OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS ESTUDAR SOBRE AS UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA, SUA UTILIZAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ESSAS UNIDADES. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/12/17/33/scale-2634795__480.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- GRANDEZAS E MEDICAS: UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA
QUAIS SÃO AS UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA
EXISTEM VÁRIAS UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA, QUE É UMA IMPORTANTE GRANDEZA. ELAS SÃO USADAS PARA DETERMINAR A MASSA DE UM OBJETO OU DE UM CORPO. POR EXEMPLO, QUANDO VOCÊ VAI AO MERCADO COMPRAR UM PACOTE DE ARROZ, OU UMA PORÇÃO DE CARNE, VOCÊ UTILIZA ESSAS UNIDADES DE MEDIDA PARA DEFINIR AS QUANTIDADES DESSES PRODUTOS QUE ESTÁ ADQUIRINDO. ELAS PODEM SER GRAMA (G), QUILOGRAMA (KG), DECIGRAMA (DG), ENTRE OUTROS. VEJA O ESQUEMA ABAIXO QUE PARTE DA UNIDADE DE MAIOR PARA A DE MENOR VALOR:
PARA RELACIONARMOS ESSAS UNIDADES DE MEDIDA DEVEMOS MULTIPLICAR QUANDO TRANSFORMAMOS DE UMA UNIDADE MAIOR PARA UMA MENOR E DIVIDIR EM CASO CONTRÁRIO. A BALANÇA É O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA MEDIR MASSA:
- MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DO GRAMA
A TABELA SEGUINTE MOSTRA OS PRINCIPAIS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DO GRAMA(G) QUE É A UNIDADE DE MEDIDA OFICIAL DE MEDIDA DE MASSA:
https://static.todamateria.com.br/upload/un/id/unidadesdemedidademassa-cke.jpg
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
OBSERVE CADA IMAGEM E ASSINALE A MEDIDA DE MASSA ADEQUADA:
ATIVIDADE 2
DE ACORDO COM O APRESENTADO EM CADA BALANÇA ESCREVA A MASSA DE CADA PRODUTO:
ATIVIDADE 3
FAÇA AS CONVERSÕES DE MEDIDAS:
A)4 KG CORRESPONDE A _______ G
B)1 G CORRESPONDE A _____ MG
C) 3000 G CORRESPONDE A _____ KG
RESPOSTAS FINAIS PARA VOCÊ CONFERIR!
ATIVIDADE 1
A)30 G
B)10 KG
C)200G
D)25 MG
E)16 KG
F)46 KG
ATIVIDADE 2
- 1,5 KG
- 2 KG
- 1KG
- 1KG
ATIVIDADE 3
A)4000G
B)1000MG
C)3KG
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0224) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidiana. (EAJACI0101) Identificar e diferenciar as características dos diferentes materiais que compõem objetos de uso cotidiano. (EAJACI0102) Distinguir as diversas formas de uso dos materiais, suas origens e relacionar ao consumo consciente. |