You are currently viewing MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: SEQUÊNCIAS RECURSIVAS

MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: SEQUÊNCIAS RECURSIVAS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS SEQUÊNCIAS RECURSIVAS, VAMOS DESCOBRIR SEU SIGNIFICADO E TRABALHAR NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DELAS. VAMOS LÁ?

Dominó, Colorido, Padrões

https://cdn.pixabay.com/photo/2019/02/25/21/13/dominoes-4020617__340.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: REGULARIDADES NAS SEQUÊNCIAS

O QUE SÃO SEQUÊNCIAS RECURSIVAS?

UMA SEQUÊNCIA É CONSIDERADA RECURSIVA QUANDO DETERMINADO TERMO PODE SER CALCULADO EM FUNÇÃO DE TERMOS ANTECESSORES, OU SEJA QUANDO O TERMO SEGUINTE DEPENDE DO TERMO ANTERIOR.

POR EXEMPLO, NA SEQUÊNCIA (2, 4, 6, 8, …) PODEMOS OBSERVAR QUE SE TRATA DA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS PARES, PORTANTO, DEVEMOS SOMAR DOIS AO TERMO ANTERIOR PARA ENCONTRAR O PRÓXIMO. NESSE CASO, O PADRÃO DESSA SEQUÊNCIA CORRESPONDE A SEMPRE ADICIONAR O 2 PARA ESCREVÊ-LA. NÓS TAMBÉM PODEMOS REALIZAR UMA SUBTRAÇÃO COMO PADRÃO NUMA SEQUÊNCIA, VEJA:

  • 20, 15, 10… (O PRÓXIMO SERIA…. 5)

TAMBÉM PODEMOS IDENTIFICAR SEQUÊNCIAS COM FIGURAS, VEJA O EXEMPLO:

http://4.bp.blogspot.com/-p8RWYwaagaQ/Tp3glbq3znI/AAAAAAAAAE8/Vr2cJ-8BrFg/s1600/Sequencia%2B1.bmp 

VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER QUAL O PADRÃO DESSA SEQUÊNCIA? NESSE CASO FOI ACRESCENTADO DOIS CÍRCULOS A CADA MUDANÇA DE TERMO. VEJA O PRÓXIMO EXEMPLO E TENTE IDENTIFICAR O PADRÃO:

  http://4.bp.blogspot.com/-p8RWYwaagaQ/Tp3glbq3znI/AAAAAAAAAE8/Vr2cJ-8BrFg/s1600/Sequencia%2B1.bmp

QUAL SERÁ O PRÓXIMO TERMO DA SEQUÊNCIA?

SE VOCÊ PENSOU EM CINCO COLUNAS VERDES, OK!

AGORA É COM VOCÊ!!!


ATIVIDADE 1

OBSERVE AS SEQUÊNCIAS ABAIXO, DESCUBRA O PADRÃO E ESCREVA OS TRÊS PRÓXIMOS TERMOS:

  • A) 3, 6, 9, 12 …:___________________
  • B) 0, 10, 20, 30, 40, …:___________________
  • C) 18, 15, 12, …:_______________________
  • D) 36, 32, 28, …:_____________________

ATIVIDADE 2

OBSERVE AS SEQUÊNCIAS E DESCUBRA O PRÓXIMO TERMO:

Padrões que enfeitam - Planos de aula - 1º ano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Uj4hKwxRfZEw53gaFxPhaKt5WdhHcJ2ZtbbtdbjVv8QqjjRxbBw4CzSPQdtQ/atividade-principal

ATIVIDADE 3

UMA SALA DE AULA TEVE SUAS CARTEIRAS NUMERADAS SEGUINDO UM DETERMINADO PADRÃO COMO MOSTRA A FIGURA ABAIXO:

Tema/ objeto de conhecimento: Identificação de regularidade de sequências e  determinação de elementos ausentes na sequênci

https://portal.educacao.go.gov.br

APÓS IDENTIFICAR ESSE PADRÃO RESPONDA: QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NAS CARTEIRAS?  

ASSISTA O VIDEO ABAIXO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!


Eaja:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0118) Identificar e descrever elementos faltantes de uma sequência de  números naturais, objetos ou figuras, em diferentes contextos. 
(EAJALP01109) Identificar diferentes formas de escrita por  meio de diferentes suportes textuais.