OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.
NA AULA DE HOJE VOCÊ ENTENDERÁ DIREITINHO O QUE É TEMPERATURA. SERÁ QUE CALOR É SINÔNIMO DE TEMPERATURA? ENTENDA COMO OCORRE O FENÔMENO DA TEMPERATURA NO NOSSO CORPO E CONHEÇA O QUE TAMBÉM PODE INFLUENCIAR NO AUMENTO OU QUEDA DA TEMPERATURA NA NATUREZA.
ASSISTA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
QUANDO FALAMOS EM MEDIDAS, NOS LEMBRAMOS DO SISTEMA INTERNACIONAL DE GRANDEZAS E MEDIDAS QUE PADRONIZOU MUNDIALMENTE AS UNIDADES DE MEDIDAS COMO O METRO, A GRAMA, O SEGUNDO E TAMBÉM A TEMPERATURA.
NO BRASIL A UNIDADE PADRONIZADA PARA MEDIR A TEMPERATURA É CHAMADA CELSIUS (ºC). EM OUTROS PAÍSES SÃO USADOS O FAHRENHEIT E O KELVIN.
MAS QUAL INSTRUMENTO USAMOS PARA MEDIR A TEMPERATURA?
AH, COM CERTEZA VOCÊ CONHECE O MAIS COMUM, QUE É O TERMÔMETRO. ESTE MESMO, USADO PARA MEDIR SE VOCÊ OU SUA CRIANÇA ESTÁ COM FEBRE E HOJE, COM A SITUAÇÃO PANDÊMICA VIVIDA NO MUNDO, É O INSTRUMENTO OBRIGATÓRIO NOS PROTOCOLOS DE BIOSEGURANÇA NA ENTRADA DE VÁRIAS INSTITUIÇÕES, MEDINDO A NOSSA TEMPERATURA PARA CONTROLE DA TEMPERATURA PARA VER SE VOCÊ ESTÁ COM FEBRE, QUE É UM DOS SINTOMAS DA COVID-19.
O QUE É TEMPERATURA?
VAMOS PENSAR NO CORPO HUMANO PARA ENTENDER O QUE É TEMPERATURA.
NOSSO CORPO É FORMADO POR MOLÉCULAS E ESTAS MOLÉCULAS ESTÃO EM CONSTANTE AGITAÇÃO. SOB O EFEITO DE SOL FORTE, A AGITAÇÃO AUMENTA. QUANDO MEDIMOS O GRAU DE MOVIMENTAÇÃO DESTAS MOLÉCULAS ESTAMOS MEDINDO A TEMPERATURA. QUANTO MAIS ELAS SE AGITAM, MAIS ALTA É A TEMPERATURA. SE ESTIVER NUBLADO, AS MOLÉCULAS RECEBERÃO MENOS CALOR E SE AGITARÃO MENOS, E MENOR SERÁ A TEMPERATURA.
ALÉM DOS RAIOS DE SOL, HÁ OUTROS FATORES QUE INTERFEREM NA TEMPERATURA COMO, POR EXEMPLO, LATITUDE, RELEVO E CORRENTES MARÍTIMAS.
AH, TEMPERATURA E CALOR SÃO COISAS BEM DIFERENTES, COM UNIDADES DE MEDIDAS TAMBÉM DIFERENTES. ENQUANTO TEMPERATURA É O GRAU DE AGITAÇÃO ENTRE AS MOLÉCULAS, CALOR É A ENERGIA TOTAL DESTAS MOLÉCULAS EM UM CORPO E A UNIDADE DE MEDIDA É O JOULES (J).
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM TEXTO RELATANDO UMA SITUAÇÃO REAL DE AUMENTO DA TEMPERATURA NO SEU COTIDIANO, INCLUINDO OS CONCEITOS DE TEMPERATURA E AS POSSÍVEIS CAUSAS DE ELEVAÇÃO DESSA TEMPERATURA. A SITUAÇÃO PODE SER REFERENTE AO CLIMA OU TAMBÉM EM RELAÇÃO À TEMPERATURA CORPORAL.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0317) IDENTIFICAR AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA E NA TERCEIRA IDADE. |
Referências: | https://www.infoescola.com/termodinamica/medidas-de-temperatura/https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/grandezas-e-medidas-4ano/temperatura/v/entendendo-temperatura |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).