Olá, educando (a)! Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 19/04/2021 (segunda-feira) . Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS RECONHECER E INTERPRETAR ALGUNS GRÁFICOS QUE SÃO UTILIZADOS FREQUENTEMENTE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
EM NOSSO COTIDIANO TEMOS CONVIVIDO COM UMA AVALANCHE DE INFORMAÇÕES QUE SURGEM DE TODOS OS LADOS: TV, REDES SOCIAIS, APLICATIVOS DE MENSAGENS, ENFIM, UMA INFINIDADE DE CONTEÚDOS APRESENTADOS DE DIVERSAS FORMAS E QUE PRECISAM SER ANALISADOS E PROCESSADOS POR TODOS NÓS. A LINGUAGEM NÃO VERBAL TAMBÉM É UMA FORMA FREQUENTE DESSAS INFORMAÇÕES SEREM TRANSMITIDAS. DE FORMA GERAL, OS GRÁFICOS UTILIZAM A LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL, E SÃO MAIS UTILIZADOS POR VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO QUE PRETENDEM EXPOR DADOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, RESUMINDO DE FORMA DIDÁTICA RESULTADOS DE PESQUISAS OU CONSTATAÇÕES. EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE GRÁFICOS, MAS HOJE NOSSO OBJETIVO SERÁ RECONHECER E INTERPRETAR GRÁFICOS DE SETORES, COLUNAS E LINHAS. A SEGUIR TEMOS EXEMPLOS DE CADA UM DELES:
- GRÁFICOS DE SETORES(PIZZA):
- GRÁFICO DE COLUNAS/BARRAS:
- GRÁFICO DE LINHAS:
Atividade 1
O GRÁFICO APRESENTADO ABAIXO TRAZ INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE GOIÁS E TRATA-SE DA QUANTIDADE DE DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19 QUE FORAM APLICADAS EM GOIÁS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA DOS VACINADOS(BASEADO EM DADOS ATUALIZADOS EM 22/02/2021 às 16:03:09).
Doses aplicadas por faixa etária
FONTE:<https://extranet.saude.go.gov.br/pentaho/api/repos/:coronavirus:paineis:painel.wcdf/generatedContent ACESSO EM 22/02/2021 ÀS 16:54>
ANALISANDO O GRÁFICO APRESENTADO:
- VOCÊ IDENTIFICA QUE TIPO DE GRÁFICO FOI UTILIZADO PARA APRESENTAR ESSES DADOS? O QUE ELE REPRESENTA?
- DE ACORDO COM O GRÁFICO, QUAL A FAIXA ETÁRIA DAS PESSOAS QUE MAIS FORAM VACINADAS?
- QUAL A FAIXA ETÁRIA DAS PESSOAS QUE MENOS FORAM VACINADAS?
- TENDO EM VISTA O CENÁRIO MUNDIAL, DEVIDO A EPIDEMIA, QUAL A SUA PERSPECTIVA QUANTO A VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM GOIÁS?
Atividade 2
O FOLDER ABAIXO FEZ PARTE DE UMA CAMPANHA DO HUGOL(HOSPITAL DE URGÊNCIAS GOVERNADOR OTÁVIO LAGE, GOIÂNIA-GO) SOBRE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO A QUEIMADURAS:
Fonte: https://www.goias.gov.br/images/uploads/2017/06/estatisticas-300×300.png
OBSERVANDO A FIGURA, ANALISE:
- FOI UTILIZADO ALGUM TIPO DE GRÁFICO PARA EXPOR INFORMAÇÕES NESTA MENSAGEM? EM CASO AFIRMATIVO, QUAL O TIPO?
- QUAIS FORAM AS VÍTIMAS MAIS AFETADAS POR QUEIMADURAS DURANTE O PERÍODO CITADO?
- CONSIDERANDO O NÚMERO DE PESSOAS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS GRAVES EM GOIÁS, PESQUISE FORMAS DE PREVENIR QUEIMADURAS E ORIENTAÇÕES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE ACIDENTES. UMA SUGESTÃO SERIA ACESSAR: https://saude.abril.com.br/medicina/dia-de-luta-contra-queimaduras-como-evitar-e-tratar/
Atividade 3
O GRÁFICO ABAIXO TRAZ DADOS ATUALIZADOS ATÉ A DATA DE 10/02/2021, DA PLATAFORMA WEB https://covidgoias.ufg.br/ PRODUZIDA POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS), QUE PERMITE O MONITORAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 :
Dados da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás-casos confirmados GO
FONTE:https://covidgoias.ufg.br/#/map Acesso em 22/02/2021 às 19:32
DE ACORDO COM OS DADOS APRESENTADOS NO GRÁFICO:
- PODEMOS NOTAR QUE O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 EM GOIÁS SE APROXIMA DE QUAL VALOR?
- O GRÁFICO DEMONSTRA UMA CURVA CRESCENTE OU DECRESCENTE? O QUE ISSO SIGNIFICA?
- NA SUA OPINIÃO, COMO OS CIDADÃOS PODEM COLABORAR PARA QUE ESSE GRÁFICO SE TORNE DECRESCENTE?
UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!
Eaja: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência(EAJALP0107) Conhecer os sentidos dos recursos gráfico visuais, relacionando-os a linguagem verbal.(EAJA-LP0226) Utilizar textos multissemióticos, relacionando-os com ilustrações e outros recursos gráficos. |