OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
MUITAS VEZES, QUESTÕES MATEMÁTICAS ENVOLVEM O DIA A DIA NO TRABALHO OU MESMO EM CASA. CONHECER OS CONCEITOS MATEMÁTICOS E ALGUNS CAMINHOS AJUDAM NOS CÁLCULOS MENTAIS E FAVORECEM UM RESULTADO MAIS RÁPIDO E CERTEIRO. HOJE VAMOS FALAR SOBRE OPERAÇÕES INVERSAS E COMPREENDER O QUE ISTO SIGNIFICA.
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
O INVERSO DE ALGUMA COISA É O SEU CONTRÁRIO, POR EXEMPLO: O CONTRÁRIO DE FRIO É QUENTE. NA MATEMÁTICA, ISSO SE APLICA ÀS OPERAÇÕES BÁSICAS DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, ONDE A OPERAÇÃO INVERSA DA ADIÇÃO É A SUBTRAÇÃO E A OPERAÇÃO INVERSA DA MULTIPLICAÇÃO É A DIVISÃO.
RESUMINDO…
50 + 30 = 80 O QUE EQUIVALE DIZER QUE 80 – 30 = 50
EXEMPLIFICANDO…
ESTOU FAZENDO UM SUPORTE DE CROCHE PARA PRATOS CUJO TAMANHO É 30CM. JÁ FIZ 12CM E PRECISO SABER QUANTOS CENTIMENTOS AINDA FALTAM PARA COMPRAR MAIS LINHAS.
VEJA ISSO NA RETA NUMÉRICA:
DESSA FORMA, POSSO TANTO FAZER UMA ADIÇÃO OU UMA SUBTRAÇÃO QUE CHEGO AO RESULTADO.
CONSIDERANDO O QUE FIZ E O QUE AINDA PRECISO FAZER:
10 + x = 30CM
x = 30 – 10 (OPERAÇÕES INVERSAS)
PELA RETA NUMÉRICA PODE SER FACILMENTE IDENTIFICADO, 10 + 20 = 30CM, ENTRETANTO, NEM SEMPRE TEMOS UMA RETA NUMÉRICA À MÃO E MUITAS VEZES OS NÚMEROS SÃO MAIORES E MAIS COMPLEXOS.
AS OPERAÇÕES INVERSAS SE APLICAM EM QUAISQUER SITUAÇÕES, ASSIM SÃO OS CONCEITOS MATEMÁTICOS.
AGORA É COM VOCÊ!
NÃO É UMA QUESTÃO DE MÁGICA, MAS DE MATEMÁTICA.
- UM NÚMERO ‘x’ MENOS 75 É IGUAL A 25. QUAL É ESSE NÚMERO?
- VIAJANDO PELA BR-153, A DISTÂNCIA ENTRE GOIÂNIA E ANÁPOLIS É DE 60KM E DE GOIANÓPOLIS ATÉ ANÁPOLIS É DE 20KM. QUAL A DISTÂNCIA DE GOIÁNIA ATÉ GOIANÁPOLIS?
FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA AULA.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0318) RECONHECER AS RELAÇÕES INVERSAS ENTRE AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO E DE MULTIPLICAÇÃO E DE DIVISÃO, NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0217) Desenvolver a leitura por meio da fruição. |
Referências: | https://www.youtube.com/watch?v=kyB-Pa-FIQw |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).