OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS UNIDADES DE MEDIDA DE GRANDEZAS QUE UTILIZAMOS NO NOSSO DIA A DIA. ESTUDAREMOS AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO E DE CAPACIDADE. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2015/04/03/18/57/folding-rule-705668__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS
UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/09/10/21/10/measure-2737004_960_720.jpg
AS UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO SURGEM PARA ATENDER A NECESSIDADE DO SER HUMANO DE MEDIR VÁRIOS TIPOS DE DISTÂNCIAS. EXISTEM VÁRIAS UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO, A UTILIZADA NO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES É O METRO, E SEUS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS:
AS PRIMEIRAS UNIDADES UTILIZADAS NA ANTIGUIDADE ESTAVAM LIGADAS A PARTES DO CORPO HUMANO, TAL COMO, PALMO, PÉ, PASSADA, ETC. OU A UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS (CUIAS E JARROS, POR EXEMPLO). PORÉM, ESTAS UNIDADES VARIAVAM BASTANTE NÃO SENDO MUITO PRECISAS:
UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE
AS MEDIDAS DE CAPACIDADE REPRESENTAM AS UNIDADES USADAS PARA DEFINIR O VOLUME NO INTERIOR DE UM RECIPIENTE. A PRINCIPAL UNIDADE DE MEDIDA DA CAPACIDADE É O LITRO (L).
OS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DOS LITRO SÃO:
FONTE: https://www.estudokids.com.br/wp-content/uploads/2014/08/unidades-de-medidas-de-capacidade.jpg
OS MÚLTIPLOS UTILIZAMOS PARA MEDIDAS SUPERIORES AO LITRO E OS SUBMÚLTIPLOS PARA MEDIDAS INFERIORES.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
OBSERVE AS SEGUINTE SITUAÇÕES RELACIONADAS A MEDIDAS DE COMPRIMENTO E RESPONDA:
A)QUAL A MEDIDA DA COLHER?
B) QUAL INSTRUMENTO NÃO É UTILIZADO PARA MEDIRMOS COMPRIMENTO?
C) ESCREVA QUAL O COMPRIMENTO DOS SEGUINTES MATERIAIS ESCOLARES:
PINCEL:__________
LÁPIS:___________
BORRACHA:_______
ATIVIDADE 2
CADA OBJETO REPRESENTADO NAS FIGURAS POSSUI DETERMINADA CAPACIDADE, ASSOCIE CADA UM DELES AO VOLUME CORRETO:
ATIVIDADE 3
NA FIGURA SEGUINTE TEMOS A RECEITA DE UM BOLO DE MILHO. AS MEDIDAS DE CAPACIDADE SUGERIDAS UTILIZAM XÍCARA E COLHER.
CONSIDERANDO QUE UMA XÍCARA MEDE 240 ML E UMA COLHER 5 ML, SE FIZERMOS DOIS BOLOS DE MILHO QUANTOS ML PRECISAREMOS DE LEITE, ÓLEO E FERMENTO?
AGORA ASSISTA O VÍDEO COM A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS PARA CORRIGIR.
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0128) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade, massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros.(EAJALP01109) Identificar diferentes formas de escrita por meio de diferentes suportes textuais. |