Olá, educando (a)!Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 14/06/2021 (segunda feira) .Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO E FAZER A DIFERENCIAÇÃO ENTRE O TEMPO CRONOLÓGICO E O TEMPO HISTÓRICO. VEREMOS QUAIS AS UNIDADES DE MEDIDA MAIS ADEQUADAS EM CADA CASO E SUA APLICAÇÃO. ALÉM DISSO, IREMOS REFLETIR SOBRE COMO PODEMOS NOS ORGANIZAR E APROVEITAR MELHOR NOSSO TEMPO.
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/09/25/18/58/girl-2786277_960_720.jpg
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Medidas do tempo
O QUE É TEMPO CRONOLÓGICO?
QUANDO NOS REFERIMOS AO TEMPO CRONOLÓGICO, ESTAMOS FALANDO DO TEMPO EM QUE OCORREM OS ACONTECIMENTOS COTIDIANOS COMO NASCIMENTO, CRESCIMENTO, SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS COMO IR TRABALHAR, PASSEAR OU IR À ESCOLA. ENFIM, O INTERVALO EM QUE OCORREM OS ACONTECIMENTOS DE UMA VIDA HUMANA.
UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS PARA MEDIR O TEMPO CRONOLÓGICO:
SEGUNDOS; MINUTOS; HORAS; DIAS; MESES, ANOS, DÉCADAS OU MESMO SÉCULOS
RELAÇÃO ENTRE ESSAS UNIDADES:
1 MINUTO | 60 SEGUNDOS |
1 HORA | 60 MINUTOS |
1 DIA | 24 HORAS |
1 SEMANA | 7 DIAS |
1 MÊS | 30 DIAS |
1 ANO | 12 MESES |
1 DÉCADA | 10 ANOS |
1 SÉCULO | 100 ANOS |
INSTRUMENTOS DE MEDIDA: AMPULHETAS, RELÓGIOS, CRONÔMETROS, CALENDÁRIOS
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/24/11/03/time-2676368_960_720.jpg
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/11/21/20/03/calendar-1847346_960_720.png
OQUE É TEMPO HISTÓRICO?
QUANDO NOS REFERIMOS AO TEMPO HISTÓRICO, NOSSO REFERENCIAL DEIXA DE SER O TEMPO DE UMA VIDA HUMANA INDIVIDUAL E PASSA A SER OS FATOS HISTÓRICOS, OS ACONTECIMENTOS SIGNIFICATIVOS QUE OCORRERAM EM DETERMINADO POVO OU CIVILIZAÇÃO. O TEMPO HISTÓRICO É O EXPLORADO PELOS HISTORIADORES.
LINHA DO TEMPO
https://pt-static.z-dn.net/files/d11/3291c55d5154c16911fb39a236b1981a.png
OBSERVE QUE AGORA O TEMPO JÁ É MEDIDO EM SÉCULOS (100 ANOS) E MILÊNIOS (1000 ANOS)
TENHO APROVEITADO BEM O MEU TEMPO?
COM CERTEZA VOCÊ OU ALGUÉM PRÓXIMO, JÁ RECLAMOU SOBRE NÃO SOBRAR TEMPO PARA FAZER ALGO, OU NÃO CONSEGUIR UTILIZAR BEM O TEMPO DISPONÍVEL. PARA APROVEITARMOS BEM NOSSO TEMPO PRECISAMOS MANTER ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA. VEJA ALGUMAS DICAS QUE PODEM SER CUMPRIDAS COM FACILIDADE:
- ACORDE O MAIS CEDO POSSÍVEL
- PRATIQUE ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA
- TENHA UMA AGENDA (ANOTE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE REALIZAR NO DIA E TENTE CUMPRIR SUA META)
- DELIMITE UM TEMPO PARA ACESSAR SUAS REDES SOCIAIS
- EVITE FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO
- SEPARE UM TEMPO DEDICADO EXCLUSIVAMENTE À VOCÊ
AGORA É COM VOCÊ! VAMOS EXERCITAR UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O TEMPO
Atividade 1
DONA ELIZABETE, RESOLVEU FAZER UMA VIAGEM PARA CASA DE SUA IRMÃ RENATA, POIS NÃO LHE VIA À ALGUM TEMPO. ELA VIAJOU DIA 12 DE AGOSTO ÀS 10 DA MANHÃ, CHEGANDO NA CIDADE DE RENATA DIA 13 DE AGOSTO ÀS 14 HORAS. RETORNOU DE VOLTA PARA CASA APENAS DIA 8 DE SETEMBRO. SENDO ASSIM:
- QUANTO TEMPO DUROU A VIAGEM DE DONA ELIZABETE DE SUA CIDADE, ATÉ CHEGAR NA CIDADE DE SUA IRMÃ?
- QUANTO TEMPO DONA ELIZABETE FICOU FORA DE CASA DURANTE ESSA VIAGEM?
Atividade 2
A TABELA ABAIXO É UM EXEMPLO DE UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIAS. OBSERVE A TABELA E PREENCHA OS ESPAÇOS TENTANDO FAZER UMA PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE SUA SEMANA. ISTO IRÁ LHE AJUDAR A ORGANIZAR SUA ROTINA, APROVEITAR MELHOR O SEU TEMPO :
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIAS
DIAS DA SEMANA/HORÁRIOS | 2ª FEIRA | 3ª FEIRA | 4ª FEIRA | 5ª FEIRA | 6ª FEIRA | SÁBADO | DOMINGO |
MANHÃ | |||||||
7H-8H | |||||||
8H-9H | |||||||
9H-10H | |||||||
10H – 11H | |||||||
11H – 12 H | |||||||
TARDE | |||||||
12H – 13H | |||||||
13H – 14H | |||||||
14H – 15H | |||||||
15H – 16H | |||||||
16H – 17H | |||||||
17H – 18H | |||||||
NOITE | |||||||
18H – 19H | |||||||
19H – 20H | |||||||
20H – 21H | |||||||
21H – 22H | |||||||
APÓS 22H |
ACREDITO QUE TODOS NÓS TEMOS CONSCIÊNCIA DO QUANTO O TEMPO É PRECIOSO, POR ISSO APROVEITE BEM O SEU E TENHA MAIS QUALIDADE DE VIDA!
UM ABRAÇO PESSOAL E ATÉ A PRÓXIMA!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. (EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico. |