OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, MOVIMENTAÇÃO E DESLOCAMENTOS. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/23/05/53/choose-the-right-direction-1536336__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO
LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO
INTERPRETAR E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS, LOCALIZAR OBJETOS E COMUNICAR POSIÇÕES E DESLOCAMENTOS SÃO AÇÕES QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DAS PESSOAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES.
NOÇÕES COMO TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO, ALÉM DE FAVORECEREM A INTERPRETAÇÃO DE INDICAÇÕES EM ESPAÇOS DE DIMENSÕES MENORES COMO A SALA DE AULA E A PRÓPRIA CASA, OU AINDA, ESPAÇOS DE DIMENSÕES MAIORES COMO A CIDADE, POR EXEMPLO.
TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2020/10/14/18/35/sign-post-5655110_960_720.png
A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA. PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA SÃO CHAMADOS DE PONTOS DE REFERÊNCIA. A TRAJETÓRIA PODE APRESENTAR DESLOCAMENTOS EM LINHA RETA E/OU EM LINHA CURVA.
FONTE: https://cutt.ly/5QK0md8 FONTE: https://cutt.ly/dQK2lQk
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
ABAIXO REPRESENTAMOS O DESLOCAMENTO DE TIAGO DE UM PONTO A ATÉ UM PONTO B:
ATIVIDADE 2
NA FIGURA ABAIXO TEMOS O ESBOÇO DE UM PERCURSO QUE SERÁ PERCORRIDO POR CARLOS EM SEU BAIRRO:
CONSIDERANDO QUE CADA QUADRADO VERDE REPRESENTA UMA QUADRA DE SEU BAIRRO, DESCREVA UMA POSSIBILIDADE DE PERCURSO QUE CARLOS FARIA SAINDO DE SUA CASA, EM SEGUIDA PASSANDO NA CASA DE RITA, LUARA E MÁRIO, TENDO COMO DESTINO FINAL A SORVETERIA.
ATIVIDADE 3
OBSERVE A FIGURA ABAIXO QUE REPRESENTA ALGUMAS RUAS DE UM BAIRRO:
SE ANA SAIR DO PONTO A, DESCER UMA QUADRA PARA BAIXO, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS ANDAR TRÊS QUADRAS PARA FRENTE, QUAIS RUAS ELA TERÁ PERCORRIDO? DEPOIS DESSE DESLOCAMENTO O QUE ELA DEVERÁ FAZER PARA CHEGAR ATÉ O PONTO B?
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA A CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0121) Compreender e comparar distância, localização, lateralidade, sentido, tamanho, direção a partir de um referencial. (EAJAMA0122) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. (EAJAGE0213) Perceber princípios de localização e posição de objetos a partir de diferentes pontos de referência. |