Geralmente, a cesta básica encontrada nos mercados é formada por produtos industrializados. Mas, existem alguns produtos que fazem parte da alimentação diária das pessoas e que não são industrializados, como a batata e o tomate.
No estudo de hoje, vamos conversar sobre o custo desse alimento no nosso orçamento e aprender uma receita deliciosa com a batata. Vamos lá?
ATIVIDADE 1
Acesse o link e assista ao vídeo sobre a história da batata:
ATIVIDADE 2
Agora, reflita um pouco sobre as seguintes questões:
– Em sua casa, vocês consomem batatas com regularidade?
– Quanto custa um quilo de batatas na feira ou supermercado que vocês costumam fazer compras?
– Pelo valor do quilo de batatas atualmente, qual é a quantidade de batatas que sua família consumiria por semana, em um mês?
– Quanto você gastaria por mês só para comprar as batatas?
ATIVIDADE 3
Você ou alguém da sua família cozinha bem? Vamos conhecer uma receita de purê batatas?
ATIVIDADE 4
Agora que você aprendeu a receita, quem sabe em sua próxima refeição tenha purê de batatas? Topa fazer? Hum, vai ficar uma delícia!
ATIVIDADE 5
Você deve saber receitas diferentes e deliciosas com o uso de batatas. Explique para alguém o modo de preparo de algum prato usando batatas. Se você tiver celular, que tal compartilhar essas receitas com seus familiares e amigos?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.(EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos textos em estudos. (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social.(EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais. (EAJALP0290) Participar de debates com autonomia problematizando situações da realidade social.(EAJALP02101) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. |
Matemática | EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores.(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. (EAJAMA0224) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas.(EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. |
EAJA – 1° Segmento – 1ª Séries – Educação Financeira e Empreendedorismo