You are currently viewing Matemática e Ciências – Os números estão em toda parte

Matemática e Ciências – Os números estão em toda parte

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática e Ciências para a 1ª série da Eaja – foi veiculada na TV no dia 08/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: “números” Disponível: www.pixabay.com

VOCÊ JÁ REPAROU COMO OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO?
NA VIDEOAULA DE HOJE VAMOS ANALISAR A UTILIZAÇÃO DOS NÚMEROS NO CONTEXTO FAMILIAR E SOCIAL, ESPECIALMENTE NA COMPOSIÇÃO DOS ENDEREÇOS RESIDENCIAIS. ASSISTA A VIDEOAULA:

Eaja – Matemática e Ciências – 1ª série – Aula 1 – Os Números Estão Em Toda Parte
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-YKbZ-UyYJA> acesso em 5, mar. 2021

USAMOS NÚMEROS O TEMPO TODO EM NOSSA VIDA: PARA FAZER UM PAGAMENTO, TOMAR UM ÔNIBUS, CONTAR NOSSA IDADE, PESO, ETC. 

DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS OS POVOS UTILIZARAM ALGUM TIPO DE REGISTRO PARA FACILITAR A CONTAGEM DE SEUS PERTENCES, SEUS ANIMAIS, CEREAIS ARMAZENADOS, DIAS QUE FALTAVAM PARA A PRÓXIMA LUA CHEIA, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES. À MEDIDA QUE A HUMANIDADE NECESSITOU ORGANIZAR GRANDES QUANTIDADES FOI SE DESENVOLVENDO FORMAS DE QUANTIFICAR AS COISAS. 

HOJE UTILIZAMOS OS NÚMEROS, E ELES ESTÃO PRESENTES EM NOSSA DOCUMENTAÇÃO, NÚMERO DE TELEFONE, NÚMEROS QUE ATRIBUEM VALOR AO DINHEIRO, NÚMEROS PARA MEDIR O TEMPO, OS DIAS E ASSIM SUCESSIVAMENTE. VOCÊ JÁ PAROU PARA OBSERVAR OS NÚMEROS QUE COMPÕEM SEU ENDEREÇO? VAMOS ANALISAR ESSES DADOS JUNTOS EM UM COMPROVANTE DE ENDEREÇO?  



ATIVIDADE 1

PARA COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DE UM NÚMERO, OBSERVE A FIGURA ABAIXO, UMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA ENEL.

COM BASE NA CONTA E ENERGIA ACIMA: IDENTIFIQUE E ESCREVA EM SEU CADERNO: 

  • NÚMEROS QUE CORRESPONDEM À INSTALAÇÃO;
  • NÚMERO DO CLIENTE (UNIDADE CONSUMIDORA);
  • NOME PRÓPRIO E CPF (CADASTRO DE PESSOA FÍSICA);
  • ENDEREÇO (RUA, QUADRA, LOTE, Nº, CEP)

ATIVIDADE 2

APÓS IDENTIFICAR ESSES ELEMENTOS NOMINAIS E NUMÉRICOS EM UM COMPROVANTE DE ENDEREÇO, LOCALIZE NA RETA NUMÉRICA ABAIXO  O NÚMERO QUE CORRESPONDE AO LOTE DA CASA DE JOANA (NOME FICTÍCIO PARA A PROPRIETÁRIA DA FATURA ACIMA). 

30313233343536373839

A RETA NUMÉRICA É ORGANIZADA DE FORMA SEQUENCIAL, SENDO OS NÚMEROS  MENORES À ESQUERDA E OS MAIORES À DIREITA. CADA NÚMERO TEM SEU PRÓPRIO LUGAR NA RETA.

A) CONSIDERANDO QUE JOANA MORA NO LOTE 33, QUAL É SEU SUCESSOR? E O ANTECESSOR? 

B) E SE JOANA FOR VISITAR SUA VIZINHA QUE MORA DOIS LOTES À SUA FRENTE, EM QUAL LOTE ELA CHEGARÁ?

C) VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR A DATA DE VENCIMENTO DESTA FATURA? REFERE-SE A QUAL MÊS? ESTÁ VENCIDA OU HÁ TEMPO PARA SER PAGA?


ATIVIDADE 3

ESCREVA QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DOS MOVIMENTOS DA TERRA:

A) ROTAÇÃO:

B) TRANSLAÇÃO:



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa:
(EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. 
(EAJAMA0105) Identificar e ordenar os números naturais, com e sem o suporte da reta numérica, por meio da utilização dos conceitos de sucessor e antecessor.
Ciências:
(EAJACI0108) Descrever e exemplificar o ciclo temporal cotidiano, composto por dias, semanas, meses e anos.
Referências – texto elaborado com fins pedagógicosGOIÂNIA. Alfabetização na Eaja: orientações pedagógicas para a 1ª e 2ª séries. Outubro, 2020.
GOIÂNIA. Matriz estruturante Eaja – 2021 1º Segmento. Versão preliminar, 2021.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.