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Matemática e Geografia – EQUILÍBRIO E EQUIVALÊNCIA

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E GEOGRAFIA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

NA AULA DE HOJE VOCÊ APRENDERÁ SOBRE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS.

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL DA PROFESSORA ALDA MARTINS

COMO VOCÊ JÁ SABE, OS CONCEITOS MATEMÁTICOS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO, E NA AULA DE HOJE  VOCÊ VERÁ QUE PARA MANTER A IGUALDADE É PRECISO DE EQUILÍBRIO.

ASSISTA À VÍDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO A TEMÁTICA DE HOJE.

NESTA VIDEOAULA A PROFESSORA ALDA MARTINS FALA SOBRE A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS, RELEMBRANDO TAMBÉM O CONCEITO DE DIFERENTE EM OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 

SABEMOS QUE 2+5 = 7 E TAMBÉM QUE 4+3 = 7, A PARTIR DESTE EXEMPLO  VAMOS OS NOMES DE CADA TERMO:

A ESTE EVENTO, QUANDO TEMOS MEMBROS DIFERENTES MAIS QUE POSSUEM RESULTADO IGUAL DAMOS O NOME DE EQUIVALÊNCIA. DIZEMOS ENTÃO QUE 2+5 É EQUIVALENTE A 4+3, OU SEJA, MANTÉM-SE O EQUILÍBRIO – A IGUALDADE – ENTRE OS DOIS MEMBROS.

AGORA, SE FIZERMOS 2+5 = 7 E 3+5 = 8, VEMOS QUE NÃO HÁ IGUALDADE ENTRE OS DOIS MEMBROS, POIS:

SE DEPOIS DA IGUALDADE, NO SEGUNDO MEMBRO, FOR ACRESCENTADO O NÚMERO 3, VEJA A SEGUIR:

AGORA, VAMOS ADICIONAR O 3 TAMBÉM DO PRIMEIRO MEMBRO:

E AO RETIRAR, OU SEJA, SUBTRAIR NO PRIMEIRO MEMBRO O NÚMERO 2:

MAS AO SUBTRAIRMOS TAMBÉM NO SEGUNDO MEMBRO:

CONCLUINDO…

NA RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS, PARA MANTER A EQUIVALÊNCIA, TODA OPERAÇÃO QUE FOR ADICIONADA OU SUBTRAÍDA NO PRIMEIRO MEMBRO PRECISA SER FEITA NO SEGUNDO MEMBRO.

AGORA É COM VOCÊ!

VOCÊ SABIA QUE TODOS TEMOS O DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO? ISSO MESMO! ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO QUE:

É DEVER DE TODOS (PODER PÚBLICO E COLETIVIDADE) CONTRIBUIR PARA MANTER E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.

ATIVIDADE 1

UM AGRICULTOR PRECISOU DESMATAR UMA ÁREA DE 500M2 DE SUA PROPRIEDADE PARA FAZER O PLANTIO DE CAPIM PARA O GADO. COMO TRATA-SE DE UM PRODUTOR PREOCUPADO COM A VIDA NO PLANETA E NÃO SE TRATA DE ÁREA DA RESERVA AMBIENTAL LEGAL, O PRODUTOR QUER MANTER O EQUILÍBRIO NO MEIO AMBIENTE E PLANTAR ÁRVORES EM UMA ÁREA EQUIVALENTE À ÁREA DESMATADA.  A CADA 5 METROS 5m2 TERÁ UMA ÁRVORE DE MÉDIO PORTE. QUANTAS ÁRVORES SERÃO PLANTADAS NA ÁREA EQUIVALENTE A 500 m2


Referencial Bibliográficohttps://www.youtube.com/watch?v=4N16kmPRsRI  
https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/historia/o-que-e-area-de-conservacao-ambiental/6054

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0410) COMPREENDER QUE A RELAÇÃO DE IGUALDADE EXISTENTE ENTRE DOIS MEMBROS PERMANECE AO ADICIONAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR OU DIVIDIR CADA UM DESSES MEMBROS POR UM MESMO NÚMERO, PARA CONSTRUIR A NOÇÃO DE EQUIVALÊNCIA.
Geografia(EAJAGE0401) RECONHECER E VALORIZAR SEU PRÓPRIO SABER SOBRE O MEIO NATURAL E SOCIAL E SUAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA EM CADA ESPAÇO.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).