OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS AUMENTAR NOSSA HABILIDADE EM UTILIZAR OS NÚMEROS NATURAIS FAZENDO COMPOSIÇÕES E DECOMPOSIÇÕES COM ELES EM ALGUMAS SITUAÇÕES, VAMOS LÁ!
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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: COMPONDO E DECOMPONDO NÚMEROS NATURAIS
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
A DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS É BASICAMENTE A POSSIBILIDADE DE ESCREVER UM NÚMERO DE UMA FORMA DIFERENTE COMO POR EXEMPLO, DIVIDIR UM NÚMERO EM: UNIDADES DE MILHAR, CENTENAS, DEZENAS E, UNIDADES. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
A) 345= 300+40+5(TRÊS CENTENAS, 4 DEZENAS E 5 UNIDADES)
B)1253= 1000+200+50+3 (UMA UNIDADE DE MILHAR, 2 CENTENAS, 5 DEZENAS E TRÊS UNIDADES)
C)2021= 2000+20+1(2 UNIDADES DE MILHAR, 2 DEZENAS E 1 UNIDADE)
D)1005 = 1000 + 5(UMA UNIDADE DE MILHAR E 5 UNIDADES)
TAMBÉM PODEMOS FAZER O CAMINHO INVERSO PARA COMPOR UM NÚMERO:
A)200 + 50 +8 = 258
B)1000 + 500 +5= 1505
C)5000 + 20 + 2= 5022
PODEMOS ASSOCIAR A DECOMPOSIÇÃO E A MULTIPLICAÇÃO TAMBÉM, VEJA O EXEMPLO NA DECOMPOSIÇÃO DO SEGUINTE NÚMERO:
5762
2 UNIDADES = 2×1 = 2
6 DEZENAS = 6x 10 =60
7 CENTENAS = 7 x 100=700
5 UNIDADES DE MILHAR = 5 x 1000= 5000
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
REAL É A ATUAL MOEDA DO BRASIL, IMPLANTADA NO GOVERNO DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, ATRAVÉS DE SEU MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
AS CÉDULAS DISPONÍVEIS ATUALMENTE SÃO AS SEGUINTES:
PENSANDO NAS NOTAS QUE TEMOS DISPONÍVEIS, QUAIS NOTAS PODERÍAMOS UTILIZAR PARA COMPOR OS SEGUINTES VALORES:
A)R$ 545,00=________________________________________________________________________
B)R$1230,00=_______________________________________________________________________
C)R$758,00=________________________________________________________________________
D)R$286,00=_________________________________________________________
ATIVIDADE 2
OS EGÍPCIOS UTILIZAVAM SETE SÍMBOLOS PARA ESCREVER OS NÚMEROS. VEJA ABAIXO:
UTILIZANDO OS SÍMBOLOS CRIADOS PELOS EGÍPCIOS, REPRESENTE OS NÚMEROS A SEGUIR.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES 1 E 2.
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0205) Explorar a decomposição de escritas numéricas, que envolvam adição e multiplicação. (EAJAMA0206) Compreender e construir fatos básicos da adição, subtração e multiplicação de números naturais em situações diversas. (EAJAMA0207) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo. (EAJAHI0209) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |