OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS NÚMEROS NATURAIS, SUA ORGANIZAÇÃO SEQUENCIAL E UTILIZAÇÃO COTIDIANA.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFQWk0jIb-_JOhJ6n1h-An_f2Mh4yzJ2jmTw&usqp=CAU
ASSISTA A VIDEOAUL ABAIXO, COM A TEMÁTICA: NÚMEROS NATURAIS
OS NÚMEROS NATURAIS, INICIALMENTE CONHECIDOS COMO NÚMEROS ARÁBICOS, SÃO NÚMEROS INTEIROS E POSITIVOS DO CONJUNTO NUMÉRICO N.
ELES SÃO REPRESENTADOS PELA SEQUÊNCIA N = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10…}.
SUCESSOR
O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS É FORMADO SOMENTE POR NÚMEROS INTEIROS E SEM REPETIÇÕES.
ORGANIZANDO EM ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR), O SUCESSOR DOS NÚMEROS NATURAIS É O PRÓXIMO NÚMERO À DIREITA. OU SEJA:
• O SUCESSOR DE 3 É 4;
• O SUCESSOR DE 22 É 23;
• O SUCESSOR DE 45 É 46;
• O SUCESSOR DE 142 É 143.
QUANDO UM NÚMERO NATURAL É SUCESSOR DO OUTRO, AMBOS SÃO CLASSIFICADOS DE CONSECUTIVOS.
ANTECESSOR
NA ORDEM CRESCENTE, O ANTECESSOR NOS NÚMEROS NATURAIS É O ALGARISMO DA ESQUERDA.
• O ANTECESSOR DE 5 É 4;
• O ANTECESSOR DE 15 É 14;
• O ANTECESSOR DE 25 É 24;
• O ANTECESSOR DE 155 É 154.
EXEMPLOS DE SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS NATURAIS:
FONTE: https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2021/06/sequencia-numerica-no-domino.jpg
FONTE: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/City_block.PNG
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
ABAIXO TEMOS UMA RETA NUMÉRICA, CADA TRAÇO REPRESENTA UM NÚMERO NATURAL CONTANDO A PARTIR DO ZERO:
ESCREVA OS NÚMEROS CORRESPONDENTES A CADA TRAÇO DA RETA NUMÉRICA E RESPONDA QUAIS SÃO OS NÚMEROS LOCALIZADOS NOS PONTOS:
A) B:_________
B) C:_________
C) D:_________
ATIVIDADE 2
PREENCHA A TABELA SEGUINTE COMPLETANDO A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS:
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES 1 E 2.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0105) Identificar e ordenar os números naturais, com e sem o suporte da reta numérica, por meio da utilização dos conceitos de sucessor e antecessor. (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. (EAJAGE0101) Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. |