Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Introdução
Olá, hoje vamos aprender um pouco sobre o que é o espaço amostral e o que são eventos equiprováveis, termos muito usados em probabilidade, área da matemática que estuda as chances de um evento acontecer.
Imagem: canva.com/caixa_bolas
Espaço Amostral
O espaço amostral é
- o conjunto de todos os resultados possíveis em um experimento.
- uma lista de todas as opções que podem acontecer em uma situação.
Exemplo simples
1) Lançamento de um moeda para o alto.
- Os resultados possíveis são “cara” e “coroa”.
- Então, o espaço amostral para esse caso é: {cara, coroa}.
2) Lançamento de um dado
- Os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
- Então, o espaço amostral para esse caso é: {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
3) Sorteio de uma uma bola com quatro bolas coloridas: uma vermelha, uma azul, uma verde e uma amarela.
- Os resultados possíveis são bola vermelha, bola azul, bola verde ou bola amarela.
- Então, o espaço amostral para esse caso é: {bola vermelha, bola azul, bola verde, bola amarela}.
Imagem produzida no canva
Eventos Equiprováveis
Eventos equiprováveis são
- aqueles que têm a mesma chance de acontecer.
- aqueles em que todos os resultados são igualmente prováveis.
- como opções justas, onde ninguém leva vantagem.
Exemplos simples
1) Lançamento de uma moeda
- No lançamento de uma moeda, temos duas possibilidades: cara ou coroa. A moeda não favorece nenhum dos lados, então a chance de sair “cara” é a mesma que a de sair “coroa”.
- Esses são eventos equiprováveis, pois as duas opções têm a mesma chance.
2) Lançamento de um dado
- Ao jogar um dado, a chance de sair qualquer um dos números (1, 2, 3, 4, 5 ou 6) é igual. Isso quer dizer que cada um dos números tem 1 chance em 6 de sair.
- Portanto, todos esses números são eventos equiprováveis.
3) Sortear um dia da semana
- Ao sortear um dia da semana (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo) de forma aleatória, cada dia tem a mesma chance de ser sorteado, pois há apenas um de cada e todos são igualmente possíveis.
- Portanto, todos os dias da semana são eventos equiprováveis.
Imagem produzida no canva
Em resumo
O espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento e os eventos equiprováveis são aqueles que têm a mesma chance de ocorrer.
Ficamos por aqui, até o próximo.
QUESTÃO 01
O espaço amostral de um dado comum de seis faces é o conjunto de todos os resultados possíveis ao lançar o dado. Sendo assim, o espaço amostral é
(A) {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
(B) {1, 2, 3}.
(C) {1, 2, 3, 4}.
(D) {2, 4, 6}.
QUESTÃO 02
Em um sorteio onde há 5 bolas numeradas de 1 a 5, a chance de tirar qualquer uma das bolas é igual, pois todas têm o mesmo tamanho e formato. Nesse caso, os eventos “tirar a bola 1”, “tirar a bola 2”, “tirar a bola 3”, “tirar a bola 4” e “tirar a bola 5” são
(A) equiprováveis.
(B) prováveis.
(C) impossíveis.
(D) dependentes.
QUESTÃO 03
Ao escolher aleatoriamente uma fruta de uma cesta, com 2 maçãs, 3 bananas e 5 laranjas.
A) Qual é o espaço amostral dos possíveis resultados dessa escolha?
B) Quantos elementos há no espaço amostral?
QUESTÃO 04
Uma caixa contém 4 bolas: 2 vermelhas e 2 azuis. Você retira uma bola da caixa.
A) Quais são os eventos equiprováveis ao retirar uma bola?
B) Quantas bolas de cada cor existem na caixa?
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática. |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0528) Realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências em diversos contextos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |