You are currently viewing Matemática e História: Medidas do tempo

Matemática e História: Medidas do tempo

Olá, educando (a)!Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 14/06/2021 (segunda feira) .Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO E FAZER A DIFERENCIAÇÃO ENTRE O TEMPO CRONOLÓGICO E O TEMPO HISTÓRICO. VEREMOS QUAIS AS UNIDADES DE MEDIDA MAIS ADEQUADAS EM CADA CASO E SUA APLICAÇÃO. ALÉM DISSO, IREMOS REFLETIR SOBRE COMO PODEMOS NOS ORGANIZAR E APROVEITAR MELHOR NOSSO TEMPO.

Menina, Tempo, Pressão De Tempo, Preocupou Se

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/09/25/18/58/girl-2786277_960_720.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Medidas do tempo

Eaja – Matemática e História – 1ª série

O QUE É TEMPO CRONOLÓGICO?

QUANDO NOS REFERIMOS AO TEMPO CRONOLÓGICO, ESTAMOS FALANDO DO TEMPO EM QUE OCORREM OS ACONTECIMENTOS COTIDIANOS COMO NASCIMENTO, CRESCIMENTO,  SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS COMO IR TRABALHAR, PASSEAR OU IR À ESCOLA. ENFIM, O INTERVALO EM QUE OCORREM OS ACONTECIMENTOS DE UMA VIDA HUMANA.

UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS PARA MEDIR O TEMPO CRONOLÓGICO:

SEGUNDOS; MINUTOS; HORAS; DIAS; MESES, ANOS, DÉCADAS OU MESMO SÉCULOS

RELAÇÃO ENTRE ESSAS UNIDADES:

1 MINUTO60 SEGUNDOS
1 HORA60 MINUTOS
1 DIA24 HORAS
1 SEMANA7 DIAS
1 MÊS30 DIAS
1 ANO12 MESES
1 DÉCADA10 ANOS
1 SÉCULO100 ANOS

INSTRUMENTOS DE MEDIDA: AMPULHETAS, RELÓGIOS, CRONÔMETROS, CALENDÁRIOS

Tempo, Empresário, Tablet, Engrenagens

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/24/11/03/time-2676368_960_720.jpg

Calendário, Agenda, Anotações, Agendamento

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/11/21/20/03/calendar-1847346_960_720.png

OQUE É TEMPO HISTÓRICO?

QUANDO NOS REFERIMOS AO TEMPO HISTÓRICO, NOSSO REFERENCIAL DEIXA DE SER O TEMPO DE UMA VIDA HUMANA INDIVIDUAL E PASSA A SER OS FATOS HISTÓRICOS, OS ACONTECIMENTOS SIGNIFICATIVOS QUE OCORRERAM EM DETERMINADO POVO OU CIVILIZAÇÃO. O TEMPO HISTÓRICO É O EXPLORADO PELOS HISTORIADORES.

LINHA DO TEMPO

Na imagem a seguir temos uma linha de tempo sucessória da História da  humanidade. Identifique nela - Brainly.com.br

https://pt-static.z-dn.net/files/d11/3291c55d5154c16911fb39a236b1981a.png

OBSERVE QUE AGORA O TEMPO JÁ É MEDIDO EM SÉCULOS (100 ANOS) E MILÊNIOS (1000 ANOS)

TENHO APROVEITADO BEM O MEU TEMPO?

COM CERTEZA VOCÊ OU ALGUÉM PRÓXIMO, JÁ RECLAMOU SOBRE NÃO SOBRAR TEMPO PARA FAZER ALGO, OU NÃO CONSEGUIR UTILIZAR BEM O TEMPO DISPONÍVEL. PARA APROVEITARMOS BEM NOSSO TEMPO PRECISAMOS MANTER ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. VEJA ALGUMAS DICAS QUE PODEM SER CUMPRIDAS COM FACILIDADE:

  • ACORDE O MAIS CEDO POSSÍVEL
  • PRATIQUE ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA
  • TENHA UMA AGENDA (ANOTE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE REALIZAR NO DIA E TENTE CUMPRIR SUA META)
  • DELIMITE UM TEMPO PARA ACESSAR SUAS REDES SOCIAIS
  • EVITE FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO
  • SEPARE UM TEMPO DEDICADO EXCLUSIVAMENTE À VOCÊ 

AGORA É COM VOCÊ! VAMOS EXERCITAR UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O TEMPO

Atividade 1 

DONA ELIZABETE, RESOLVEU FAZER UMA VIAGEM PARA CASA DE SUA IRMÃ RENATA, POIS NÃO LHE VIA À ALGUM TEMPO. ELA VIAJOU DIA 12 DE AGOSTO ÀS 10 DA MANHÃ, CHEGANDO NA CIDADE DE RENATA DIA 13 DE AGOSTO ÀS 14 HORAS.  RETORNOU DE VOLTA PARA  CASA  APENAS DIA 8 DE SETEMBRO.  SENDO ASSIM:

  • QUANTO TEMPO DUROU A VIAGEM DE DONA ELIZABETE DE SUA CIDADE, ATÉ CHEGAR NA CIDADE DE SUA IRMÃ? 
  • QUANTO TEMPO DONA ELIZABETE FICOU FORA DE CASA DURANTE ESSA VIAGEM?

Atividade 2

A TABELA ABAIXO É UM EXEMPLO DE UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIAS. OBSERVE A TABELA E PREENCHA OS ESPAÇOS TENTANDO FAZER UMA PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE SUA SEMANA. ISTO IRÁ LHE AJUDAR A ORGANIZAR SUA ROTINA, APROVEITAR MELHOR O SEU TEMPO :

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIAS

DIAS DA SEMANA/HORÁRIOS2ª FEIRA
3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA
SÁBADODOMINGO
MANHÃ
7H-8H
8H-9H
9H-10H
10H – 11H
11H – 12 H
TARDE
12H – 13H
13H – 14H
14H – 15H
15H – 16H
16H – 17H
17H – 18H
NOITE
18H – 19H
19H – 20H
20H – 21H
21H – 22H
APÓS 22H

ACREDITO QUE TODOS NÓS TEMOS CONSCIÊNCIA DO QUANTO O TEMPO É PRECIOSO, POR ISSO APROVEITE BEM O SEU E TENHA MAIS QUALIDADE DE VIDA!

UM ABRAÇO PESSOAL E ATÉ A PRÓXIMA!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como  dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido,  tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos.
(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico.