OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO E F VEREMOS QUAIS AS UNIDADES DE MEDIDA MAIS ADEQUADAS EM CADA CASO E SUA APLICAÇÃO. ALÉM DISSO, IREMOS REFLETIR SOBRE COMO PODEMOS NOS ORGANIZAR E APROVEITAR MELHOR NOSSO TEMPO.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS
COM CERTEZA VOCÊ OU ALGUÉM PRÓXIMO, JÁ RECLAMOU SOBRE NÃO SOBRAR TEMPO PARA FAZER ALGO, OU NÃO CONSEGUIR UTILIZAR BEM O TEMPO DISPONÍVEL. PARA APROVEITARMOS BEM NOSSO TEMPO PRECISAMOS MANTER ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA E TAMBÉM É IMPORTANTE TERMOS NOÇÕES SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO
REFORÇANDO:
1 MINUTO | 60 SEGUNDOS |
1 HORA | 60 MINUTOS |
1 DIA | 24 HORAS |
1 SEMANA | 7 DIAS |
1 MÊS | 30 DIAS |
1 ANO | 12 MESES |
1 DÉCADA | 10 ANOS |
1 SÉCULO | 100 ANOS |
VAMOS ANALISAR ALGUMAS SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO O TEMPO:
EXEMPLO 01: JULIANA TEM 1 HORA E MEIA DE ALMOÇO POR DIA. ELA PRECISAR IR NUM OUTRO SETOR PARA RESOLVER UM PROBLEMA, MAS PARA ISSO VAI GASTAR 20 MIN PARA IR E 20 MIN PARA VOLTAR. QUANTO TEMPO SOBRARÁ PARA JULIANA DESCONTANDO O SEU DESLOCAMENTO?
DEVEMOS PENSAR: 1 HORA E MEIA CORRESPONDE A QUANTOS MINUTOS?
1 HORA 60 MIN E MEIA HORA 30 MIN
TOTAL: 60 + 30 = 90 MIN
DESLOCAMENTO: 20 + 20 = 40 MIN
90 – 40 = 50 MIN
SOBRARÁ 50 MIN PARA JULIANA
EXEMPLO 02: RENATO PRECISA SAIR DO TRABALHO ÀS 18 HORAS E CHEGAR NA ESCOLA ÀS 19 HORAS. SE ELE FOR DE MOTO CHEGARÁ AO DESTINO EM 20 MIN, SE FOR DE ÔNIBUS CHEGARÁ EM 50 MIN.
EM QUAL HORÁRIO RENATO CHEGARÁ A ESCOLA NAS DUAS SITUAÇÕES?
DE MOTO: 20 MIN, PORTANTO 18 HORAS + 20 MIN = 18 HORAS E 20 MIN
DE ÔNIBUS: 18 HORAS + 50 MIN = 18 HORAS E 50 MIN
QUANTO TEMPO RENATO VAI ECONOMIZAR SE FOR DE MOTO?
50 MIN – 20 MIN = 30 MIN
RENATO VAI ECONOMIZAR 30 MIN SE FOR DE MOTO
EXEMPLO 03: A AVÓ DE RICARDO NASCEU NO ANO DE 1940. QUANTOS ANOS ELA COMPLETOU NO ANO DE 2020?
PARA SABERMOS A IDADE DE ALGUÉM A APARTIR DE SUA DATA DE NASCIMENTO, DEVEMOS SUBTRAIR O ANO DO NASCIMENTO DO ANO REFERENTE:
2020 – 1940 = 0080
A AVÓ DE RICARDO COMPLETOU 80 ANOS EM 2020
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
HELENA FOI AO MÉDICO NO SEU INTERVALO DE ALMOÇO. PARA CHEGAR ATÉ LÁ E SER ATENDIDA, ELA GASTOU 1 HORA E 20 MIN DO SEU TEMPO. SE O INTERVALO DE ALMOÇO DELA É DE 2 HORAS, QUANTO TEMPO LHE SOBROU?
ATIVIDADE 2
O FILHO DE RODOLFO NASCEU NO ANO DE 2007. NO ANO DE 2011 ELE RECEBEU UMA ANIMADA FESTA DE ANIVERSÁRIO. QUANTOS ANOS ELE ESTAVA COMPLETANDO NESTE ANO?
ATIVIDADE 3
MARIA SAIU DE CASA ÀS 15 HORAS PARA IR NUM SALÃO DE BELEZA. CHEGOU EM CASA ÀS 19 HORAS E TRINTA MINUTOS. QUANTO TEMPO MARIA FICOU FORA DEVIDO ESSE COMPROMISSO?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
40 MIN
ATIVIDADE 02
4 ANOS
ATIVIDADE 03
4 HORAS E TRINTA MINUTOS
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0131) Medir a duração de um intervalo de tempo e registrar o horário do início e do fim do intervalo de tempo. (EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. |