ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DIVISÃO EXATA OU INEXATA?
A DIVISÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA QUE INDICA REPARTIR, DISTRIBUIR, OU SEPARAR UMA QUANTIDADE EM PARTES IGUAIS.
DIVISÃO EXATA
A DIVISÃO SERÁ EXATA QUANDO NÃO HÁ SOBRAS, COMO NO EXEMPLO A SEGUIR.
- AS DOAÇÕES PARA A HORTA
OS VIZINHOS DOARAM 56 MUDAS PARA HORTA. ESSAS MUDAS FORAM DISTRIBUÍDAS IGUALMENTE EM 4 CANTEIROS. QUANTAS MUDAS FORAM PLANTADAS EM CADA UM DOS CANTEIROS?
DIVIDINDO IGUALMENTE AS 56 MUDAS NOS 4 CANTEIROS, SERÃO PLANTADAS 14 MUDAS EM CADA UM DOS CANTEIROS. OBSERVE QUE TODAS AS MUDAS FORAM USADAS E NÃO TEM SOBRA. A DIVISÃO É EXATA.
VEJA COMO SE ESTRUTURA ESSA DIVISÃO:
DIVISÃO INEXATA
A DIVISÃO SERÁ NÃO EXATA OU INEXATA, QUANDO HOUVER SOBRAS, COMO NO EXEMPLO ABAIXO.
- ALFACES NAS CAIXAS
NA HORTA COMUNITÁRIA, A PRIMEIRA COLHEITA RENDEU 30 PÉS DE ALFACE. BERENICE REPARTIU OS PÉS DE ALFACE EM 4 CAIXAS COLOCANDO A MESMA QUANTIDADE EM CADA CAIXA. QUANTOS PÉS DE ALFACE BERENICE GUARDOU EM CADA CAIXA?
DISTRIBUINDO IGUALMENTE OS 30 PÉS DE ALFACE NAS 4 CAIXAS, CABEM 7 PÉS DE ALFACE EM CADA CAIXA E AINDA SOBRAM 2 PÉS. A DIVISÃO É INEXATA.
QUESTÃO 1
NA HORTA COMUNITÁRIA DO BAIRRO RIO CLARO, FORAM COLHIDAS 27 ESPIGAS DE MILHO. ESSAS ESPIGAS FORAM DIVIDIDAS ENTRE 3 FAMÍLIAS. TODAS AS FAMÍLIAS RECEBERAM A MESMA QUANTIDADE DE ESPIGAS DE MILHO. CADA FAMÍLIA RECEBEU
(A) 6 ESPIGAS DE MILHO.
(B) 7 ESPIGAS DE MILHO.
(C) 8 ESPIGAS DE MILHO.
(D) 9 ESPIGAS DE MILHO.
QUESTÃO 2
A COMUNIDADE RIO CLARO RECEBEU UMA DOAÇÃO DE 38 MUDAS DE RÚCULA. AS MUDAS SERÃO PLANTADAS NA HORTA COMUNITÁRIA DO BAIRRO. PARA SEREM TRANSPORTADAS ATÉ A HORTA, AS MUDAS FORAM DISTRIBUÍDAS EM 5 CAIXOTES.
FOI COLOCADA A MESMA QUANTIDADE DE MUDAS EM CADA CAIXOTE. ENTÃO RESPONDA:
A) QUANTAS MUDAS FORAM COLOCADAS EM CADA CAIXOTE?
B) TODAS AS MUDAS FORAM COLOCADAS NOS 5 CAIXOTES, OU TEVE SOBRAS?
QUESTÃO 3
UMA ÁREA DE 12 METROS QUADRADOS SERÁ DIVIDIDA EM 4 CANTEIROS DA HORTA, TODOS DO MESMO TAMANHO. CADA CANTEIRO TERÁ
(A) 3 METROS QUADRADOS.
(B) 4 METROS QUADRADOS.
(C) 5 METROS QUADRADOS.
(D) 6 METROS QUADRADOS.
QUESTÃO 4
A) NA SUA ESCOLA TEM UMA HORTA?
B) SE TIVER, QUAIS ALIMENTOS SÃO PRODUZIDOS NESSA HORTA? SE NÃO TIVER, QUAIS ALIMENTOS PODERIAM SER PRODUZIDOS NA HORTA DA ESCOLA?
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0112) Resolver situações-problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, por meio de estratégias e registros pessoais. (EJACI0119) Reconhecer a importância de diferentes experiências na produção e consumo de alimentos orgânicos e práticas de hortas comunitárias. |
REFERÊNCIAS | SOUZA, Cassia Garcia de. et al, É bom aprender – edição renovada. Educação de Jovens e Adultos. Volume 3. SP. |