OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS FALAR SOBRE O CONCEITO DE DOBRO, TRIPLO, METADE E UM TERÇO COM O OBJETIVO DE AUMENTAR NOSSA HABILIDADE E COMPREENSÃO SOBRE ELES. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/06/03/00/05/calculator-1432526_960_720.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA – NÚMEROS: DOBRO, TRIPLO, METADE E UM TERÇO
DOBRO E TRIPLO
PARA SABER QUANTO É O DOBRO DE UM NÚMERO BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 2, E PARA SABER QUANTO É O TRIPLO, BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 3.
EXEMPLO: DANIELA TEM DUAS BOLAS, LUANA TEM O TRIPLO DE BOLAS QUE DANIELA TEM E PATRÍCIA TEM O DOBRO DE BOLAS QUE DANIELA TEM. ENTÃO:
Daniela – 2 bolas
Luana – triplo de 2 bolas
Patrícia – dobro de 2 bolas
Luana tem 2×3=6 bolas e Patrícia tem 2×2=4.
METADE E UM TERÇO
METADE DE ALGO SIGNIFICA DIVIDIR ESSE VALOR POR DOIS.
EXEMPLO: RENATA TEM UMA DÚZIA DE OVOS E VAI USAR METADE PARA FAZER UMA RECEITA. QUANTO VAI SOBRAR?
1 DÚZIA DE OVOS=12 OVOS
METADE DE UMA DÚZIA: 12 : 2 = 6
MEIA DÚZIA DE OVOS=6 OVOS
SOBRARÃO 6 OVOS
TAMBÉM PODEMOS REPRESENTAR A METADE ATRAVÉS DE UMA FRAÇÃO:
JÁ UM TERÇO SIGNIFICA DIVIDIR POR TRÊS, VEJA:
EXEMPLO: REBECA COMPROU UMA DÚZIA DE BANANAS E CONSUMIU UM TERÇO DELAS. QUANTAS SOBRARAM?
1 DÚZIA DE BANANAS=12 BANANAS
UM TERÇO DE UMA DÚZIA: 12:3=4
1 TERÇO DE UMA DÚZIA = 4 BANANAS
TAMBÉM PODEMOS REPRESENTAR UM TERÇO ATRAVÉS DE UMA FRAÇÃO:
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
PREENCHA AS TABELAS ESCREVENDO O DOBRO E O TRIPLO:
ATIVIDADE 2
NUMA LOJA DE DOCES FORAM ENCOMENDADOS 36 MINIS BOLOS. LUÍS COLOCARÁ EM CADA CAIXA A METADE DA QUANTIDADE DE BOLOS PARA NÃO AMASSAREM.
A) QUANTAS CAIXAS LUÍS VAI USAR PARA SEPARAR OS BOLOS?
B) QUANTOS BOLOS FICARÃO EM CADA CAIXA?
C) SE LUÍS PRODUZIR O DOBRO DE BOLOS ENCOMENDADOS QUANTOS SERÃO PRODUZIDOS?
ATIVIDADE 3
OBSERVE A CAIXA DE OVOS A SEGUIR E RESPONDA O QUE SE PEDE.
A)QUANTOS OVOS HÁ NESSA CAIXA?
B) SE COMPRAR O DOBRO DE OVOS QUE ESTÃO NESSA CAIXA, QUANTOS OVOS COMPRAREI?
B) QUERO UTILIZAR UM TERÇO DOS OVOS DESSA CAIXA NUMA RECEITA, QUANTOS IREI UTILIZAR?
ASSISTA O VIDEO ABAIXO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas. (EAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular. (EAJALP0116) Fazer a leitura de textos a partir da decodificação de palavras com sentido e significado, possibilitando a fluência à leitura em diferentes tipos de textos. |