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Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/abra-o-livro-com-elemento-de-aprendizagem_1308-22906.jpg (Adaptado)

MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA – SITUAÇÕES MATEMÁTICAS NO DIA A DIA

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.

Fonte: https://image.freepik.com/vetores-gratis/abra-o-livro-com-elemento-de-aprendizagem_1308-22906.jpg (Adaptado)

MUITAS VEZES, QUESTÕES MATEMÁTICAS ENVOLVEM O DIA A DIA NO TRABALHO OU MESMO EM CASA. CONHECER OS CONCEITOS MATEMÁTICOS E ALGUNS CAMINHOS AJUDAM NOS CÁLCULOS MENTAIS E FAVORECEM UM RESULTADO MAIS RÁPIDO E CERTEIRO. HOJE VAMOS FALAR SOBRE OPERAÇÕES INVERSAS E COMPREENDER O QUE ISTO SIGNIFICA.

ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

SITUAÇÕES MATEMÁTICAS NO DIA A DIA | MATEMÁTICA – AULA 21 | 3º SÉRIE – EAJA

O INVERSO DE ALGUMA COISA É O SEU CONTRÁRIO. NA MATEMÁTICA, ISSO SE APLICA ÀS OPERAÇÕES BÁSICAS DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, ONDE A OPERAÇÃO INVERSA DA ADIÇÃO É A SUBTRAÇÃO E A OPERAÇÃO INVERSA DA MULTIPLICAÇÃO É A DIVISÃO. 

O TEMA DESTA AULA REFER-SE ÀS OPERAÇÕES INVERSAS ENVOLVENDO A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO.

5  x N   = 25                 O QUE EQUIVALE DIZER QUE  N = 25 : 5 

E AFINAL, QUE NÚMERO É ESSE? 

A MULTIPLICAÇÃO É UMA ADIÇÃO, OU SEJA, A SOMA DE UMA QUANTIDADE FINITA DE NÚMEROS IGUAIS. 

NO EXEMPLO ANTERIOR, FICA ASSIM: 5+5+5+5+5 = 25 

ISSO IMPLICA QUE 25:5 = 5.

A DIVISÃO É TAMBÉM SUBTRAÇÃO, POIS SE TRATA DE FRACIONAR EM PARTES IGUAIS UM TODO, DE SUBTRAIR DE UM TOTAL, PARTES IGUAIS. 

ASSIM COMO A ADIÇÃO É A OPERAÇÃO INVERSA DA SUBTRAÇÃO, A MULTIPLICAÇÃO É A OPERAÇÃO INVERSA DA DIVISÃO.

EXEMPLIFICANDO… 

IDÁLIA PRECISA FAZER UM TAPETE DE CHOCHE SOB ENCOMENDA. SABENDO QUE CADA 10cm DE TAPETE ELA GASTA 3 NOVELOS E COMPROU 27 NOVELOS. QUAL SERÁ O TAMANHO DO TAPETE?

VEJA ISSO NA RETA NUMÉRICA:

Fonte: Arquivo pessoal da Prof.ª Alda Martins – NEC/SME

10cm  => 3 NOVELOS

3 X T = 27           OPERAÇÃO INVERSA:  T = 27:3      

=> T = 9      

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO: 10 X 9 = 90cm 

ENTÃO, A PARTIR DO CONHECIMENTO DA MULTIPLICAÇÃO E DA DIVISÃO PODEMOS RESOLVER SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS DO DIA-A-DIA, MAS É BEM IMPORTANTE QUE POSSAMOS INTERPRETAR O ENUNCIADO, TERMOS UMA LEITURA COM FLUIDEZ E COMPREENSÃO.

OUTRO EXEMPLO, AGORA UTILIZANDO A DIVISÃO POR NÚMEROS DE 2 ALGARISMOS, APROVEITANDO PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS. 

SE A IDÁLIA FOI COMPRAR LINHAS E ESTAVA EM PROMOÇÃO, ELA COMPROU ENTÃO 162 NOVELOS. QUANTOS TAPETES ELA PODERÁ PRODUZIR?

LEMBRANDO QUE CADA TAPETE GASTA 27 NOVELOS.

27 x N = 162           N = 162 : 27

AGORA É COM VOCÊ!

OS 162 NOVELOS QUE A IDÁLIA COMPROU NA LOJA, REFEREM-SE A 3 CAIXAS. QUANTAS NOVELOS TINHAM EM CADA CAIXA?

FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA AULA.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0318) RECONHECER AS RELAÇÕES INVERSAS ENTRE AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO E DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO, NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS.
LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0217) Desenvolver a leitura por meio da fruição.
Referências:

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).