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MATEMÁTICA E HISTÓRIA: NOSSO TEMPO – VAMOS CALCULAR!

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO E F VEREMOS QUAIS AS UNIDADES DE MEDIDA MAIS ADEQUADAS EM CADA CASO E SUA APLICAÇÃO. ALÉM DISSO, IREMOS REFLETIR SOBRE COMO PODEMOS NOS ORGANIZAR E APROVEITAR MELHOR NOSSO TEMPO.

Relógio, Tempo, Relógio Despertador

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS

Eaja – 2ªSEMANA/DEZEMBRO – MATEMÁTICA – 1ªSÉRIE

COM CERTEZA VOCÊ OU ALGUÉM PRÓXIMO, JÁ RECLAMOU SOBRE NÃO SOBRAR TEMPO PARA FAZER ALGO, OU NÃO CONSEGUIR UTILIZAR BEM O TEMPO DISPONÍVEL. PARA APROVEITARMOS BEM NOSSO TEMPO PRECISAMOS MANTER ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA E TAMBÉM É IMPORTANTE TERMOS NOÇÕES SOBRE AS  MEDIDAS DE TEMPO

     REFORÇANDO:

1 MINUTO60 SEGUNDOS
1 HORA60 MINUTOS
1 DIA24 HORAS
1 SEMANA7 DIAS
1 MÊS30 DIAS
1 ANO12 MESES
1 DÉCADA10 ANOS
1 SÉCULO100 ANOS

VAMOS  ANALISAR ALGUMAS SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO O TEMPO:

EXEMPLO 01: JULIANA TEM 1 HORA E MEIA DE ALMOÇO POR DIA. ELA PRECISAR IR NUM OUTRO SETOR PARA RESOLVER UM PROBLEMA, MAS PARA ISSO VAI GASTAR 20 MIN PARA IR  E 20 MIN PARA VOLTAR. QUANTO TEMPO SOBRARÁ PARA JULIANA DESCONTANDO O SEU DESLOCAMENTO?

Ampulheta, Tempo, Areia, Fugir, Por Um Tempo

DEVEMOS PENSAR: 1 HORA E MEIA CORRESPONDE A QUANTOS MINUTOS?

1 HORA 60 MIN E MEIA HORA 30 MIN

TOTAL: 60 + 30 = 90 MIN

DESLOCAMENTO: 20 + 20 = 40 MIN

90 – 40 = 50 MIN 

SOBRARÁ 50 MIN PARA JULIANA

EXEMPLO 02: RENATO PRECISA SAIR DO TRABALHO ÀS 18 HORAS E CHEGAR NA ESCOLA ÀS  19 HORAS. SE ELE FOR DE MOTO CHEGARÁ AO DESTINO EM 20 MIN, SE FOR DE ÔNIBUS  CHEGARÁ EM 50 MIN.

Bicicleta, Motor, Ciclo, Transporte

EM QUAL HORÁRIO RENATO CHEGARÁ A ESCOLA NAS DUAS SITUAÇÕES?

DE MOTO: 20 MIN, PORTANTO 18 HORAS  + 20 MIN  =  18 HORAS E 20 MIN

DE ÔNIBUS: 18 HORAS + 50 MIN = 18 HORAS E 50 MIN

QUANTO TEMPO RENATO VAI ECONOMIZAR SE FOR DE MOTO?

50 MIN – 20 MIN = 30 MIN

RENATO VAI ECONOMIZAR 30 MIN SE FOR DE MOTO

EXEMPLO 03: A AVÓ DE RICARDO NASCEU NO ANO DE 1940. QUANTOS ANOS ELA COMPLETOU  NO ANO DE 2020?

Avó, Criança, Filho, Vovó, Senior, Neto

PARA SABERMOS A IDADE DE ALGUÉM A APARTIR DE SUA DATA DE NASCIMENTO, DEVEMOS SUBTRAIR O ANO DO NASCIMENTO DO ANO REFERENTE:

2020 – 1940 = 0080

A AVÓ DE RICARDO COMPLETOU 80 ANOS EM 2020

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1

HELENA FOI AO MÉDICO NO SEU INTERVALO DE ALMOÇO. PARA CHEGAR ATÉ LÁ E SER ATENDIDA, ELA GASTOU 1 HORA E 20 MIN DO SEU TEMPO. SE O INTERVALO DE ALMOÇO DELA É DE 2 HORAS, QUANTO TEMPO LHE SOBROU?

Garoto, Desenho Animado, Check Up, Clínica, Quadrinho

ATIVIDADE 2

O FILHO DE RODOLFO NASCEU NO ANO DE 2007. NO ANO DE 2011 ELE RECEBEU UMA ANIMADA FESTA DE ANIVERSÁRIO. QUANTOS ANOS ELE ESTAVA COMPLETANDO NESTE ANO?

Garoto, Filho, Filha, Família, Pai

ATIVIDADE 3

MARIA SAIU DE CASA ÀS 15 HORAS PARA IR NUM SALÃO DE BELEZA. CHEGOU EM CASA ÀS 19 HORAS E TRINTA MINUTOS. QUANTO TEMPO MARIA FICOU FORA DEVIDO ESSE COMPROMISSO? 

Salão, Mulher, Cabeleireiro, Beleza

 UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

40 MIN

ATIVIDADE 02

4 ANOS

ATIVIDADE 03

4 HORAS E TRINTA MINUTOS

 EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0131) Medir a duração de um intervalo de tempo e registrar o horário  do início e do fim do intervalo de tempo. 
(EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como  dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido,  tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. 
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por  meio de suas histórias de vida e de sua família.