Olá, educando (a)! Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 03/05/2021 (segunda-feira) .Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA CORRERIA DO COTIDIANO, TALVEZ VOCÊ NÃO TENHA OLHADO ATENTAMENTE AOS DETALHES MINUCIOSOS QUE ELEMENTOS COMUNS DA NATUREZA APRESENTAM. NA AULA DE HOJE TE CONVIDO A CONTEMPLAR E FAZER DESCOBERTAS DE PADRÕES MATEMÁTICOS ENCANTADORES QUE ESTÃO EM VÁRIOS ELEMENTOS NATURAIS E ARTÍSTICOS.
https://cdn.pixabay.com/photo/2016/06/15/13/56/pi-1458972_960_720.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM ATEMÁTICA: A BELEZA DA MATEMÁTICA
QUANDO OBSERVAMOS A BELEZA DE UMA FLOR, DE UMA OBRA ARQUITETÔNICA OU ARTÍSTICA, PODEMOS DEIXAR DE EXAMINAR ATENTAMENTE BELÍSSIMOS PADRÕES MATEMÁTICOS SEQUENCIAIS QUE COMPÕEM O ENCANTAMENTO DE CADA UM DESSES ELEMENTOS. NA AULA DE HOJE VAMOS OBSERVAR E APERFEIÇOAR ALGUNS DESSES PADRÕES E NOSSO OLHAR PARA A BELEZA QUE NOS CERCA.
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS SÃO UM CONJUNTO FINITO OU INFINITO DE NÚMEROS DISPOSTOS SEGUINDO UMA CERTA ORDEM.
EXEMPLOS:
A) 2,4,6,8,10…(O CONJUNTO DOS NÚMEROS PARES)
B) 0,5,10,15,20 (SEQUÊNCIA DE NÚMEROS ACRESCIDOS DE 5)
- SEQUÊNCIAS ESPECIAIS
- SEQUÊNCIA FIBONACCI: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89,… (NELA ESTÁ PRESENTE A CHAMADA PROPORÇÃO ÁUREA)
ESSA SEQUÊNCIA É MUITO COMUM NA NATUREZA E PODE SER OBSERVADA EM VÁRIOS SERES VIVOS, COMO PLANTAS, INSETOS, NO ROSTO HUMANO, ATÉ MESMO NO RABO DE UM CAMALEÃO E EM VÁRIAS ESTRUTURAS EM UM MESMO SER VIVO. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
A ESPIRAL DE FIBONACCI:
FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2019/02/11/17/57/fibonacci-3990275_960_720.jpg
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2020/02/12/16/44/succulent-plant-4843272_960_720.jpg
FONTE:http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/p06_i02.jpg
- OUTROS EXEMPLOS DE PADRÕES MATEMÁTICOS NA NATUREZA E ARQUITETURA
- FLORES COMO O GIRASSOL:
FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2016/08/28/23/24/sunflower-1627193_960_720.jpg
- ROSA E GOTÍCULAS DE ORVALHO:
FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/21/13/00/rose-165819_960_720.jpg
- ASAS DE UMA LIBÉLULA:
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/07/30/14/57/dragonfly-867888_960_720.jpg
- PIRÂMIDES DO EGITO:
FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2016/10/21/00/43/giza-1756946_960_720.jpg
- PARTENON NA GRÉCIA:
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/09/07/16/49/acropolis-2725917_960_720.jpg
Atividade 1
PARA IDENTIFICAR E COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS PADRÕES MATEMÁTICOS E A NATUREZA, ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA O SEGUINTE VÍDEO: “MATEMÁTICA E NATUREZA – SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE FIBONACCI E DEMAIS LEIS QUE REGEM O MUNDO”:
Atividade 2
AGORA QUE VOCÊ JÁ APRIMOROU SEU OLHAR QUANTO AO TEMA TRABALHADO NA AULA DE HOJE, OBSERVE AO SEU REDOR… NO CAMINHO DO TRABALHO OU NUMA SIMPLES CAMINHADA TENTE IDENTIFICAR PADRÕES MATEMÁTICOS NOS SERES VIVOS, PLANTAS OU OBJETOS QUE VOCÊ ENXERGAR A SUA VOLTA. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ FARÁ GRANDES DESCOBERTAS!
POR HOJE É SÓ, UM FORTE ABRAÇO E ATÉ MAIS!
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0117)RECONHECER PADRÕES OU REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS NATURAIS, OBJETOS, FIGURAS, CORES, TAMANHOS E FORMAS. (EAJAAR0104) CONHECER E EXPLORAR OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS ARTES VISUAIS(PONTO, LINHA FORMA, COR, ESPAÇO, TEXTURA, SUPORTES, VOLUME, LUZ RITMO, MOVIMENTO, ETC)UTILIZANDO-OS EM PRODUÇÕES ARTÍSTICAS PESSOAIS E COLETIVAS. |