OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
NESTA AULA, A PARTIR DO POEMA SABER VIVER, VOCÊ APRENDERÁ O CONCEITO DA PALAVRA COMPOSIÇÃO E COMO ELA SE APLICA NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. TAMBÉM IRÁ CONHECER O CONCEITO MATEMÁTICO DA PALAVRA DECOMPOSIÇÃO E SEUS SINÔNIMOS.
ASSISTA À VIDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO AS TEMÁTICAS DE HOJE.
ATIVIDADE 1
NA PRIMEIRA VIDEOAULA A PROFESSORA ALDA LEU PARA VOCÊ O POEMA SABER VIVER, ATRIBUÍDO À CORA CORALINA. AGORA É A SUA VEZ ! LEIA EM VOZ ALTA O POEMA E APROVEITE PARA OBSERVAR O RITMO E A SONORIDADE DAS PALAVRAS.
SABER VIVER
ATRIBUIDO A CORA CORALINA
GÊNERO POEMA – O POEMA É UM TEXTO LITERÁRIO, ESCRITO EM VERSOS E ESTROFES. VERSO É CADA LINHA DO POEMA E ESTROFE É O CONJUNTO DE VERSOS. OUTRA CARACTERÍSTICA DO POEMA É A PRESENÇA DE RIMAS ( REPETIÇÃO DE SONS IDÊNTICOS OU MUITO PARECIDOS ENTRE UM VERSO E OUTRO).
O VERBO COMPOR TEM VÁRIAS APLICAÇÕES E CONFORME A SITUAÇÃO UM SIGNIFICADO ESPECÍFICO. NO GERAL, SEU CONCEITO GIRA EM TORNO DE JUNTAR, AGRUPAR, CONSTITUIR. COMO POR EXEMPLO, JUNTAR LETRAS E PALAVRAS E COMPOR UM POEMA, CRIAR COMPOSIÇÕES MUSICAIS, COMPOR UMA OBRA DE ARTE.
O POEMA SABER VIVER FOI CRIADO JUNTANDO, DE FORMA HARMONIOSA, AS PALAVRAS E RESPEITANDO AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA. NA MATEMÁTICA NÃO É DIFERENTE, É PRECISO RESPEITAR AS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL PARA COMPOR OS NÚMEROS.
EXEMPLO: PENSE EM UM NÚMERO QUE TENHA OS ALGARISMOS 1 E 2…
MUITO BEM! EU PENSEI EM 21.
21 = 2 DEZENA E 1 UNIDADE (LEMBRA DO VALOR POSICIONAL?)
VOCÊ PENSOU EM 12? FICA ASSIM: 1 DEZENA E 2 UNIDADES.
REVEJA A EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA ALDA SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DE ESCRITAS NUMÉRICAS, QUE ENVOLVAM ADIÇÃO.
VEJA O VÍDEO EXPLICATIVO DA PROFESSORA ALDA MARTINS SOBRE DECOMPOSIÇÃO.
MARIA TEM UM GRUPO QUE FAZ SOPA PARA DISTRIBUIR AOS MORADORES DE RUA. ELA RECEBEU UMA GRANDE DOAÇÃO E PRECISA REGISTRAR A QUANTIDADE TOTAL DOS ALIMENTOS RECEBIDOS . VEJA A RELAÇÃO DOS LEGUMES RECEBIDOS:
ADIÇÃO – VAMOS COLOCAR EM ORDEM CRESCENTE PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO:
ESTA ADIÇÃO TAMBÉM PODE SER REALIZADA DECOMPONDO OS NÚMEROS DIRETO EM UNIDADES. OBSERVE:
ATIVIDADE 2
AGORA É COM VOCÊ! A PARTIR DOS NÚMEROS DISPOSTOS NO QUADRO DE VALOR POSICIONAL A SEGUIR, FAÇA AS ADIÇÕES.
CHEGAMOS AO FINAL DE MAIS UMA AULA. FIQUE BEM, SE CUIDE E ATÉ A PRÓXIMA !!
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0205) EXPLORAR A DECOMPOSIÇÃO DE ESCRITAS NUMÉRICAS, QUE ENVOLVAM ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO. |
LÍNGUA PORTUGUESA | (EAJALP02107) CONHECER E APRECIAR POEMAS E OUTROS TEXTOS VERSIFICADOS DE POETAS GOIANOS E DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL |