Olá, educando (a)! Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 03/05/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER A IDENTIFICAR ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS COMO O CÍRCULO, O QUADRADO, O TRIÂNGULO E O RETÂNGULO. IREMOS TAMBÉM RELACIONAR ESSAS FIGURAS GEOMÉTRICAS À VÁRIOS ELEMENTOS ENCONTRADOS NO NOSSO AMBIENTE.
https://cdn.pixabay.com/photo/2020/02/26/17/11/pads-4882349_960_720.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: A GEOMETRIA DAS COISAS
A GEOMETRIA É UMA PARTE DA MATEMÁTICA QUE SE OCUPA EM ESTUDAR A FORMA, O TAMANHO E AS RELAÇÕES PRESENTES NOS OBJETOS QUE NOS CERCAM, SEJAM PRODUZIDOS PELO HOMEM OU NATURAIS:
FONTE: https://cutt.ly/LzzCNYY FONTE: https://cutt.ly/dzzCmAX
ELEMENTOS BÁSICOS DA GEOMETRIA
PONTO, RETA E PLANO
FONTE: https://cutt.ly/pzzV4q6
FIGURAS GEOMÉTRICAS
O QUADRADO E O RETÂNGULO
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/06/11/08/interior-2591364_960_720.jpg
O TRIÂNGULO
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/04/28/18/35/school-2269107_960_720.jpg
O CÍRCULO
FONTE: https://cutt.ly/4zz0Dy7 FONTE:https://cdn.pixabay.com/photo/2018/01/15/04/33/lights-3083185_960_720.jpg
ARTE INDÍGENA E FIGURAS GEOMÉTRICAS
FONTE:https://image.freepik.com/vetores-gratis/colecao-de-elementos-tribais_23-2147574958.jpg
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/10/26/04/37/aboriginal-art-503444_960_720.jpg
FONTE: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/img/arqueologia_brasileira/471-1.jpg
Atividade 1
COMO VOCÊ PERCEBEU, AS FIGURAS GEOMÉTRICAS SE APRESENTAM EM VÁRIOS OBJETOS AO NOSSO REDOR. OBSERVE AS IMAGENS SEGUINTES E IDENTIFIQUE ALGUMAS DESSAS FIGURAS:
IMAGEM 1:
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/11/21/17/17/house-540796_960_720.jpg
IMAGEM 2:
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/05/02/15/30/streets-2278471_960_720.jpg
ATIVIDADE 2
A PEÇA APRESENTADA NA FIGURA ABAIXO É UM BELO EXEMPLO DE UM VASO PRODUZIDO POR UMA COMUNIDADE INDÍGENA QUE HABITOU A ILHA DE MARAJÓ NO PERÍODO DE 400 A 1400 D.C, NO ESTADO DO PARÁ, OS MARAJOARAS.
FONTE: https://laart.art.br/wp-content/uploads/2020/03/artemarajoara2.jpg
A PRESENÇA DE TRAÇOS GEOMÉTRICOS É UMA CARACTERÍSTICA DESSA BELÍSSIMA ARTE INDÍGENA. OBSERVANDO ESSA PEÇA VOCÊ IDENTIFICA INFLUÊNCIA DESSES POVOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA? VOCÊ ACREDITA QUE EXISTA UMA DEVIDA VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO?
FICA A DICA: PESQUISE UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA INDÍGENA E SUA RELAÇÃO COM A IDENTIDADE DO NOSSO PAÍS.
UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0126) IDENTIFICAR E NOMEAR FIGURAS PLANAS (CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO) EM DESENHOS APRESENTADOS EM DIFERENTES DISPOSIÇÕES OU EM CONTORNOS DE FACES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DO MUNDO FÍSICO (EAJAMA0127) RECONHECER, COMPARAR E NOMEAR FIGURAS PLANAS (CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO) POR MEIO DE CARACTERÍSTICAS COMUNS E PROPRIEDADES, IDENTIFICANDO E CLASSIFICANDO OS POLÍGONOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE LADOS (EAJAAR0118) RESGATAR E AMPLIAR A PERCEPÇÃO ACERCA DO PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, RESSALTANDO SUAS INFLUÊNCIAS AO LONGO DA HISTÓRIA NAS DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS. |