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MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO. VAMOS LÁ!

Calculadora, Números, Símbolo, Calc, Calculados

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/06/05/15/52/calculator-2374442_960_720.png

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA

O QUE SÃO SITUAÇÕES PROBLEMA?

EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO VOCÊ JÁ SE DEPAROU COM A NECESSIDADE DE REALIZAR ALGUM CÁLCULO BÁSICO, OU PRECISOU REFLETIR SOBRE ALGUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA MATEMÁTICA. SEJA AO IR NO MERCADO, NUMA FEIRA, OU AO FAZER ALGUMA ESCOLHA, O TEMPO TODO PRECISAMOS RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA, OU SEJA, PRECISAMOS UTILIZAR O NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA TOMAR DECISÕES. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXERCITARMOS NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E AUMENTAR NOSSAS HABILIDADES NESSE SENTIDO! 

SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO

EM AULAS ANTERIORES JÁ ESTUDAMOS QUE AS IDEIAS ASSOCIADAS MULTIPLICAÇÃO SÃO AQUELAS RELACIONADAS A: 

  • ADICIONAR PARCELAS IGUAIS
  • COMBINAÇÕES 
  • DISPOSIÇÃO RETANGULAR

VAMOS CONFERIR SE JÁ CONSEGUIMOS IDENTIFICAR COMO UTILIZAR ADEQUADAMENTE ESSA OPERAÇÃO? CONFIRA NOS EXEMPLOS:

EXEMPLOS

01.UM EDIFÍCIO TEM CINCO ANDARES E CADA ANDAR POSSUI QUATRO JANELAS GRANDES. QUANTAS JANELAS TEMOS NESSE EDIFÍCO?

Silhueta Da Casa, Casa, Silhueta, Contorno, Construção

ENTÃO PESSOAL, QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NESSA SITUAÇÃO PROBLEMA? SERÁ QUE FOI UMA IDEIA DE ADICIONAR PARCELAS IGUAIS? SE VOCÊ CONSEGUIU INTERPRETAR ASSIM, VOCÊ ESTÁ CORRETO, OU SEJA, NESSE CASO DEVEMOS FAZER UMA MULTIPLICAÇÃO!

      5 X 4 = 20

      4 + 4+ 4 + 4 + 4 = 20

R: ESSE EDIFÍCIO POSSUI 20 JANELAS


02. NUM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS, VENDEM CAIXAS DE GOIABAS COM 100 UNIDADES CADA. QUANTAS GOIABAS TERÃO EM 5 CAIXAS?

Goiaba, Goiabeira, Frutas Tropicais

E NESSE CASO… QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR? OBSERVE QUE NESSE CASO NOVAMENTE TEMOS A IDEIA DE JUNTAR PARCELAS IGUAIS, PORTANTO A OPERAÇÃO A SER UTILIZADA SERÁ… MULTIPLIÇÃO!

     5 X 100 = 500 

  100 + 100 +100 + 100 + 100 = 500

R: AS CINCO CAIXAS TERÃO 500 GOIABAS.


03.HELENA ABRIU SEU GUARDA ROUPAS E SEPAROU 4 BLUSAS E 3 CALÇAS. ELA QUER SABER DE QUANTAS FORMAS POSSÍVEIS ELA PODE COMBINAR ESSAS PEÇAS DE ROUPA. QUANTAS COMBINAÇÕES HELENA PODERÁ FAZER?

Roupas, Confecções, Chuteiras, Calçados

E AGORA? O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTAS COMBINAÇÕES HELENA PODE FAZER? SE VOCÊ PENSOU EM MULTIPLICAR O NÚMERO DE BLUSAS PELO NÚMERO DE CALÇAS VOCÊ ESTÁ CORRETO, JÁ QUE A IDEIA DE POSSIBILIDADES DE COMBINAÇÕES ESTÁ ASSOCIADA A… MULTIPLICAÇÃO!

VEJA NA SEGUINTE TABELA AS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES (B=BLUSA/C=CALÇA)

BLUSA 1BLUSA2BLUSA3BLUSA 4
CALÇA1B1C1B2C1B3C1B4C1
CALÇA2B1C2B2C2B3C2B4C2
CALÇA3B1C3B2C3B3C3B4C3

USANDO A MULTIPLICAÇÃO:

3 X 4 = 12

4 + 4+ 4 = 12

R:HELENA PODERÁ FAZER 12 COMBINAÇÕES COM ESSAS PEÇAS DE ROUPA.


AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

TATIANA SEPAROU 8 LIVROS LITERÁRIOS PARA LER DURANTE TODO O ANO. SE CADA LIVRO POSSUI 100 PÁGINAS, QUAL O TOTAL DE PÁGINAS QUE TATIANA VAI LER DESSES LIVROS? 

Garota, Livros, Pilha, Ler, Pilha De Livros, Aprender

ATIVIDADE 2

UMA ESTANTE POSSUI TRÊS SUBDIVISÕES INTERNAS. SE EM CADA UMA DELAS CABEM 12 CARRINHOS DA COLEÇÃO DE PEDRO, QUANTOS CARRINHOS ELE PODERÁ ORGANIZAR NESSA ESTANTE?

Estante, Estante De Livros, Prateleiras

ATIVIDADE 3

UMA PEQUENA SALA DE TEATRO POSSUI 10 FILEIRAS COM 15 POLTRONAS CADA. QUANTAS POLTRONAS HÁ NESSE TEATRO?

Cortina, Cinema, Teatro, Apresentação

ATIVIDADE 4

HELLEN FOI FAZER COMPRAS E NUMA MESMA LOJA COMPROU 6 BLUSAS E 3 SAIAS. DE QUANTAS FORMAS DIFERENTES HELLEN PODERÁ COMBINAR SUAS ROUPAS NOVAS?

Afro-Americano, Senhora, Mulher

FONTE IMAGENS: https://pixabay.com/pt/images 

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

800 PÁGINAS

ATIVIDADE 02

36 CARRINHOS

ATIVIDADE 03

150 POLTRONAS

ATIVIDADE 04

18 COMBINAÇÕES

EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e  10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em  disposição retangular.
(EAJALP0235) Ler com compreensão gêneros do campo da vida pública.