OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DA EAJA.
COMPREENDER AS MEDIDAS DE TEMPO PODEM NOS AJUDAR A TER UMA PERCEPÇÃO MAIS CLARA E REAL SOBRE A DURAÇÃO DO TEMPO E, ASSIM, PODERMOS VALORIZAR PEQUENAS FRAÇÕES DE TEMPO QUE MUITAS VEZES PASSAM SEM QUE TENHAMOS FEITO ALGO PARA APROVEITAR MELHOR NOSSO TEMPO.
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
HOJE VAMOS COMEÇAR A AULA COM UMA REPORTAGEM REFERENTE ÀS OLIMPIADAS DE 2020, REALIZADAS EM TÓQUIO EM JULHO DE 2021.
Um dia marcante para a natação. Dono dos recordes mundial e olímpico, o ex-nadador brasileiro Cesar Cielo viu uma de suas marcas serem quebradas na noite deste sábado (31), na final da prova dos 50m livre das Olimpíadas de Tóquio. O recorde olímpico ficou com o norte-americano Caeleb Dressel, que fez a marca de 21s07. A marca anterior, 21s30, durava desde os Jogos de Pequim-2008.
VEJA QUE OS ATLETAS TREINAM ANOS PARA CONSEGUIR MELHORAR O SEU TEMPO EM DÉCIMOS DE SEGUNDOS. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR QUE TEMPO É ESSE?
ENTÃO, VAMOS ÀS MEDIDAS DE TEMPO.
A MEDIDA DE SEGUNDO EXISTE DESDE OS BABILÔNIOS. PARA REVER ESTE ASSUNTO, ACESSE A VIDEOAULA DA PROF.ª ALDA, NO CANAL DO YOUTUBE DO CONEXÃO ESCOLA, PELO LINK ABAIXO:
O SEGUNDO E SEUS SUBMULTIPLOS:
Imagem: acervo pessoal professora Alda Martins – NEC/SME
BIMESTRE = 2 MESES
TRIMESTRE = 3 MESES
SEMESTRE = 6 MESES
AGORA É COM VOCÊ!
A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES, ESPERO QUE VOCÊ TENHA PERCEBIDO QUE O MÍNIMO DE TEMPO É VALIOSO CONFORME NOSSOS OBJETIVOS. ENTÃO, A PROPOSTA É A SEGUINTE: FAÇA UM RELATÓRIO DAS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS E RELACIONE QUANTO TEMPO GASTA EM CADA UMA E REFLITA SOBRE O QUE PODE SER PRIORIZADO E O QUE PODE SER DESCARTADO OU EQUACIONADO PARA QUE VOCÊ TENHA O MÁXIMO DE APROVEITAMENTO POSSÍVEL DO SEU TEMPO. E LEMBRE-SE, DESCANSAR É UM TEMPO BEM IMPORTANTE PARA SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0419) IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. |
Referências: | https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2021/07/31/dressel-supera-recorde-que-era-de-cielo-nos-50m-livre.htm?cmpid=copiaecola https://www.youtube.com/watch?v=ro5lhXXh2-w&t=707s |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).