OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS AUMENTAR NOSSA HABILIDADE EM UTILIZAR OS NÚMEROS NATURAIS FAZENDO COMPOSIÇÕES E DECOMPOSIÇÕES COM ELES EM ALGUMAS SITUAÇÕES, VAMOS LÁ!
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ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: LENDO E ESCREVENDO OS NÚMEROS
O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS
DESDE NOSSA INFÂNCIA OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM NOSSA VIDA, SEJA PARA QUANTIFICAR, MEDIR, ORDENAR OU CLASSIFICAR AS COISAS A NOSSA VOLTA. O PRIMEIRO CONJUNTO NUMÉRICO QUE APRENDEMOS DESDE CRIANÇA É O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS (N), QUE SE INICIA NO ALGARISMO 0 E PROSSEGUE INFINITAMENTE DE FORMA ORDENADA COM A COMBINAÇÃO DOS ALGARISMOS:
0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9
A COMBINAÇÃO DOS ALGARISMOS ACIMA PERMITE A EXISTÊNCIA DE INFINITOS NÚMEROS, POR ISSO ELES SÃO ORGANIZADOS EM CLASSES E ORDENS PARA FACILITAR SUA COMPREENSÃO E LEITURA:
FONTE: https://static.preparaenem.com/2021/02/1-tabela.jpg
EXEMPLOS:
01. A POPULAÇÃO DA CIDADE DE CALDAZINHA, NO ESTADO DE GOIÁS, POSSUI UMA POPULAÇÃO ESTIMADA DE 3900 HABITANTES NO ANO DE 2021 SEGUNDO DADOS DO IBGE. ESCREVA POR EXTENSO A POPULAÇÃO DE HABITANTES DESSA CIDADE.
UM | C | D | U |
3 | 9 | 0 | 0 |
3 9 0 0 = 3 UNIDADES DE MILHAR (3000) + 9 CENTENAS (900)
LÊ-SE: TRÊS MIL E NOVECENTOS
02. A CIDADE DE GOIÁS É UM MUNICÍPIO BRASILEIRO, ANTIGA CAPITAL DO ESTADO É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL MUNDIAL. POSSUI UMA POPULAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 22916 HABITANTES. ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO CORRESPONDENTE A ESSA POPULAÇÃO.
DM | UM | C | D | U |
2 | 2 | 9 | 1 | 6 |
22916 = 2 DEZENAS DE MILHAR(20000) + 2 UNIDADES DE MILHAR(2000) + 9 CENTENAS (900) + 1 DEZENA (10) + 6 UNIDADES SIMPLES
POR EXTENSO = VINTE E DOIS MIL, NOVECENTOS E DEZESSEIS.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
PARA SAIR DE SUA CIDADE E VISITAR SUA AVÓ, CARLOS PERCORRE 1540 KM NUMA VIAGEM DE ÔNIBUS QUE DURA EM TORNO DE 14 HORAS. DISTRIBUA NA TABELA ABAIXO OS ALGARISMOS QUE COMPÕEM A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR CARLOS DEPOIS ESCREVA ESSE NÚMERO POR EXTENSO.
UM | C | D | U |
ATIVIDADE 2
RENATA ESTÁ FELIZ PORQUE CONSEGUIU REALIZAR O SONHO DE COMPRAR SUA PRIMEIRA MOTOCICLETA. ELA GOSTOU DE DOIS MODELOS QUE CUSTAVAM RESPECTIVAMENTE, R$8500,00 E R$12350,00. ELA ACABOU OPTANDO PELO MODELO MAIS BARATO E ESTÁ MUITO SATISFEITA COM SUA ESCOLHA.
IDENTIFIQUE NO TEXTO OS VALORES QUE FORAM CITADOS E ESCREVA-OS POR EXTENSO.
ATIVIDADE 3
OBSERVE OS EXEMPLOS E RESPONDA:
4250= 4000 + 200 + 50
1300= 1000 + 300
2001= 2000 + 1
A) 1480=___ + _____ + _____
B) 2600= ______ + _______
C) 4005 = ______ + ______
ATIVIDADE 4
A IMAGEM ABAIXO REPRESENTA UM “ÁBACO”, NELES OS ALGARISMOS SÃO ORGANIZADOS UTILIZANDO A QUANTIDADE DE PEÇAS CORRESPONDENTES PARA CADA ORDEM:
A) QUANTAS UNIDADES SIMPLES ESTÃO REPRESENTADAS NO ÁBACO?
B) QUANTAS UNIDADES DE MILHAR ESTÃO REPRESENTADAS?
C) QUAL NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO NESTE INSTRUMENTO?(ESCREVA-O POR EXTENSO)
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
1540 = MIL QUINHENTOS E QUARENTA
ATIVIDADE 02
8500= OITO MIL E QUINHENTOS
12350= DOZE MIL, TREZENTOS E CINQUENTA
ATIVIDADE 03
A) 1480=1000 + 400 + 80
B) 2600= 2000 + 600
C) 4005 = 4000 + 5
ATIVIDADE 04
A) 6
B) 3
C) 3246= TRÊS MIL, DUZENTOS E QUARENTA E SEIS
Eaja:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. (EAJAMA0201) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna (por extenso). (EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido. |