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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: SITUAÇÕES PROBLEMA – VAMOS CALCULAR!

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES. VAMOS LÁ!

Homem, Pensar, Ponto De Interrogação

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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: SITUAÇÕES PROBLEMA – VAMOS CALCULAR!

Eaja – 1ªSEMANA/DEZEMBRO – MATEMÁTICA – 1ªSÉRIE

SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

EM AULAS ANTERIORES JÁ VIMOS O QUANTO AS SITUAÇÕES PROBLEMA PODEM NOS AJUDAR A DESENVOLVER NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO. NAS ATIVIDADES DE HOJE IREMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES EM DIFERENCIAR AS SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM SOMA OU SUBTRAÇÃO. LEMBRANDO QUE:

  • NA ADIÇÃO: A IDEIA É SEMPRE DE UNIR, JUNTAR, ACRESCENTAR
  • NA SUBTRAÇÃO: A IDEIA É DE COMPARAR, COMPLETAR, TIRAR OU RETIRAR

OBSERVE OS EXEMPLOS:

01. NUMA TURMA DE 32 ALUNOS FORAM MATRICULADOS MAIS 7 ALUNOS. QUANTOS ALUNOS A TURMA TEM AGORA?

Interior da sala de aula da escola. universidade, conceito educacional, quadro negro, mesa Vetor grátis

VEJA QUE IDEIA ASSOCIADA A ESSA SITUAÇÃO É DE “ACRESCENTAR” MAIS ALUNOS A TURMA, PORTANTO DEVEMOS SOMAR!

32 + 7 = 39

PORTANTO ESSA TURMA PASSOU A TER 39 ALUNOS.

02.  ANA FEZ 12 ANOS EM 1995. EM QUE ANO ELA NASCEU?

NESSA SITUAÇÃO PODEMOS ASSOCIAR A RESOLUÇÃO A IDEIA DE “TIRAR” O VALOR DA IDADE DE ANA DO ANO CITADO, PORTANTO DEVEMOS SUBTRAIR!

1995 – 12 = 1983 

ASSIM, ANA NASCEU NO ANO DE 1983.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1


Sapato, Sapatos, Bota, Chuteiras, Tênis, Calçados, Moda

UMA LOJA VENDEU 27 PARES DE SAPATOS ONTEM, E HOJE VENDEU 18 PARES A MAIS QUE ONTEM. QUANTOS PARES FORAM VENDIDOS HOJE?

ATIVIDADE 2

NUMA COMPRA, PAGUEI R$72,00 DE ENTRADA E MAIS DUAS PRESTAÇÕES: A PRIMEIRA DE R$47,00 E A SEGUNDA DE R$28,00. QUANTO GASTEI NO TOTAL?

Fundo de dinheiro isométrica Vetor grátis

ATIVIDADE 3 

UM ÔNIBUS TRANSPORTAVA 40 PASSAGEIROS. EM UM PONTO, 16 PASSAGEIROS DESCERAM. QUANTOS PASSAGEIROS RESTARAM NO ÔNIBUS?

Ilustração do conceito de motorista de ônibus Vetor grátis

ATIVIDADE 4

UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO REUNIU 62 CRIANÇAS, DAS QUAIS 34 ERAM MENINOS E O RESTANTE MENINAS. QUANTAS MENINAS ESTAVAM NESSA FESTA?

Um modelo de cartão de aniversário Vetor grátis

 UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

45 PARES

ATIVIDADE 02

R$147,00

ATIVIDADE 03

24 PASSAGEIROS

ATIVIDADE 04

28 MENINAS

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0107) Resolver problemas de adição e subtração de números naturais,  em situações cotidianas com recurso ou reserva à ordem superior. 
(EAJAMA0108) Elaborar problemas de adição e subtração de números naturais.
(EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua  comunidade.