expressão numérica para determinar a quantidade de feijão que ainda tem para armazenar.

C) Quantos quilogramas de milho e feijão ele ainda tem para armazenar?

QUESTÃO 03

Em uma loja de eletrônicos, um cliente comprou 20 unidades de um produto A, que custa R$20 cada, e 4 unidades de um produto B, que custa R$8 cada. Além disso, ele comprou mais 15 unidades de um outro produto C e devolveu 7 unidades desse produto, pois não estavam em perfeitas condições. 

A) Escreva uma expressão matemática que determina o valor total da compra do cliente.

B) Qual foi o valor total da compra do cliente?

QUESTÃO 04

O valor da expressão numérica 20 – ( 13 – 2.5) é igual a

(A) 14.

(B) 15.

(C) 16.

(D) 17.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0414) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.