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MATEMÁTICA – ESCREVENDO SENTENÇAS

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

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TER UMA FLUIDEZ NA LEITURA E IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLICITAS EM TEXTOS NOS AUXILIAM A INTERPRETAR E CALCULAR CORRETAMENTE SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM SENTENÇAS MATEMÁTICAS. ESTE SERÁ NOSSO DESTA AULA: INTERPRETAR E SOLUCIONAR SENTENÇAS MATEMÁTICAS EM QUE UM DOS VALORES É DESCONHECIDO.

ASSISTA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

ESCREVENDO SENTENÇAS | AULA 17 | 4ª SÉRIE – EAJA | MSTEMÁTICA

TER FLUIDEZ NA LEITURA, OU SEJA, LER E COMPREENDER O QUE SE ESTÁ LENDO E TAMBÉM IDENTIFICAR INFORMAÇÕES PRESENTES OU PERCEBER INFORMAÇÕES QUE NÃO ESTÃO EXPLÍCITAS NO TEXTO É UMA IMPORTANTE HABILIDADE PARA LER E INTERPRETAR SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM SENTENÇAS MATEMÁTICAS. ESTE SERÁ O FOCO DESSA AULA: INTERPRETAR E SOLUCIONAR SENTENÇAS MATEMÁTICAS EM QUE UM DOS VALORES É DESCONHECIDO.

RECORDE ALGUNS PONTOS IMPORTANTES SOBRE O TEMA DESSA AULA:

  1. SENTENÇA MATEMÁTICA É UMA COMPOSIÇÃO DE NÚMEROS ESCRITA PARA FACILITAR A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA.
  2. TERMO DESCONHECIDO NA MATEMÁTICA TAMBÉM É CHAMADO DE INCÓGNITA, OU SEJA, UMA INFORMAÇÃO QUE NÃO ESTÁ NO ENUNCIADO DO PROBLEMA.

POR EXEMPLO:  O DOBRO DE UM NÚMERO MAIS 16 É IGUAL A 28. QUAL É ESSE NÚMERO?

2Y + 16 = 28

2Y +16 – 16 = 28 – 16

2Y = 28

2Y/2 = 28/2

Y = 14

  1. RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS TERMOS, OU SEJA, TODA OPERAÇÃO MATEMÁTICA FEITA NO PRIMEIRO MEMBRO TAMBÉM É FEITA NO SEGUNDO MEMBRO.

A TODO MOMENTO NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES DESTA NATUREZA EM QUE PRECISAMOS INTERPRETAR, ESCREVER OU ELABORAR SENTENÇAS MATEMÁTICAS PARA NOS AJUDAR A CHEGAR AO RESULTADO. 

AGORA É COM VOCÊ!

MARIA TRABALHA EM CASA FAZENDO FACÇÃO PARA UMA LOJA NA RUA 44. NO MÊS PASSADO, MARIA FEZ O DOBRO DE PEÇAS DO MÊS PASSADO, MAS 5 DAS 86 PEÇAS FORAM DANIFICADAS. QUANTAS PEÇAS ELA FEZ NO MÊS PASSADO.





Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
MATEMÁTICA (EAJAMA0411) INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO.
LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0420) AMPLIAR OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS A PARTIR DE TEXTOS DIVERSOS.
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=hKeAU26O9N8&t=48shttps://www.youtube.com/watch?v=BHEVHK_gciI&t=48s

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).