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MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: GRANDEZAS E MEDIDAS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES QUANTO AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA. VAMOS LÁ!

Copo De Medição, A Medida, Assar, Cozinha, Ingredientes

https://cdn.pixabay.com/photo/2019/03/28/09/02/measuring-cup-4086728_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS

Eaja – 2ª SEMANA/NOVEMBRO – MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE

EM AULAS ANTERIORES ESTUDAMOS AS PRINCIPAIS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA. VAMOS RECORDÁ-LAS? 

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SEGUINDO AS UNIDADES DE MEDIDA OFICIAIS O COMPRIMENTO, CAPACIDADE E MASSA DEVEM SER MEDIDOS PELAS SEGUINTES UNIDADES E SEUS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS:

COMPRIMENTO – METRO (M)

CAPACIDADE – LITRO(L)

MASSA – GRAMA (G)

EXEMPLOS:

01. UM LOGISTA MEDIU 1,5M DE UM TECIDO PARA UM CLIENTE. NA NOTA FISCAL ELE DEVE PREENCHER ESSA MEDIDA EM CENTÍMETROS. PORTANTO QUAL O VALOR CORRETO:

A) 15 CM

B)150 CM

C)1500 CM

COMO CADA METRO CORRESPONDE A 100 CM, DEVEMOS MULTIPLICAR A MEDIDA POR 100:

1,5 X 100 = 150 CM

02. JOÃO E PEDRO ESTÃO TENTANDO ENCHER OS SEGUINTES RECIPIENTES DE 50 LITROS:

JOÃO ESTÁ USANDO UMA VASILHA DE 5 LITROS DE CAPACIDADE E PEDRO UMA DE 2 LITROS. QUANTAS VASILHAS SERÃO NECESSÁRIAS PARA CADA UM DELES COMPLETAR ESSA TAREFA?

JOÃO USA UMA VASILHA DE 5 LITROS, COMO O RECIPIENTE TEM 50 LITROS TEMOS QUE DIVIDIR OS 50 LITROS POR 5:

 50:5 = 10 

PEDRO COM SUA VASILHA DE 2 LITROS:

50:2 = 25

JOÃO PRECISARÁ ENCHER 10 VEZES SUA VASILHA, ENQUANTO PEDRO PRECISARÁ ENCHER A SUA 25 VEZES.

03. SABENDO QUE 1 KG CORRESPONDE A 1000 GRAMAS, OBSERVE OS SEGUINTES PRODUTOS E RESPONDA QUAL A QUANTIDADE DE CADA ITEM DEVERÁ SER COMPRADA PARA LEVARMOS 1 KG DE CADA UM DELES:

CAFÉ: 500 + 500 = 1000G = 1 KG 

MARGARINA: 250 + 250 + 250 + 250 = 1000G = 1KG

AMEIXAS: 200 + 200 +200 +200 +200 = 1000G = 1KG

2 PACOTES DE CAFÉ, 4 EMBALAGENS DE MARGARINA E 5 EMBALAGENS DE AMEIXAS

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1


Aula Kg 5

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005740/md.0000058308.jpg 

CONSIDERANDO A FIGURA ACIMA, QUAIS OBJETOS PODEM SER ADQUIRIDOS UTILIZANDO A UNIDADE DE MEDIDA:

A) KG

B) LITRO

ATIVIDADE 2

A IMAGEM ABAIXO REPRESENTA UM AMACIANTE DE ROUPAS COM 2 LITROS DE CAPACIDADE. RENATA RESOLVEU DIVIDI-LO EM RECIPINETES DE 0,5 LITRO CADA. QUANTOS RECIPIENTES RENATA CONSEGUIRÁ ENCHER?

ATIVIDADE 3

MATEMÁTICA

A IMAGEM APRESENTA A ALTURA DE SARA E SUA FILHA REBECA. AS ALTURAS DAS DUAS ESTÃO MEDIDAS EM CENTÍMETROS. OBSERVANDO OS VALORES QUAL A DIFERENÇA ENTRE A ALTURA DE MÃE E FILHA?

ATIVIDADE 4

VICTOR ESTÁ EM DÚVIDA ENTRE VISITAR SUA AVÓ OU SUA PRIMA. COMO ELE ESTÁ COM POUCO TEMPO DISPONÍVEL ELE DEVE ESCOLHER A MENOR DISTÂNCIA. SE SUA PRIMA MORA A 3 KM DE SUA CASA E SUA  AVÓ MORA A 2500M, QUAL VISITA VICTOR DEVE FAZER? 

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

A) FRUTAS     B) SUCOS

ATIVIDADE 02

4 RECIPIENTES

ATIVIDADE 03

A DIFERENÇA DE ALTURA ENTRE ELAS É DE 39 CM

ATIVIDADE 04

VICTOR DEVERÁ VISITAR SUA AVÓ

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0223) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades  de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos  instrumentos de medida em situações cotidianas. 
(EAJAMA0224) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de  medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos  de medida em situações cotidianas.
(EAJALP0235) Ler com compreensão gêneros do campo da  vida pública. .