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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: GRÁFICOS DE COLUNAS

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE FOI VEICULADA NA TV NO DIA 31/08/2021 TERÇA-FEIRA. AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS FALAR SOBRE OS GRÁFICOS, IREMOS COMPREENDER SEU CONCEITO E INTERPRETAR ALGUNS GRÁFICOS DE COLUNAS . VAMOS LÁ!

Gráfico, Diagrama, Crescimento

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: GRÁFICOS DE COLUNAS

O QUE SÃO GRÁFICOS?

Gui, Interface, Internet, Programa

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/05/14/03/45/gui-2311261__340.png

GRÁFICO É UMA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE UM CONJUNTO DE DADOS USADA PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NESSE CONJUNTO. GRÁFICOS AJUDAM A IDENTIFICAR PADRÕES, VERIFICAR RESULTADOS E COMPARAR MEDIDAS DE FORMA ÁGIL. ALÉM DISSO, ELES PODEM SER USADOS DE DIVERSAS FORMAS E EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.

GRÁFICOS DE COLUNAS

TAMBÉM CONHECIDO COMO “GRÁFICO DE BARRA”, ELES SÃO USADOS PARA COMPARAR QUANTIDADES OU MESMO DEMONSTRAR VALORES PONTUAIS DE DETERMINADO PERÍODO. AS COLUNAS PODEM SURGIR DE DUAS MANEIRAS:

HORIZONTAL:

FONTE: https://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2020/03/grafico-horizontal.png 

VERTICAL:

Produtividade, Estatisticas

FONTE: https://cdn.pixabay.com 

NOS GRÁFICOS DE BARRAS RELACIONAMOS DUAS GRANDEZAS, SENDO CADA UMA DELAS REPRESENTADA POR CADA EIXO DO GRÁFICO. POR EXEMPLO, NO PRIMEIRO GRÁFICO ACIMA RELACIONAMOS O PRODUTO AO NÚMERO DE SUAS VENDAS NO MÊS DE JANEIRO.

AGORA É COM VOCÊ!

ATIVIDADE 1

O GRÁFICO ABAIXO REPRESENTA O NÚMERO DE TORCEDORES CORRESPONDENTE A CADA TIME NUMA DETERMINADA CIDADE:

Atividade com gráfico de colunas - Times de futebol - Ensinar Hoje

https://ensinarhoje.com/wp-content/uploads/2019/07/Gr%C3%A1fico-com-colunas-Torcedores.png

A) DE ACORDO COM O GRÁFICO QUAL TIME POSSUI MAIS TORCEDORES?

B) QUAL TIME POSSUI MENOS TORCEDORES?

C) QUAL A DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO DE TORCEDORES DO PALMEIRAS E DO GRÊMIO?

ATIVIDADE 2

OBSERVE O SEGUINTE GRÁFICO DE COLUNAS E RESPONDA:

Portal do Professor - Construindo e Explorando Gráficos de Coluna: "Como os  Estudantes Gastam o Seu Tempo?"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000937/md.0000010363.jpg 

A) QUAL O TEMA DO GRÁFICO E QUAIS GRANDEZAS ESTÃO RELACIONADAS A ELE?

B) DE ACORDO COM O GRÁFICO QUAL O LAZER PREFERIDO DOS ENTREVISTADOS?

C)QUANTOS ENTREVISTADOS RESPONDERAM TV E CINEMA, COMO LAZER PREFERIDO?

ATIVIDADE 3

O GRÁFICO ABAIXO MOSTRA O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DE UMA CASA DURANTE SEIS MESES. DE ACORDO COM O GRÁFICO, RESPONDA:

FONTE: https://cutt.ly/rQ4MbkK 

A) EM QUAIS MESES O CONSUMO FOI SUPERIOR A 300 KWH?

B) QUAL O MÊS DE MENOR CONSUMO?

C) SOMANDO O CONSUMO DOS MESES DE JULHO E AGOSTO, QUANTOS KWH FORAM GASTOS APROXIMADAMENTE?

VÍDEO COM A CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
(EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência.
(EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em  trajetos, estradas e caminhos.