OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/06/05/15/52/calculator-2374442_960_720.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA
O QUE SÃO SITUAÇÕES PROBLEMA?
EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO VOCÊ JÁ SE DEPAROU COM A NECESSIDADE DE REALIZAR ALGUM CÁLCULO BÁSICO, OU PRECISOU REFLETIR SOBRE ALGUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA MATEMÁTICA. SEJA AO IR NO MERCADO, NUMA FEIRA, OU AO FAZER ALGUMA ESCOLHA, O TEMPO TODO PRECISAMOS RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA, OU SEJA, PRECISAMOS UTILIZAR O NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA TOMAR DECISÕES. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXERCITARMOS NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E AUMENTAR NOSSAS HABILIDADES NESSE SENTIDO!
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO
EM AULAS ANTERIORES JÁ ESTUDAMOS QUE AS IDEIAS ASSOCIADAS MULTIPLICAÇÃO SÃO AQUELAS RELACIONADAS A:
- ADICIONAR PARCELAS IGUAIS
- COMBINAÇÕES
- DISPOSIÇÃO RETANGULAR
VAMOS CONFERIR SE JÁ CONSEGUIMOS IDENTIFICAR COMO UTILIZAR ADEQUADAMENTE ESSA OPERAÇÃO? CONFIRA NOS EXEMPLOS:
EXEMPLOS
01.UM EDIFÍCIO TEM CINCO ANDARES E CADA ANDAR POSSUI QUATRO JANELAS GRANDES. QUANTAS JANELAS TEMOS NESSE EDIFÍCO?
ENTÃO PESSOAL, QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NESSA SITUAÇÃO PROBLEMA? SERÁ QUE FOI UMA IDEIA DE ADICIONAR PARCELAS IGUAIS? SE VOCÊ CONSEGUIU INTERPRETAR ASSIM, VOCÊ ESTÁ CORRETO, OU SEJA, NESSE CASO DEVEMOS FAZER UMA MULTIPLICAÇÃO!
5 X 4 = 20
4 + 4+ 4 + 4 + 4 = 20
R: ESSE EDIFÍCIO POSSUI 20 JANELAS
02. NUM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS, VENDEM CAIXAS DE GOIABAS COM 100 UNIDADES CADA. QUANTAS GOIABAS TERÃO EM 5 CAIXAS?
E NESSE CASO… QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR? OBSERVE QUE NESSE CASO NOVAMENTE TEMOS A IDEIA DE JUNTAR PARCELAS IGUAIS, PORTANTO A OPERAÇÃO A SER UTILIZADA SERÁ… MULTIPLIÇÃO!
5 X 100 = 500
100 + 100 +100 + 100 + 100 = 500
R: AS CINCO CAIXAS TERÃO 500 GOIABAS.
03.HELENA ABRIU SEU GUARDA ROUPAS E SEPAROU 4 BLUSAS E 3 CALÇAS. ELA QUER SABER DE QUANTAS FORMAS POSSÍVEIS ELA PODE COMBINAR ESSAS PEÇAS DE ROUPA. QUANTAS COMBINAÇÕES HELENA PODERÁ FAZER?
E AGORA? O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTAS COMBINAÇÕES HELENA PODE FAZER? SE VOCÊ PENSOU EM MULTIPLICAR O NÚMERO DE BLUSAS PELO NÚMERO DE CALÇAS VOCÊ ESTÁ CORRETO, JÁ QUE A IDEIA DE POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES ESTÁ ASSOCIADA A… MULTIPLICAÇÃO!
VEJA NA SEGUINTE TABELA AS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES (B=BLUSA/C=CALÇA)
BLUSA 1 | BLUSA2 | BLUSA3 | BLUSA 4 | |
CALÇA1 | B1C1 | B2C1 | B3C1 | B4C1 |
CALÇA2 | B1C2 | B2C2 | B3C2 | B4C2 |
CALÇA3 | B1C3 | B2C3 | B3C3 | B4C3 |
USANDO A MULTIPLICAÇÃO:
3 X 4 = 12
4 + 4+ 4 = 12
R:HELENA PODERÁ FAZER 12 COMBINAÇÕES COM ESSAS PEÇAS DE ROUPA.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
TATIANA SEPAROU 8 LIVROS LITERÁRIOS PARA LER DURANTE TODO O ANO. SE CADA LIVRO POSSUI 100 PÁGINAS, QUAL O TOTAL DE PÁGINAS QUE TATIANA VAI LER DESSES LIVROS?
ATIVIDADE 2
UMA ESTANTE POSSUI TRÊS SUBDIVISÕES INTERNAS. SE EM CADA UMA DELAS CABEM 12 CARRINHOS DA COLEÇÃO DE PEDRO, QUANTOS CARRINHOS ELE PODERÁ ORGANIZAR NESSA ESTANTE?
ATIVIDADE 3
UMA PEQUENA SALA DE TEATRO POSSUI 10 FILEIRAS COM 15 POLTRONAS CADA. QUANTAS POLTRONAS HÁ NESSE TEATRO?
ATIVIDADE 4
HELLEN FOI FAZER COMPRAS E NUMA MESMA LOJA COMPROU 6 BLUSAS E 3 SAIAS. DE QUANTAS FORMAS DIFERENTES HELLEN PODERÁ COMBINAR SUAS ROUPAS NOVAS?
FONTE IMAGENS: https://pixabay.com/pt/images
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
800 PÁGINAS
ATIVIDADE 02
36 CARRINHOS
ATIVIDADE 03
150 POLTRONAS
ATIVIDADE 04
18 COMBINAÇÕES
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular. (EAJALP0235) Ler com compreensão gêneros do campo da vida pública. |