Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática e Ciências para a 1ª série da Eaja – foi veiculada na TV no dia 08/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
VOCÊ JÁ REPAROU COMO OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO?
NA VIDEOAULA DE HOJE VAMOS ANALISAR A UTILIZAÇÃO DOS NÚMEROS NO CONTEXTO FAMILIAR E SOCIAL, ESPECIALMENTE NA COMPOSIÇÃO DOS ENDEREÇOS RESIDENCIAIS. ASSISTA A VIDEOAULA:
USAMOS NÚMEROS O TEMPO TODO EM NOSSA VIDA: PARA FAZER UM PAGAMENTO, TOMAR UM ÔNIBUS, CONTAR NOSSA IDADE, PESO, ETC.
DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS OS POVOS UTILIZARAM ALGUM TIPO DE REGISTRO PARA FACILITAR A CONTAGEM DE SEUS PERTENCES, SEUS ANIMAIS, CEREAIS ARMAZENADOS, DIAS QUE FALTAVAM PARA A PRÓXIMA LUA CHEIA, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES. À MEDIDA QUE A HUMANIDADE NECESSITOU ORGANIZAR GRANDES QUANTIDADES FOI SE DESENVOLVENDO FORMAS DE QUANTIFICAR AS COISAS.
HOJE UTILIZAMOS OS NÚMEROS, E ELES ESTÃO PRESENTES EM NOSSA DOCUMENTAÇÃO, NÚMERO DE TELEFONE, NÚMEROS QUE ATRIBUEM VALOR AO DINHEIRO, NÚMEROS PARA MEDIR O TEMPO, OS DIAS E ASSIM SUCESSIVAMENTE. VOCÊ JÁ PAROU PARA OBSERVAR OS NÚMEROS QUE COMPÕEM SEU ENDEREÇO? VAMOS ANALISAR ESSES DADOS JUNTOS EM UM COMPROVANTE DE ENDEREÇO?
ATIVIDADE 1
PARA COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DE UM NÚMERO, OBSERVE A FIGURA ABAIXO, UMA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA ENEL.
COM BASE NA CONTA E ENERGIA ACIMA: IDENTIFIQUE E ESCREVA EM SEU CADERNO:
- NÚMEROS QUE CORRESPONDEM À INSTALAÇÃO;
- NÚMERO DO CLIENTE (UNIDADE CONSUMIDORA);
- NOME PRÓPRIO E CPF (CADASTRO DE PESSOA FÍSICA);
- ENDEREÇO (RUA, QUADRA, LOTE, Nº, CEP)
ATIVIDADE 2
APÓS IDENTIFICAR ESSES ELEMENTOS NOMINAIS E NUMÉRICOS EM UM COMPROVANTE DE ENDEREÇO, LOCALIZE NA RETA NUMÉRICA ABAIXO O NÚMERO QUE CORRESPONDE AO LOTE DA CASA DE JOANA (NOME FICTÍCIO PARA A PROPRIETÁRIA DA FATURA ACIMA).
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |
A RETA NUMÉRICA É ORGANIZADA DE FORMA SEQUENCIAL, SENDO OS NÚMEROS MENORES À ESQUERDA E OS MAIORES À DIREITA. CADA NÚMERO TEM SEU PRÓPRIO LUGAR NA RETA.
A) CONSIDERANDO QUE JOANA MORA NO LOTE 33, QUAL É SEU SUCESSOR? E O ANTECESSOR?
B) E SE JOANA FOR VISITAR SUA VIZINHA QUE MORA DOIS LOTES À SUA FRENTE, EM QUAL LOTE ELA CHEGARÁ?
C) VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR A DATA DE VENCIMENTO DESTA FATURA? REFERE-SE A QUAL MÊS? ESTÁ VENCIDA OU HÁ TEMPO PARA SER PAGA?
ATIVIDADE 3
ESCREVA QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DOS MOVIMENTOS DA TERRA:
A) ROTAÇÃO:
B) TRANSLAÇÃO:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Língua Portuguesa: (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. (EAJAMA0105) Identificar e ordenar os números naturais, com e sem o suporte da reta numérica, por meio da utilização dos conceitos de sucessor e antecessor. Ciências: (EAJACI0108) Descrever e exemplificar o ciclo temporal cotidiano, composto por dias, semanas, meses e anos. |
Referências – texto elaborado com fins pedagógicos | GOIÂNIA. Alfabetização na Eaja: orientações pedagógicas para a 1ª e 2ª séries. Outubro, 2020. GOIÂNIA. Matriz estruturante Eaja – 2021 1º Segmento. Versão preliminar, 2021. COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. |