OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.
QUANDO NÃO TEMOS A CONSCIÊNCIA E A PERCEPÇÃO CORRETA DO TEMPO, ACABAMOS POR DESPERDIÇÁ-LO. COMPREENDER E SABER UTILIZAR AS MEDIDAS DE TEMPO SÃO IMPORTANTES PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA E TAMBÉM PARA A ECONOMIA DOMÉSTICA. ESTES SERÃO OS ASSUNTOS DA AULA DE HOJE.
ASSISTA À VIDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO A TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS.
COMO EXPLICOU A PROFESSORA ALDA NOS VÍDEOS ACIMA, A PADRONIZAÇÃO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS É RELATIVAMENTE NOVA. ACONTECEU EM 1960, COM A CRIAÇÃO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI), DURANTE A 11ª CONFERÊNCIA GERAL DE PESOS E MEDIDAS (CGPM). O OBJETIVO FOI PADRONIZAR AS UNIDADES DE MEDIDAS PARA FACILITAR A UTILIZAÇÃO DESTAS EM TODO O MUNDO.
PARA MEDIR O TEMPO FOI UTILIZADO O SISTEMA DE BASE SEXAGESIMAL (UMA HERANÇA DOS POVOS BABILÔNICOS) E A UNIDADE PADRONIZADA FOI O SEGUNDO.
FICANDO ASSIM
E TUDO ISSO FOI POSSÍVEL PELA OBSERVAÇÃO DA NATUREZA. 24 HORAS É O TEMPO QUE A TERRA LEVA PARA COMPLETAR UM GIRO EM TORNO DE SEU PRÓPRIO EIXO. ESSE MOVIMENTO É CHAMADO DE ROTAÇÃO E TEM DURAÇÃO DE 1 DIA. VEJA A IMAGEM 1.
ACOMPANHE A EXPLICAÇÃO DA PROFESSSORA ALDA SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E AS MEDIDAS DE TEMPO.
UMA TORNEIRA PINGANDO 24 HORAS POR DIA, NA VAZÃO DE UMA GOTA POR SEGUNDO, DURANTE UM MÊS É UM DESPERDÍCIO. MAS, VOCÊ TEM IDEIA DE QUANTA ÁGUA ESTÁ SENDO DESPERDIÇADA?
VEJA O VÍDEO DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO A QUESTÃO ACIMA.
A ECONOMIA DE ÁGUA, NÃO DEVE SER PENSADA SÓ PARA DIMINUIR O GASTO MENSAL NA FATURA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO. ESSA ECONOMIA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DA ÁGUA POTÁVEL NO PLANETA TERRA E NECESSITA DE NOSSA CONSCIENTIZAÇÃO DESDE AS PEQUENAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA.
SISTEMATIZANDO…
DADOS:
TEMPO – 24 HORAS
TORNEIRA DEFEITUOSA NA VAZÃO DE: 1GOTA/SEGUNDO
PRIMEIRO PRECISAMOS DESCOBRIR QUANTOS SEGUNDOS TEM EM 24 HORAS.
VEJA O ESQUEMA APRESENTADO NA IMAGEM 2 A SEGUIR.
A UNIDADE DE MEDIDA PADRÃO DO TEMPO É O SEGUNDO. TEMOS ENTÃO A SEGUINTE RELAÇÃO:
60 SEGUNDOS = 1 MINUTO E 60 MINUTOS = 1 HORA
PARA SABER QUANTOS SEGUNDOS TEM EM UMA HORA BASTA MULTIPLICAR POR 3600 SEGUNDOS.
USE A CALCULADORA PARA FAZER ESTA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO 24 X 3600 E O RESULTADO SERÁ DE 86.400 SEGUNDOS.
FAZENDO A MULTIPLICAÇÃO POR DECOMPOSIÇÃO, FICA ASSIM:
72.000 + 14.400 = 86.400 SEGUNDOS
E NO ALGORITMO USUAL, FICA ASSIM:
CONCLUINDO…
DURANTE UM DIA, OU SEJA, 24 HORAS, A TORNEIRA PINGANDO DESPERDIÇA 86.400 GOTAS DE ÁGUA.
SABENDO QUE UM GOTA DE ÁGUA É APROXIMADAMENTE 0,05ml, VAMOS MULTIPLICAR 0,05 POR 86.400 PARA SABERMOS A QUANTIDADE DE ÁGUA DESPERDIÇADA.
USE A CALCULADORA: 86400 X 0,05 = 4.320ml
VOCÊ SE LEMBRA QUE 1000ml = 1 LITRO, ENTÃO A QUANTIDADE DESPERDIÇADA POR DIA É
COMPONENTES CURRICULARES | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | (EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO. |