You are currently viewing Matemática e História: NÚMEROS NATURAIS

Matemática e História: NÚMEROS NATURAIS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS AUMENTAR NOSSA HABILIDADE EM UTILIZAR OS NÚMEROS NATURAIS FAZENDO COMPOSIÇÕES E DECOMPOSIÇÕES COM ELES EM ALGUMAS SITUAÇÕES, VAMOS LÁ!

Fundo, Números, Contando Números

https://cdn.pixabay.com/photo/2020/09/23/03/54/background-5594879__340.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: COMPONDO E DECOMPONDO NÚMEROS NATURAIS

EAJA – 2ª série – Matemática e História

COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

A DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS É BASICAMENTE A POSSIBILIDADE DE ESCREVER UM NÚMERO DE UMA FORMA DIFERENTE COMO POR EXEMPLO, DIVIDIR UM NÚMERO EM: UNIDADES DE MILHAR, CENTENAS, DEZENAS E, UNIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

A) 345= 300+40+5(TRÊS CENTENAS, 4 DEZENAS E 5 UNIDADES)

B)1253= 1000+200+50+3 (UMA UNIDADE DE MILHAR, 2 CENTENAS, 5 DEZENAS E TRÊS UNIDADES)

C)2021= 2000+20+1(2 UNIDADES DE MILHAR, 2 DEZENAS E 1 UNIDADE)

D)1005 = 1000 + 5(UMA UNIDADE DE MILHAR E 5 UNIDADES)

TAMBÉM PODEMOS FAZER O CAMINHO INVERSO PARA COMPOR UM NÚMERO:

A)200 + 50 +8 = 258

B)1000 + 500 +5= 1505

C)5000 + 20 + 2= 5022

PODEMOS ASSOCIAR A DECOMPOSIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO TAMBÉM, VEJA O EXEMPLO NA DECOMPOSIÇÃO DO SEGUINTE NÚMERO: 

5762

2 UNIDADES = 2×1 = 2

6 DEZENAS = 6x 10 =60

7 CENTENAS = 7 x 100=700

5 UNIDADES DE MILHAR = 5 x 1000= 5000

AGORA É COM VOCÊ!

ATIVIDADE 1

REAL É A ATUAL MOEDA DO BRASIL, IMPLANTADA NO GOVERNO DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, ATRAVÉS DE SEU MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. 

AS CÉDULAS DISPONÍVEIS ATUALMENTE SÃO AS SEGUINTES:

Banco Central apresenta a nova nota de R$ 200; veja fotos | InfoMoney

PENSANDO NAS NOTAS QUE TEMOS DISPONÍVEIS, QUAIS NOTAS PODERÍAMOS UTILIZAR PARA COMPOR OS SEGUINTES VALORES:

A)R$ 545,00=________________________________________________________________________

B)R$1230,00=_______________________________________________________________________

C)R$758,00=________________________________________________________________________

D)R$286,00=_________________________________________________________

ATIVIDADE 2

OS EGÍPCIOS UTILIZAVAM SETE SÍMBOLOS PARA ESCREVER OS NÚMEROS. VEJA ABAIXO:

https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/front/wp-content/uploads/2021/02/5.jpg

UTILIZANDO OS SÍMBOLOS CRIADOS PELOS EGÍPCIOS, REPRESENTE OS NÚMEROS A SEGUIR.

https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/front/wp-content/uploads/2021/02/6.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES 1 E 2.

Eaja – 2ª série – Matemática e História

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0205) Explorar a decomposição de escritas numéricas, que envolvam  adição e multiplicação.  
(EAJAMA0206) Compreender e construir fatos básicos da adição, subtração e  multiplicação de números naturais em situações diversas. 
(EAJAMA0207) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração,  utilizando diferentes estratégias de cálculo.
(EAJAHI0209) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria  experiência no âmbito da família e/ou comunidade, discutindo as razões pelas  quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.