You are currently viewing Matemática e Geografia: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

Matemática e Geografia: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL, MOVIMENTAÇÃO E DESLOCAMENTOS. VAMOS LÁ!

Escolher O Caminho Certo

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/07/23/05/53/choose-the-right-direction-1536336__340.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

INTERPRETAR E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS, LOCALIZAR OBJETOS E COMUNICAR POSIÇÕES E DESLOCAMENTOS SÃO AÇÕES QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DAS PESSOAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES.

NOÇÕES COMO TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO, ALÉM DE FAVORECEREM A INTERPRETAÇÃO DE INDICAÇÕES EM ESPAÇOS DE DIMENSÕES MENORES COMO A SALA DE AULA E A PRÓPRIA CASA, OU AINDA, ESPAÇOS DE DIMENSÕES MAIORES COMO A CIDADE, POR EXEMPLO.

TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO

Inscreva Se Post, Sinal De Seta, Sinal De Direção

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2020/10/14/18/35/sign-post-5655110_960_720.png

A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA. PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA SÃO CHAMADOS DE PONTOS DE REFERÊNCIA. A TRAJETÓRIA PODE APRESENTAR DESLOCAMENTOS EM LINHA RETA E/OU EM LINHA CURVA.

Como começou a trajetória da mulher na educação? - Colégio Plínio Leite |  90 anos de tradição

FONTE: https://cutt.ly/5QK0md8                                                                                                            FONTE: https://cutt.ly/dQK2lQk

AGORA É COM VOCÊ!

ATIVIDADE 1

ABAIXO REPRESENTAMOS O DESLOCAMENTO DE TIAGO DE UM PONTO A ATÉ UM PONTO B:

ATIVIDADES POR DESCRITOR DA PROVA BRASIL

ATIVIDADE 2

NA FIGURA ABAIXO TEMOS O ESBOÇO DE UM PERCURSO QUE SERÁ PERCORRIDO POR CARLOS EM SEU BAIRRO:

Localização e Movimentação - Atividades - Ensinar Hoje

CONSIDERANDO QUE CADA QUADRADO VERDE REPRESENTA UMA QUADRA DE SEU BAIRRO, DESCREVA UMA POSSIBILIDADE DE PERCURSO QUE CARLOS FARIA SAINDO DE SUA CASA, EM SEGUIDA PASSANDO NA CASA DE RITA, LUARA E MÁRIO, TENDO COMO DESTINO FINAL A SORVETERIA.

ATIVIDADE 3

OBSERVE A FIGURA ABAIXO QUE REPRESENTA ALGUMAS RUAS DE UM BAIRRO:

Atividades semelhantes à Prova Brasil – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental

SE ANA SAIR DO PONTO A, DESCER UMA QUADRA PARA BAIXO, VIRAR À ESQUERDA E DEPOIS ANDAR TRÊS QUADRAS PARA FRENTE, QUAIS RUAS ELA TERÁ PERCORRIDO? DEPOIS DESSE DESLOCAMENTO O QUE ELA DEVERÁ FAZER PARA CHEGAR ATÉ O PONTO B?

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E FAÇA A CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0121) Compreender e comparar distância, localização, lateralidade,  sentido, tamanho, direção a partir de um referencial.  
(EAJAMA0122) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a  localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço,  considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de  direção e de sentido.
(EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em  trajetos, estradas e caminhos. 
(EAJAGE0213) Perceber princípios de localização e posição de objetos a  partir de diferentes pontos de referência.