OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/06/25/08/02/kids-2439933__340.png
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: SITUAÇÕES PROBLEMA/OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
O QUE SÃO SITUAÇÕES PROBLEMA?
EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO VOCÊ JÁ SE DEPAROU COM A NECESSIDADE DE REALIZAR ALGUM CÁLCULO BÁSICO, OU PRECISOU REFLETIR SOBRE ALGUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVA MATEMÁTICA. SEJA AO IR NO MERCADO, NUMA FEIRA, OU AO FAZER ALGUMA ESCOLHA, O TEMPO TODO PRECISAMOS RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA, OU SEJA, PRECISAMOS UTILIZAR O NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA TOMAR DECISÕES. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXERCITARMOS NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E AUMENTAR NOSSAS HABILIDADES NESSE SENTIDO!
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
EM AULAS ANTERIORES JÁ ESTUDAMOS QUE AS IDEIAS ASSOCIADAS A ADIÇÃO SÃO AQUELAS RELACIONADAS A:
- JUNTAR
- ACRESCENTAR
- RESTAURAR
E AS IDEIAS ASSOCIADAS A SUBTRAÇÃO SÃO RELACIONADAS A:
- TIRAR
- COMPLETAR
- COMPARAR
VAMOS CONFERIR SE JÁ CONSEGUIMOS IDENTIFICAR QUAL OPERAÇÃO DEVE SER UTILIZADA ADEQUADAMENTE? CONFIRA NOS EXEMPLOS:
EXEMPLOS
01. ROBERTA E SUA AMIGA EDUARDA RESOLVERAM FAZER BOLINHOS PARA REVENDER. ROBERTA CONSEGUIU FAZER 30 BOLINHOS E EDUARDA CONSEGUIU FAZER 28. QUANTOS BOLINHOS AS DUAS AMIGAS PRODUZIRAM JUNTAS?
ENTÃO PESSOAL, QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR NESSA SITUAÇÃO PROBLEMA? SERÁ QUE FOI UMA IDEIA DE UNIÃO, DE JUNTAR OS VALORES? SE VOCÊ CONSEGUIU INTERPRETAR ASSIM, VOCÊ ESTÁ CORRETO, OU SEJA, NESSE CASO DEVEMOS FAZER UMA ADIÇÃO!
30
+ 28
__________
58
R: AS AMIGAS PRODUZIRAM 58 BOLINHOS JUNTAS
02. NUM GALINHEIRO DUAS GALINHAS PRODUZIRAM JUNTAS 55 PINTINHOS. SE A PRIMEIRA GALINHA TEVE 26 PINTINHOS, QUANTOS PINTINHOS TEVE A SEGUNDA GALINHA?
E NESSE CASO… QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR? OBSERVE QUE ESTAMOS COMPARANDO A QUANTIDADE DE PINTINHOS DAS DUAS GALINHAS, OU SEJA, SE A IDEIA É FAZER UMA COMPARAÇÃO A OPERAÇÃO A SE UTILIZADA SERÁ… SUBTRAÇÃO!
4 15
55
– 26
_________
29
OBS: NESSE CASO PRECISAMOS FAZER UM SUBTRAÇÃO COM RESERVA, O ALGARISMO 5(DAS UNIDADES) PASSOU A VALER 15 E O OUTRO ALGARISMO 5 QUE “EMPRESTOU” PASSOU A VALER 4.
R: A SEGUNDA GALINHA PRODUZIU 29 PINTINHOS.
03. RICARDO COMPROU R$14,00 DE BOLINHAS DE GUDE E PERCEBEU QUE AINDA FICOU COM R$9,00 EM SUA CARTEIRA. QUANTO RICARDO TINHA ANTES DE COMPRAR AS BOLINHA DE GUDE?
E AGORA? O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA DESCOBRIR QUANTO RICARDO TINHA? SE VOCÊ PENSOU EM JUNTAR O QUANTO ELE GASTOU E O QUANTO FICOU NA SUA CARTEIRA JÁ SABE QUE VOCÊ DEVE REALIZAR UMA… ADIÇÃO!
1
14
+9
_________
23
R: RICARDO TINHA R$23,00.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
MARIANA RECEBEU UMA LINDA CAIXA DE BOMBONS DO SEU NAMORADO. NESSA CAIXA HAVIA 17 UNIDADES. SE MARIANA JÁ COMEU 8 BOMBONS, QUANTOS AINDA DEVEM ESTAR NA CAIXA?
ATIVIDADE 2
NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE ANDRÉ, SUA MÃE FEZ 60 COXINHAS, SUA IRMÃ PRODUZIU 45 EMPADINHAS E SUA TIA 70 PASTÉIS. QUANTOS SALGADINHOS ELAS PRODUZIRAM JUNTAS PRA ESSA FESTINHA DE ANIVERSÁRIO?
ATIVIDADE 3
NA SALA DE AULA DE JOÃO FORAM FORMADOS DOIS GRUPOS COMPOSTOS POR MENINOS E MENINAS PARA UM TORNEIO. O TOTAL DE ALUNOS PARTICIPANTES FOI 42, SENDO QUE 23 ESTÃO NO GRUPO DAS MENINAS. PORTANTO, QUANTOS ESTÃO NO GRUPO DE MENINOS?
ATIVIDADE 4
RENATA ESTÁ EM DÚVIDA ENTRE UM VESTIDO ROSA E UM PRETO. O VESTIDO ROSA CUSTA R$80,00 E O PRETO CUSTA R$105,00. RENATA ESTÁ COM R$200,00 EM SUA BOLSA. SE ELA DECIDIR LEVAR OS DOIS VESTIDOS, QUANTO DINHEIRO SOBRARÁ PARA RENATA?
FONTE IMAGENS: https://pixabay.com/pt/images
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
09 BOMBONS
ATIVIDADE 02
175 SALGADINHOS
ATIVIDADE 03
19 MENINOS
ATIVIDADE 04
R$15,00
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0107) Resolver problemas de adição e subtração de números naturais, em situações cotidianas com recurso ou reserva à ordem superior. (EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua comunidade. |