Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
Nas relações comerciais é muito comum se falar em juros. Por exemplo, na compra e venda de produtos, em investimentos, empréstimos, os juros aparecem e muitas vezes até assusta. Importante compreender o conceito de juros, pois interfere diretamente nas nossas contas.
Nessa atividade, aplique o seu conhecimento sobre o tema resolvendo as questões a seguir.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Leia com atenção o anúncio a seguir:
Agora responda:
a) O valor a prazo é igual ao valor à vista?
b) Se o cliente optar por pagar a prazo, tem acréscimo? Qual valor desse acréscimo?
QUESTÃO 2
No comércio, as formas de pagamento podem variar. Com o avanço da tecnologia, o consumidor tem várias outras opções de pagamento. Na loja Tudo Fácil, será que a forma de pagamento pode interferir no valor do produto? Veja:
A partir das informações no anúncio, responda:
a) Quais são as formas de pagamento aceitas pela loja Tudo Fácil?
b) Qual das opções de pagamento é mais vantajosa para o consumidor e por quê?
c) Comparando as formas de pagamento, qual oferece desconto em relação ao valor à vista?
QUESTÃO 3
Na loja de eletrodomésticos, a promoção dessa semana é: preço à vista parcelado em 12 vezes, sem juros. Um fogão foi anunciado por R$ 780,00.
a) Qual será o valor da parcela se o cliente comprar o fogão na promoção?
b) Se o cliente comprar o fogão a prazo, ao final da 8ª parcela, quanto já terá pago pelo produto?
QUESTÃO 4
Glaucia vende artesanato em crochê que ela mesma produz. Um jogo com 03 tapetes custa R$87,60. Para pagamento à vista, tem desconto de R$12,90. Qual valor do jogo de tapetes se for pago à vista?
QUESTÃO 5
Aurélio pesquisou o preço de um produto na internet e, para pagamento no cartão de crédito, encontrou o seguinte resultado:
De acordo com as informações acima, responda:
a) Como saber se há cobrança de juros para pagamento parcelado?
b) Qual valor do acréscimo no preço do produto se Aurélio escolher parcelar em 4 vezes?
SAIBA MAIS
Nosso modelo econômico é regido pelo consumo, pois isto gera capital, ganhos, lucros. Nessa relação de consumo frequentemente estamos convivendo com juros, uma palavra pequena, mas que pode ser um grande problema. Conhecer sobre juros é importante e aqui ainda estamos em estudos iniciais sobre esse assunto. Se precisar rever “O que são juros?”, assista ao vídeo abaixo do canal no YouTube da professora Cristiane Souza.
Ainda sobre consumo, a economia segue um processo linear e que coloca em risco a existência e manutenção dos recursos naturais. Um modelo estratégico propõe uma mudança de pensamento e comportamento, chamado de economia circular. Conheça um pouco sobre isso com o vídeo “Economia – do linear para o circular”, do canal no YouTube da professora Cristiane Souza.
Acesse essa proposta didática (slides 13 e atividade 13) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0331) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra/ venda e formas de pagamento compreendendo os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens. |
Geografia | (EAJAGE0317) Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo atitudes que tragam melhorias na infraestrutura da comunidade. |
Referências | SOUZA, Cássia. et al. É bom aprender. Educação de Jovens e Adultos. Volume 2 Multidisciplinar – Primeiro segmento do Ensino Fundamental. FTD, São Paulo, 1ª edição, 2009. Ecycle. O que é economia circular? URL https://www.ecycle.com.br/economia-circular/, consultado em 06/10/2022. |