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Matemática – Espaço Amostral e Eventos Equiprováveis

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Olá, hoje vamos aprender um pouco sobre o que é o espaço amostral e o que são eventos equiprováveis, termos muito usados em probabilidade, área da matemática que estuda as chances de um evento acontecer. 

Imagem: canva.com/caixa_bolas

  • o conjunto de todos os resultados possíveis em um experimento.
  • uma lista de todas as opções que podem acontecer em uma situação. 
  • Os resultados possíveis são “cara” e “coroa”.
  • Então, o espaço amostral para esse caso é: {cara, coroa}.
  • Os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
  • Então, o espaço amostral para esse caso é: {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
  • Os resultados possíveis são bola vermelha, bola azul, bola verde ou bola amarela.
  • Então, o espaço amostral para esse caso é: {bola vermelha, bola azul, bola verde, bola amarela}.

Imagem produzida no canva

Eventos equiprováveis são

  • aqueles que têm a mesma chance de acontecer. 
  • aqueles em que todos os resultados são igualmente prováveis.
  • como opções justas, onde ninguém leva vantagem.

1) Lançamento de uma moeda

  • No lançamento de uma moeda, temos duas possibilidades: cara ou coroa. A moeda não favorece nenhum dos lados, então a chance de sair “cara” é a mesma que a de sair “coroa”. 
  • Esses são eventos equiprováveis, pois as duas opções têm a mesma chance.

2) Lançamento de um dado

  • Ao jogar um dado, a chance de sair qualquer um dos números (1, 2, 3, 4, 5 ou 6) é igual. Isso quer dizer que cada um dos números tem 1 chance em 6 de sair. 
  • Portanto, todos esses números são eventos equiprováveis.

3) Sortear um dia da semana

  • Ao sortear um dia da semana (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo) de forma aleatória, cada dia tem a mesma chance de ser sorteado, pois há apenas um de cada e todos são igualmente possíveis.
  • Portanto, todos os dias da semana são eventos equiprováveis.

Imagem produzida no canva

O espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento e os eventos equiprováveis são aqueles que têm a mesma chance de ocorrer.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

O espaço amostral de um dado comum de seis faces é o conjunto de todos os resultados possíveis ao lançar o dado. Sendo assim, o espaço amostral é

(A) {1, 2, 3, 4, 5, 6}.

(B) {1, 2, 3}.

(C) {1, 2, 3, 4}.

(D) {2, 4, 6}.

QUESTÃO 02

Em um sorteio onde há 5 bolas numeradas de 1 a 5, a chance de tirar qualquer uma das bolas é igual, pois todas têm o mesmo tamanho e formato. Nesse caso, os eventos “tirar a bola 1”, “tirar a bola 2”, “tirar a bola 3”, “tirar a bola 4” e “tirar a bola 5” são

(A) equiprováveis.

(B) prováveis.

(C) impossíveis.

(D) dependentes.

QUESTÃO 03

Ao escolher aleatoriamente uma fruta de uma cesta, com 2 maçãs, 3 bananas e 5 laranjas.

A) Qual é o espaço amostral dos possíveis resultados dessa escolha?
B) Quantos elementos há no espaço amostral?

QUESTÃO 04

Uma caixa contém 4 bolas: 2 vermelhas e 2 azuis. Você retira uma bola da caixa.

A) Quais são os eventos equiprováveis ao retirar uma bola?
B) Quantas bolas de cada cor existem na caixa?


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática.
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0528) Realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências em diversos contextos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.