Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 31/05/2021 (SEGUNDA-FEIRA). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
SUSTENTABILIDADE, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO, SÃO TERMOS UTILIZADOS FREQUENTEMENTE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E, SEM DÚVIDA, SÃO BASTANTE RELEVANTES POIS ESTÃO ASSOCIADOS À SOBREVIVÊNCIA DA NOSSA ESPÉCIE E DO NOSSO PLANETA. NO ENTANTO, NEM SEMPRE CONSEGUIMOS ASSOCIAR A PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE AO NOSSO COTIDIANO. NA AULA DE HOJE VEREMOS COMO ATRAVÉS DE ATITUDES SIMPLES PODEREMOS DAR NOSSA CONTRIBUIÇÃO!
https://cdn.pixabay.com/photo/2018/04/05/23/59/nature-3294632_960_720.jpg
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Consumo consciente: Sustentabilidade, eu colaboro?
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
O TERMO SUSTENTABILIDADE, OU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ESTÁ ASSOCIADO A HARMONIA ENTRE NATUREZA E OS EMPREENDIMENTOS HUMANOS. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DE FORMA PREDATÓRIA E POR CONSEQUÊNCIA A ESCASSEZ DESSES RECURSOS E OS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS, FIZERAM COM QUE O HOMEM COMEÇASSE A REPENSAR SUAS ATITUDES E REFLETIR SOBRE ESTRATÉGIAS PARA MANTER A HARMONIA ENTRE DESENVOLVIMENTO E O MEIO AMBIENTE NATURAL.
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
RECURSOS RENOVÁVEIS SÃO AQUELES ELEMENTOS NATURAIS QUE SE RENOVAM NATURALMENTE, COMO O SOLO, A ÁGUA E AS FLORESTAS.
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2020/06/08/16/04/water-5274951_960_720.jpg
NO ENTANTO, QUANDO O HOMEM OS CONSOME DE FORMA ACELERADA, IMPEDINDO SUA RENOVAÇÃO, ELES TENDEM A SEREM ESGOTADOS.
RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS, AO CONTRÁRIO DOS RENOVÁVEIS, SÃO AQUELES QUE NÃO SE RENOVAM NATURALMENTE QUANDO CONSUMIDOS, EXEMPLOS: OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS COMO O PETRÓLEO, O CARVÃO MINERAL E O GÁS NATURAL, ALGUNS MINÉRIOS COMO COBRE, OURO, PRATA E FERRO.
COMO POSSO CONTRIBUIR?
CONFIRA 5 AÇÕES INDIVIDUAIS QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
- ECONOMIZE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA
- REUTILIZE ÁGUA
- RECICLE SEU LIXO
- CONSUMA DE FORMA CONSCIENTE
- COBRE DAS AUTORIDADES PRIORIDADE NO CUIDADO DO MEIO AMBIENTE
AGORA É COM VOCÊ! APÓS REFLETIRMOS SOBRE QUESTÕES ACERCA DA SUSTENTABILIDADE, REALIZE AS SEGUINTES ATIVIDADES PARA REFORÇAR SEU APRENDIZADO:
ATIVIDADE 1
APÓS ASSISTIR UM VÍDEO NA INTERNET, SOBRE ECONOMIA DOMÉSTICA E SUSTENTABILIDADE, VITÓRIA PERCEBEU QUE PODERIA AJUDAR O MEIO AMBIENTE E ECONOMIZAR NA SUA CONTA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA. O QUE ELA FEZ?
- DIMINUIU SEU TEMPO NO BANHO
- PASSOU A REUTILIZAR A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR PARA LAVAR AMBIENTES
- REDUZIU A FREQUÊNCIA COM QUE LIGAVA O FERRO DE PASSAR
- MANTEVE LUZES ACESAS SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO
COMO RESULTADO SUA CONTA DE ÁGUA FOI DE R$85,00 PARA R$62,00 E SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA FOI DE R$190,00 PARA R$155,00. SABENDO DISSO, QUAL FOI O TOTAL ECONOMIZADO POR VITÓRIA EM SEU ORÇAMENTO DOMÉSTICO? VOCÊ ACREDITA QUE A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DE VITÓRIA VALEU À PENA?
ATIVIDADE 2
VOCÊ SABE QUANTO TEMPO UMA GARRAFA DE PLÁSTICO COMO ESSAS QUE EMBALAM PRODUTOS DE LIMPEZA OU ÁGUA DEMORA PARA SE DECOMPOR NO MEIO AMBIENTE? OU A MÁSCARA FACIAL DE PROTEÇÃO? PARA RESPONDER ESSA E OUTRAS DÚVIDAS, OBSERVE A TABELA A SEGUIR :
Decomposição de materiais | |
Materiais | Tempo de decomposição |
Papel | De 3 a 6 meses |
Panos | De 6 meses a 1 ano |
Filtro de cigarro | Mais de 5 anos |
Madeira pintada | Mais de 13 anos |
Náilon | Mais de 20 anos |
Metal | Mais de 100 anos |
Alumínio | Mais de 200 anos |
Plástico | Mais de 400 anos |
Vidro | Mais de 1.000 anos |
Borracha | Indeterminado |
ACHO QUE DEU DE PERCEBER O QUANTO O PROBLEMA AMBIENTAL E ESPECIALMENTE A GESTÃO DO LIXO REPRESENTA UM GRAVE PROBLEMA PARA A HUMANIDADE, SENDO ASSIM A PARTIR DE HOJE, FAÇA A SEPARAÇÃO DO SEU LIXO DOMÉSTICO, SEPARE OS MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA COLETA SELETIVA, COBRE DAS AUTORIDADES UM MAIOR CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE, CONSUMA COM CONSCIÊNCIA E TENHA A SATISFAÇÃO DE SABER QUE VOCÊ ESTÁ CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL!!!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0102) Distinguir as diversas formas de uso dos materiais, suas origens e relacionar ao consumo consciente. (EAJAMA0106) Compreender e construir fatos básicos da adição e subtração de números naturais e utilizá-los no cálculo mental ou escrito em situações diversas.(EAJAMA0141) Classificar os resultados de eventos cotidianos aleatórios para tomada de decisões. |