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MATEMÁTICA E GEOGRAFIA: LENDO E ESCREVENDO OS NÚMEROS

OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS AUMENTAR NOSSA HABILIDADE EM UTILIZAR OS NÚMEROS NATURAIS FAZENDO COMPOSIÇÕES E DECOMPOSIÇÕES COM ELES EM ALGUMAS SITUAÇÕES, VAMOS LÁ!

Números, Contando Números, Educação, Matemática

https://cdn.pixabay.com/photo/2019/02/22/19/03/numbers-4014181_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: LENDO E ESCREVENDO OS NÚMEROS

Eaja- 1ªSEMANA/DEZEMBRO – MATEMÁTICA – 2ªSÉRIE

O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS

DESDE NOSSA INFÂNCIA OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM NOSSA VIDA, SEJA PARA QUANTIFICAR, MEDIR, ORDENAR OU CLASSIFICAR AS COISAS A NOSSA VOLTA. O PRIMEIRO CONJUNTO NUMÉRICO QUE APRENDEMOS DESDE CRIANÇA É O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS (N), QUE SE INICIA NO ALGARISMO 0 E PROSSEGUE INFINITAMENTE DE FORMA ORDENADA COM A COMBINAÇÃO DOS ALGARISMOS:

0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9

A COMBINAÇÃO DOS ALGARISMOS ACIMA PERMITE A EXISTÊNCIA DE INFINITOS NÚMEROS, POR ISSO ELES SÃO ORGANIZADOS EM CLASSES E ORDENS PARA FACILITAR SUA COMPREENSÃO E LEITURA:

FONTE: https://static.preparaenem.com/2021/02/1-tabela.jpg 

EXEMPLOS:

01. A POPULAÇÃO DA CIDADE DE CALDAZINHA, NO ESTADO DE GOIÁS, POSSUI UMA POPULAÇÃO ESTIMADA DE 3900 HABITANTES NO ANO DE 2021 SEGUNDO DADOS DO IBGE. ESCREVA POR EXTENSO A POPULAÇÃO DE  HABITANTES DESSA  CIDADE.

UMCDU
3900

3 9 0 0 = 3 UNIDADES DE MILHAR (3000) + 9 CENTENAS (900) 

LÊ-SE: TRÊS MIL E NOVECENTOS

02. A CIDADE DE GOIÁS É UM MUNICÍPIO BRASILEIRO, ANTIGA CAPITAL DO ESTADO É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL MUNDIAL. POSSUI UMA POPULAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 22916 HABITANTES. ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO CORRESPONDENTE A ESSA POPULAÇÃO.

DMUMCDU
22916

22916 = 2 DEZENAS DE MILHAR(20000) + 2 UNIDADES DE MILHAR(2000) + 9 CENTENAS (900) + 1 DEZENA (10) + 6 UNIDADES SIMPLES

POR EXTENSO =  VINTE E DOIS MIL, NOVECENTOS E DEZESSEIS.

AGORA É COM VOCÊ!!!

ATIVIDADE 1


Carros, Estrada, Rua, Transporte

PARA SAIR DE SUA CIDADE E VISITAR SUA AVÓ, CARLOS PERCORRE 1540 KM NUMA VIAGEM DE ÔNIBUS QUE DURA EM TORNO DE 14 HORAS. DISTRIBUA NA TABELA ABAIXO OS ALGARISMOS QUE COMPÕEM A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR CARLOS DEPOIS ESCREVA ESSE NÚMERO POR EXTENSO.

UMCDU

ATIVIDADE 2

Helicóptero, Dirigir, Porco, Máquina, Moto, Motocicleta

RENATA ESTÁ FELIZ PORQUE CONSEGUIU REALIZAR O SONHO DE COMPRAR SUA PRIMEIRA MOTOCICLETA. ELA GOSTOU DE DOIS MODELOS QUE CUSTAVAM  RESPECTIVAMENTE, R$8500,00 E R$12350,00. ELA ACABOU OPTANDO PELO MODELO MAIS BARATO E ESTÁ MUITO SATISFEITA COM SUA ESCOLHA.

IDENTIFIQUE NO TEXTO OS VALORES QUE FORAM CITADOS E ESCREVA-OS POR EXTENSO.

ATIVIDADE 3

OBSERVE OS EXEMPLOS E RESPONDA:

4250= 4000 + 200 + 50 

1300= 1000 + 300

2001= 2000 + 1

A) 1480=___ + _____ + _____

B) 2600= ______ + _______

C) 4005 = ______ + ______

ATIVIDADE 4

A IMAGEM ABAIXO REPRESENTA UM “ÁBACO”, NELES OS ALGARISMOS SÃO ORGANIZADOS  UTILIZANDO A QUANTIDADE DE PEÇAS CORRESPONDENTES PARA CADA ORDEM:

A) QUANTAS UNIDADES SIMPLES ESTÃO REPRESENTADAS NO ÁBACO?

B) QUANTAS UNIDADES DE MILHAR ESTÃO REPRESENTADAS?

C) QUAL NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO NESTE INSTRUMENTO?(ESCREVA-O POR EXTENSO)

UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!

ATIVIDADE 01

1540 = MIL QUINHENTOS E QUARENTA

ATIVIDADE 02

8500= OITO MIL E QUINHENTOS

12350= DOZE MIL, TREZENTOS E CINQUENTA

ATIVIDADE 03

A) 1480=1000 + 400 + 80

B) 2600= 2000 + 600

C) 4005 = 4000 + 5

ATIVIDADE 04

A) 6

B) 3

C) 3246= TRÊS MIL, DUZENTOS E QUARENTA E SEIS


Eaja:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir  de seus diferentes usos no contexto social. 
(EAJAMA0201) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de  unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em  língua materna (por extenso).   
 (EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido.