You are currently viewing Matemática e Arte: Figuras geométricas

Matemática e Arte: Figuras geométricas

Olá, educando (a)! Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 03/05/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A IDENTIFICAR ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS COMO O CÍRCULO, O QUADRADO, O TRIÂNGULO E O RETÂNGULO. IREMOS TAMBÉM RELACIONAR ESSAS FIGURAS GEOMÉTRICAS À VÁRIOS ELEMENTOS ENCONTRADOS NO NOSSO AMBIENTE.

Almofadas, Figuras, A Geometria Do, Colorido, Diversão

https://cdn.pixabay.com/photo/2020/02/26/17/11/pads-4882349_960_720.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: A GEOMETRIA DAS COISAS

Eaja – Matemática – 2ªSérie – A Geometria das Coisas

A GEOMETRIA É UMA PARTE DA MATEMÁTICA QUE SE OCUPA EM ESTUDAR A FORMA, O TAMANHO E AS RELAÇÕES PRESENTES NOS OBJETOS QUE NOS CERCAM, SEJAM PRODUZIDOS PELO HOMEM OU NATURAIS:

Construção, Arquitetura, Marco, Atração Turística
Onda, Concêntrico, Outono, Ramo, Folhas

                 FONTE:  https://cutt.ly/LzzCNYY                                                       FONTE: https://cutt.ly/dzzCmAX 

ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOMETRIA

PONTO, RETA E PLANOcomo eu represento um ponto reta e plano? na - Brainly.com.br

FONTE: https://cutt.ly/pzzV4q6 

FIGURAS GEOMÉTRICAS

O QUADRADO E O RETÂNGULO

Interior, Design, Tabelas, Cadeiras, Branco, Parede

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/06/11/08/interior-2591364_960_720.jpg 

O TRIÂNGULO

Escola, Oldschool, Ivy, Ivywild, Retro, Vintage, Design

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/04/28/18/35/school-2269107_960_720.jpg

O CÍRCULO

Relógio, Tempo De, Rélogio De Ponto, Horas, Minuto
Luzes, Formas, Círculo, Junta Esférica, Decoração

FONTE: https://cutt.ly/4zz0Dy7        FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2018/01/15/04/33/lights-3083185_960_720.jpg

ARTE INDÍGENA E FIGURAS GEOMÉTRICAS

Coleção de elementos tribais Vetor grátis

FONTE:https://image.freepik.com/vetores-gratis/colecao-de-elementos-tribais_23-2147574958.jpg

Arte Aborígene, Pintura Aborígene, Pintura Indígena

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/10/26/04/37/aboriginal-art-503444_960_720.jpg

Imagem - Vaso globular Marajoara

FONTE: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/img/arqueologia_brasileira/471-1.jpg

Atividade 1

COMO VOCÊ PERCEBEU, AS FIGURAS GEOMÉTRICAS SE APRESENTAM EM VÁRIOS OBJETOS AO NOSSO REDOR. OBSERVE AS IMAGENS SEGUINTES E IDENTIFIQUE ALGUMAS DESSAS FIGURAS:

IMAGEM 1:

Casa, Home, Fachada, Exterior, Casa De Pedra

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/11/21/17/17/house-540796_960_720.jpg

IMAGEM 2:

Ruas, Noite, Luzes, Círculo, Rodovias, Vista Superior

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/05/02/15/30/streets-2278471_960_720.jpg

ATIVIDADE 2

A PEÇA APRESENTADA NA FIGURA ABAIXO É UM BELO EXEMPLO DE UM VASO PRODUZIDO POR UMA COMUNIDADE INDÍGENA QUE HABITOU A ILHA DE MARAJÓ NO PERÍODO DE 400 A 1400 D.C, NO ESTADO DO PARÁ, OS MARAJOARAS.

Arte marajoara: traços da cultura que sobrevive aos séculos

FONTE: https://laart.art.br/wp-content/uploads/2020/03/artemarajoara2.jpg

A PRESENÇA DE TRAÇOS GEOMÉTRICOS É UMA CARACTERÍSTICA DESSA BELÍSSIMA ARTE INDÍGENA. OBSERVANDO ESSA PEÇA VOCÊ IDENTIFICA INFLUÊNCIA DESSES POVOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA? VOCÊ ACREDITA QUE EXISTA UMA DEVIDA VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO?

FICA A DICA: PESQUISE UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA INDÍGENA E SUA RELAÇÃO COM A IDENTIDADE DO NOSSO PAÍS.

UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!

 EAJA: Objetivos de Aprendizagem e  Desenvolvimento(EAJAMA0126) IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS PLANAS (CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO) EM DESENHOS APRESENTADOS EM DIFERENTES DISPOSIÇÕES OU EM CONTORNOS DE FACES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DO MUNDO FÍSICO
 (EAJAMA0127) RECONHECER, COMPARAR E NOMEAR FIGURAS PLANAS (CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO) POR MEIO DE CARACTERÍSTICAS COMUNS E PROPRIEDADES, IDENTIFICANDO E CLASSIFICANDO OS POLÍGONOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE LADOS
(EAJAAR0118) RESGATAR E AMPLIAR A PERCEPÇÃO ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, RESSALTANDO SUAS INFLUÊNCIAS AO LONGO DA HISTÓRIA NAS DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.