OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO UTILIZANDO LINHAS DO TEMPO. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2018/08/14/22/10/analysis-3606761_960_720.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- GRANDEZAS E MEDIDAS: LINHA DO TEMPO
O QUE É LINHA DO TEMPO?
LINHA DO TEMPO CONSISTE GERALMENTE NUMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA COMPOSTA POR UMA BARRA COM LEGENDAS DE DATAS SIGNIFICATIVAS E EVENTOS IMPORTANTES, QUE PODEM REPRESENTAR OCASIÕES HISTÓRICAS PARA HUMANIDADE OU MESMO EM SUA VIDA PESSOAL. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
- LINHA DO TEMPO – IDADES HISTÓRICAS
https://www.stoodi.com.br/resumos/historia/linha-do-tempo/
- LINHA DO TEMPO – HISTÓRIA DO BRASIL
https://i.pinimg.com/originals/42/9f/b6/429fb673c1d75df752ba9690e01ca84d.jpg
- LINHA DO TEMPO PESSOAL
https://acervo.museudapessoa.org/public/upload/screen/screen_6172ff96cfd4745a0f39b5b25228b7a1.jpg
UNIDADES DE MEDIDA PARA LINHA DO TEMPO
COMO AS LINHAS DO TEMPO GERALMENTE SE REFEREM A PERÍODOS CONSIDERADOS LONGOS, AS UNIDADES DE MEDIDA MAIS USUAIS SERÃO MESES, ANOS, DÉCADAS OU MILÊNIOS. RECORDANDO QUE:
MÊS | 30 DIAS |
ANO | 12 MESES |
DÉCADA | 10 ANOS |
MILÊNIO | 1000 ANOS |
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
AGORA VOCÊ IRÁ CONSTRUIR SUA PRÓPRIA LINHA DO TEMPO COM ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DE SUA VIDA E SUAS RESPECTIVAS DATAS:
ATIVIDADE 2
OBSERVE COM ATENÇÃO A LINHA DO TEMPO HISTÓRICA DO BRASIL E RESPONDA:
A) QUANTO TEMPO DUROU O PERÍODO DENOMINADO “PRÉ-COLONIAL”?
B) QUANTO TEMPO DUROU O PERÍODO “IMPERIAL”?
C) QUANTO TEMPO SE PASSOU ENTRE O INÍCIO DO PERÍODO COLONIAL E O INÍCIO DO PERÍODO REPUBLICANO?
ATIVIDADE 3
A IDADE MODERNA COMEÇOU COM A CONQUISTA DE CONSTANTINOPLA PELOS OTOMANOS EM 1453, FINALIZANDO ASSIM A IDADE MÉDIA, E SE ENCERROU COM A TOMADA DA BASTILHA EM 1789 NA REVOLUÇÃO FRANCESA. SENDO ASSIM QUANTO TEMPO DUROU A IDADE MODERNA?
RESPOSTAS FINAIS PARA VOCÊ CONFERIR! ATIVIDADE 1: RESPOSTA PESSOAL ATIVIDADE 2 A)30 ANOS B)67 ANOS C)359 ANOS ATIVIDADE 3336 ANOS |
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!! |
Eaja:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | ((EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. (EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família. (EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…). (EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico |