OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS SEQUÊNCIAS RECURSIVAS, VAMOS DESCOBRIR SEU SIGNIFICADO E TRABALHAR NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DELAS. VAMOS LÁ?
https://cdn.pixabay.com/photo/2019/02/25/21/13/dominoes-4020617__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: REGULARIDADES NAS SEQUÊNCIAS
O QUE SÃO SEQUÊNCIAS RECURSIVAS?
UMA SEQUÊNCIA É CONSIDERADA RECURSIVA QUANDO DETERMINADO TERMO PODE SER CALCULADO EM FUNÇÃO DE TERMOS ANTECESSORES, OU SEJA QUANDO O TERMO SEGUINTE DEPENDE DO TERMO ANTERIOR.
POR EXEMPLO, NA SEQUÊNCIA (2, 4, 6, 8, …) PODEMOS OBSERVAR QUE SE TRATA DA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS PARES, PORTANTO, DEVEMOS SOMAR DOIS AO TERMO ANTERIOR PARA ENCONTRAR O PRÓXIMO. NESSE CASO, O PADRÃO DESSA SEQUÊNCIA CORRESPONDE A SEMPRE ADICIONAR O 2 PARA ESCREVÊ-LA. NÓS TAMBÉM PODEMOS REALIZAR UMA SUBTRAÇÃO COMO PADRÃO NUMA SEQUÊNCIA, VEJA:
- 20, 15, 10… (O PRÓXIMO SERIA…. 5)
TAMBÉM PODEMOS IDENTIFICAR SEQUÊNCIAS COM FIGURAS, VEJA O EXEMPLO:
http://4.bp.blogspot.com/-p8RWYwaagaQ/Tp3glbq3znI/AAAAAAAAAE8/Vr2cJ-8BrFg/s1600/Sequencia%2B1.bmp
VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER QUAL O PADRÃO DESSA SEQUÊNCIA? NESSE CASO FOI ACRESCENTADO DOIS CÍRCULOS A CADA MUDANÇA DE TERMO. VEJA O PRÓXIMO EXEMPLO E TENTE IDENTIFICAR O PADRÃO:
http://4.bp.blogspot.com/-p8RWYwaagaQ/Tp3glbq3znI/AAAAAAAAAE8/Vr2cJ-8BrFg/s1600/Sequencia%2B1.bmp
QUAL SERÁ O PRÓXIMO TERMO DA SEQUÊNCIA?
SE VOCÊ PENSOU EM CINCO COLUNAS VERDES, OK!
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS ABAIXO, DESCUBRA O PADRÃO E ESCREVA OS TRÊS PRÓXIMOS TERMOS:
- A) 3, 6, 9, 12 …:___________________
- B) 0, 10, 20, 30, 40, …:___________________
- C) 18, 15, 12, …:_______________________
- D) 36, 32, 28, …:_____________________
ATIVIDADE 2
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS E DESCUBRA O PRÓXIMO TERMO:
ATIVIDADE 3
UMA SALA DE AULA TEVE SUAS CARTEIRAS NUMERADAS SEGUINDO UM DETERMINADO PADRÃO COMO MOSTRA A FIGURA ABAIXO:
https://portal.educacao.go.gov.br
APÓS IDENTIFICAR ESSE PADRÃO RESPONDA: QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO NAS CARTEIRAS?
ASSISTA O VIDEO ABAIXO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
Eaja: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0118) Identificar e descrever elementos faltantes de uma sequência de números naturais, objetos ou figuras, em diferentes contextos. (EAJALP01109) Identificar diferentes formas de escrita por meio de diferentes suportes textuais. |