OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2019/07/13/06/37/man-4334177__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: SITUAÇÕES PROBLEMA – VAMOS CALCULAR!
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
EM AULAS ANTERIORES JÁ VIMOS O QUANTO AS SITUAÇÕES PROBLEMA PODEM NOS AJUDAR A DESENVOLVER NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO. NAS ATIVIDADES DE HOJE IREMOS EXERCITAR NOSSAS HABILIDADES EM DIFERENCIAR AS SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM SOMA OU SUBTRAÇÃO. LEMBRANDO QUE:
- NA ADIÇÃO: A IDEIA É SEMPRE DE UNIR, JUNTAR, ACRESCENTAR
- NA SUBTRAÇÃO: A IDEIA É DE COMPARAR, COMPLETAR, TIRAR OU RETIRAR
OBSERVE OS EXEMPLOS:
01. NUMA TURMA DE 32 ALUNOS FORAM MATRICULADOS MAIS 7 ALUNOS. QUANTOS ALUNOS A TURMA TEM AGORA?
VEJA QUE IDEIA ASSOCIADA A ESSA SITUAÇÃO É DE “ACRESCENTAR” MAIS ALUNOS A TURMA, PORTANTO DEVEMOS SOMAR!
32 + 7 = 39
PORTANTO ESSA TURMA PASSOU A TER 39 ALUNOS.
02. ANA FEZ 12 ANOS EM 1995. EM QUE ANO ELA NASCEU?
NESSA SITUAÇÃO PODEMOS ASSOCIAR A RESOLUÇÃO A IDEIA DE “TIRAR” O VALOR DA IDADE DE ANA DO ANO CITADO, PORTANTO DEVEMOS SUBTRAIR!
1995 – 12 = 1983
ASSIM, ANA NASCEU NO ANO DE 1983.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
UMA LOJA VENDEU 27 PARES DE SAPATOS ONTEM, E HOJE VENDEU 18 PARES A MAIS QUE ONTEM. QUANTOS PARES FORAM VENDIDOS HOJE?
ATIVIDADE 2
NUMA COMPRA, PAGUEI R$72,00 DE ENTRADA E MAIS DUAS PRESTAÇÕES: A PRIMEIRA DE R$47,00 E A SEGUNDA DE R$28,00. QUANTO GASTEI NO TOTAL?
ATIVIDADE 3
UM ÔNIBUS TRANSPORTAVA 40 PASSAGEIROS. EM UM PONTO, 16 PASSAGEIROS DESCERAM. QUANTOS PASSAGEIROS RESTARAM NO ÔNIBUS?
ATIVIDADE 4
UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO REUNIU 62 CRIANÇAS, DAS QUAIS 34 ERAM MENINOS E O RESTANTE MENINAS. QUANTAS MENINAS ESTAVAM NESSA FESTA?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
45 PARES
ATIVIDADE 02
R$147,00
ATIVIDADE 03
24 PASSAGEIROS
ATIVIDADE 04
28 MENINAS
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0107) Resolver problemas de adição e subtração de números naturais, em situações cotidianas com recurso ou reserva à ordem superior. (EAJAMA0108) Elaborar problemas de adição e subtração de números naturais. (EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua comunidade. |