OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES EM INTERPRETAR DADOS PRESENTES EM GRÁFICOS E TABELAS. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/11/03/11/57/accountant-1794122_960_720.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- INTERPRETAÇÃO DE DADOS: COMPREENDENDO GRÁFICOS E TABELAS
INTERPRETAÇÃO DE DADOS
OS GRÁFICOS E TABELAS FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO EM VÁRIAS SITUAÇÕES. QUANDO ASSISTIMOS OS JORNAIS OU QUANDO LEMOS ALGUMA NOTÍCIA, FREQUENTEMENTE PODEMOS OBSERVAR A PRESENÇA DESSES ELEMENTOS PARA AUXILIAR NOSSA COMPREENSÃO DO TEMA ABORDADO, OU PARA COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO. OS GRÁFICOS E TABELAS COSTUMAM APRESENTAR OS DADOS FUNDAMENTAIS PARA O ENTENDIMENTO DE DETERMINADO ASSUNTO, SENDO ASSIM É FUNDAMENTAL QUE POSSAMOS COMPREENDÊ-LOS COM SEGURANÇA.
VEJA A SEGUIR ALGUNS TIPOS DE GRÁFICOS E TABELAS:
ACIMA VEMOS EXEMPLOS DE GRÁFICOS DE LINHA, SETORES, BARRAS E UMA TABELA. A SEGUIR VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS SOBRE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS SEMELHANTES A ESSES:
EXEMPLOS:
01. O GRÁFICO DE BARRAS ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE DE VENDAS QUE UMA LOJA DE BRINQUEDOS REALIZOU EM UMA SEMANA:
OBSERVANDO OS DADOS DO GRÁFICO, RESPONDA:
A) QUAL O BRINQUEDO MAIS VENDIDO DURANTE ESSA SEMANA? QUANTAS UNIDADES FORAM VENDIDAS DESSE BRINQUEDO?
BONECA
14 UNIDADES
B) QUAL BRINQUEDO FOI MENOS VENDIDO? QUAL A QUANTIDADE DE VENDAS?
BOLA
6 UNIDADES
C) QUAL O TOTAL DE BRINQUEDOS VENDIDOS NESTA SEMANA? PARA SABERMOS VAMOS SOMAR O TOTAL DE UNIDADES DE CADA UM DELES:
BONECAS + CARRINHOS + BOLAS + PELÚCIAS + SKATES
14 +10 +6 + 8 + 10 = 48
TOTAL 48 BRINQUEDOS
02. O GRÁFICO ABAIXO REPRESENTA O ESPORTE FAVORITO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DA EAJA ENTREVISTADOS NUMA PESQUISA:
https://i.pinimg.com/originals/52/24/2c/52242c3dbd09c8753bfa0bf3b213f353.jpg
OBSERVANDO O GRÁFICO, RESPONDA:
A) QUAL O ESPORTE PREFERIDO PELOS ENTREVISTADOS?
FUTEBOL
B) EXCLUINDO A OPÇÃO “OUTROS”, QUAL O MENOS PREFERIDO?
NATAÇÃO
C) QUAL A PORCENTAGEM DE ENTREVISTADOS QUE ESCOLHEU A OPÇÃO “VÔLEI”?
30%
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
A TABELA ABAIXO REPRESENTA A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA CANDIDATO A PREFEITO DE UMA PEQUENA CIDADE RECEBEU:
DE ACORDO COM A TABELA RESPONDA:
A) QUAL CANDIDATO RECEBEU MAIS VOTOS?
B) QUAL RECEBEU MENOS VOTOS?
C) QUANTAS PESSOAS VOTARAM EM BRANCO OU NULO?
ATIVIDADE 2
A TABELA AO LADO REPRESENTA A QUANTIDADE DE PICOLÉS VENDIDOS EM UM MÊS NUMA SORVETERIA, DE ACORDO COM SEUS SABORES. OBSERVANDO A TABELA RESPONDA:
A) QUAL O PICOLÉ MAIS VENDIDO NESTE MÊS?
B) QUAL O MENOS VENDIDO?
C) QUAL O TOTAL DE PICOLÉS VENDIDOS NOS SABORES UVA E ABACAXI?
ATIVIDADE 3
AO LADO OBSERVAMOS UM GRÁFICO DE COLUNAS (OU BARRAS) QUE REPRESENTA O NÚMERO DE PRESENTES QUE UM GRUPO DE CRIANÇAS CONSEGUIU ARRECADAR NUMA CAMPANHA DE DOAÇÃO. ANALISE O GRÁFICO E RESPONDA:
A) QUANTAS CRIANÇAS PARTICIPARAM DESSA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE PRESENTES?
B) QUAL CRIANÇA CONSEGUIU ARRECADAR MAIS?
C) QUAIS SÃO AS CRIANÇAS QUE CONSEGUIRAM ARRECADAR APENAS UM PRESENTE?
D) QUANTOS PRESENTES FORAM ARRECADADOS POR DÉBORA E IVO JUNTOS?
ATIVIDADE 4
O GRÁFICO DE SETORES REPRESENTADO ABAIXO APRESENTA AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DOS ALUNOS DO 1º ANO:
A) QUAIS AS BRINCADEIRAS CITADAS PELOS ENTREVISTADOS?
B) QUAL A BRINCADEIRA PREFERIDA DESSA TURMA?
C) QUAL A BRINCADEIRA MENOS CITADA POR ELES?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
A) NILCE TEIXEIRA B) SÉRGIO LIMA C) 3923
ATIVIDADE 02
A) MORANGO B) LIMÃO C) 2806
ATIVIDADE 03
A) 8 CRIANÇAS B) BEATRIZ C) CÁTIA E JOSÉ D) 12 PRESENTES
ATIVIDADE 04
A) BRINCADEIRA DE BOLA, PIQUE PEGA, ESCONDE-ESCONDE, CORRE CUTIA
B) CORRE CUTIA
C) PIQUE PEGA
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | ((EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. (EAJALP0137) Compreender a finalidade do texto de forma coletiva, identificando o tema, assunto e a linguagem adequada ao gênero do campo da vida pública. |