You are currently viewing MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: SITUAÇÕES PROBLEMA/OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: SITUAÇÕES PROBLEMA/OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE COMPRA E VENDA. VAMOS LÁ!

Prateleira, Estoque, Supermercado, E Commerce

https://cdn.pixabay.com/photo/2018/01/17/04/18/shelf-3087406_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- SITUAÇÕES PROBLEMA/OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: VAMOS NEGOCIAR?

SOBRE NOSSO SISTEMA MONETÁRIO

NO NOSSO COTIDIANO VIVENCIAMOS CONSTANTEMENTE SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE ALGUM PRODUTO OU SERVIÇO. SABEMOS QUE NOSSA MOEDA É O REAL, QUE  TEM DUAS FAMÍLIAS DE NOTAS, AMBAS IGUALMENTE VÁLIDAS. A SEGUNDA FAMÍLIA FOI CRIADA PARA AGREGAR ELEMENTOS GRÁFICOS E ELEMENTOS ANTIFALSIFICAÇÃO MAIS MODERNOS.

O BC VEM RECOLHENDO AS NOTAS DA PRIMEIRA FAMÍLIA CONFORME SOFREM DESGASTE E, ASSIM, GRADATIVAMENTE, AS NOTAS DA SEGUNDA FAMÍLIA SE TORNAM PREDOMINANTES. AS CÉDULAS SÃO CARACTERIZADAS POR EXIBIR A EFÍGIE DA REPÚBLICA DE UM LADO E ANIMAIS DA FAUNA NACIONAL DE OUTRO. A PRIMEIRA FAMÍLIA DO REAL FOI LANÇADA EM 1994, AO SUBSTITUIR O CRUZEIRO REAL. A SEGUNDA FAMÍLIA, LANÇADA EM 2010, REPRESENTA A EVOLUÇÃO DO REAL.

NOTAS ATUAIS DO REAL

https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/PublishingImages/indexcedulas/notassegundafamilia.PNG

moeda
  Moeda de 5 centavos   
moeda
Moeda de 10 centavos
moeda
Moeda de 25 centavos
moeda
Moeda de 1 centavo 
moeda
 Moeda de 50 centavos
moeda
Moeda de 1 real

                                                        

https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/cedulas_e_moedas/moedasemitidasbc/M80Fv.JPG

ELEMENTOS DE SEGURANÇA DAS CÉDULAS

PARA NÃO SERMOS ENGANADOS E TERMOS SÉRIOS TRANSTORNOS AO RECEBER PORTAR OU PASSAR UMA NOTA FALSA, É IMPORTANTE SABERMOS COM IDENTIFICAR UMA NOTA VERDADEIRA:

Polícia Federal ensina como identificar nota falsa de dinheiro | A Gazeta

https://midias.agazeta.com.br/2019/12/02/como-identificar-uma-cedula-de-real-falsa-140056.jpg

SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES MONETÁRIAS

EXEMPLOS:


Silhueta, Mulher, Shopping, Saco, Andando, Feliz, Jovem

01.RENATA TEM UM VALE COMPRAS NO VALOR DE R$52,00, MAIS R$13,00 NA CARTEIRA. ELA SE INTERESSOU POR UM PRODUTO QUE CUSTA R$60,00. NESSE CASO, AINDA SOBRARÁ ALGUM DINHEIRO PARA RENATA? QUANTO? 

DEVEREMOS PRIMEIRO SABER QUANTO RENATA TEM NO TOTAL, OU SEJA, DEVEMOS SOMAR OS VALORES

       52

   +  13

__________

       65      

DEPOIS PARA SABER QUANTO SOBRARÁ, FAZEMOS UMA SUBTRAÇÃO ENTRE O VALOR TOTAL E O VALOR DO PRODUTO:

 65 -60 = 5

R: SOBRARÁ R$5,00 PARA RENATA.


02. RICARDO QUER COMPRAR UM APARELHO DE TV NOVO QUE CUSTA R$1500,00. PARA ISSO JUNTOU  R$250,00 POR MÊS DURANTE 3 MESES. QUANTO FALTA PARA RICARDO COMPRAR SUA TV NOVA?

Aparelho De Tv, Televisão, Tela, Monitor, Eletrônica

E NESSE CASO… QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR?

PRIMEIRO DEVEMOS SOMAR OS VALORES QUE RICARDO CONSEGUIU JUNTAR:

     1

   250

+ 250

   250

_________

   750

DEPOIS VER A DIFERENÇA, OU SEJA, SUBTRAIR:

     1500

  –    750

___________

       750

R: RICARDO JUNTOU R$750,00, OU SEJA, A METADE DO VALOR, PORTANTO FALTAM R$750,00.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1


Caixa, Mantimentos, Supermercado

FERNANDA TEM EM SUA BOLSA 2 NOTAS DE R$50,00, 3 NOTAS DE R$20,00 E 1 NOTA DE R$5,00. ELA ENTROU NO SUPERMERCADO PARA FAZER COMPRAS E O TOTAL NO CAIXA FOI DE R$117,00. QUANTO SOBRARÁ PARA FERNANDA? 

ATIVIDADE 2

Decoração De Gelo, Lanchonete, Cozimento, Decoração

SÍLVIA LEVOU SEUS DOIS FILHOS ROBERTO E LEANDRO NUMA SORVETERIA. O SORVETE ESCOLHIDO POR ROBERTO CUSTOU R$11,00, O DE LEANDRO CUSTOU R$13,00 E O ESCOLHIDO POR SÍLVIA CUSTOU R$9,00. SE ELA FEZ O PAGAMENTO COM DUAS NOTAS DE R$20,00, QUANTO SOBROU DE TROCO?

 ATIVIDADE 3 

Circo, Tenda, Tenda De Circo, Mostrar, Listras

 AO LEVAR SEUS DOIS FILHOS NO CIRCO, EDUARDO E HELENA COMPRARAM 4 INGRESSOS NO VALOR DE R$10,00 CADA, 2 PACOTES DE PIPOCA NO VALOR DE R$8,00 CADA E 2 REFRIGERANTES POR R$5,00 CADA. SE LEVARAM R$100,00 PARA ESSE PASSEIO, QUANTO SOBROU DE TROCO?

ATIVIDADE 4

MARLENE FOI AO MERCADO COM AS SEGUINTES NOTAS:Portal do Professor - Conhecendo o sistema monetário a partir de situações  práticas

ELA COMPROU DOIS PACOTES DE ARROZ POR R$22,00 CADA E UM PACOTE DE FEIJÃO POR R$9,00. DEPOIS ELA FOI NUMA PANIFICADORA. QUANTO MARLENE AINDA PODERIA GASTAR NA PANIFICADORA?

FONTE IMAGENS: https://pixabay.com/pt/images 

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

R$48,00

ATIVIDADE 02

R$7,00

ATIVIDADE 03

R$34,00

ATIVIDADE 04

R$19,00

EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre  valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes  contextos.
(EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua  comunidade.