Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
O PARCELAMENTO É UMA FORMA DE PAGAMENTO MUITO USADA PELOS BRASILEIROS. A IDEIA É: DIVIDIR A DESPESA EM PARCELAS IGUAIS. MAS É IMPORTANTE QUE O TRABALHADOR FIQUE ATENTO ÀS CONTAS NA HORA DA COMPRA, PORQUE O PARCELAMENTO PODE COMPROMETER O ORÇAMENTO.
É CLARO QUE A OPERAÇÃO DA DIVISÃO NÃO SE APLICA SÓ NO PARCELAMENTO DE COMPRAS, MAS EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE SE DESEJA REPARTIR, DISTRIBUIR EM PARTES IGUAIS.
NESSA ATIVIDADE, A PROPOSTA É SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVAM A DIVISÃO COM DIVISOR DE ATÉ DUAS ORDENS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
OBSERVE A FATURA DE CARTÃO DE CRÉDITO ABAIXO.
RESPONDA:
A) QUAIS COMPRAS FORAM PARCELADAS?
B) SOBRE A COMPRA “LOJA CELULAR”, QUAL É O NÚMERO TOTAL DE PARCELAS? QUANTAS JÁ FORAM PAGAS?
QUESTÃO 2
MARISA COMPROU SAPATOS PARA ELA E SUAS DUAS NETAS. O VALOR TOTAL DA COMPRA FOI R$246,00. SE MARISA ESCOLHEU PAGAR A DESPESA EM 6 PARCELAS. QUAL É O VALOR DE CADA PARCELA?
QUESTÃO 3
UMA GELADEIRA CUSTA R$ 1.448,00 E PODE SER PAGA EM 12 PARCELAS SEM ACRÉSCIMO NO VALOR DO PRODUTO. QUAL SERÁ O VALOR DE CADA PARCELA SE O CONSUMIDOR ESCOLHER PAGAR EM 12 PRESTAÇÕES?
QUESTÃO 4
NA CASA DE JOÃO, OS PÉS DE MANGA PRODUZEM MUITOS FRUTOS E ELE VENDE PARTE DESSA PRODUÇÃO. NO ANO PASSADO, JOÃO VENDEU 625 MANGAS QUE FORAM SEPARADAS EM EMBALAGENS COM 5 FRUTAS EM CADA UMA. QUANTAS EMBALAGENS JOÃO USOU?
SAIBA MAIS:
A DIVISÃO, COMO OPERAÇÃO MATEMÁTICA, INDICA REPARTIR EM PARTES IGUAIS. VOCÊ PODE ATÉ USAR UMA CALCULAR PARA FAZER UMA DIVISÃO, MAS É INTERESSANTE SABER COMO É ESSE PROCESSO. NOS VÍDEOS “DIVISÃO: DIVISOR COM DUAS ORDENS”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, E VEJA COMO FAZER UMA DIVISÃO USANDO O MÉTODO DA CHAVE.
Acesse essa proposta didática (slides 24 e atividade 24) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0209) Resolver situações-problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, por meio de estratégias e registros pessoais |
Língua Portuguesa | (EAJALP0144) Compreender finalidade de textos e livros literários que circulam em diferentes instâncias da vida social. |
Referências | SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD. |