Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Critérios de Divisibilidade
Os critérios de divisibilidades são regras que auxiliam as pessoas a verificarem se um número é divisível por outro. São utilizados no cotidiano das pessoas que necessitam, sem o uso de calculadora, realizar divisões.
Imagem: canva.com/calculadora
Por exemplo:
Paulo tem 3 filhos e precisa repartir, em quantidades iguais e inteiras, uma herança de 63987 reais. Será que essa divisão seria possível?
Você poderá resolver essa divisão utilizando uma calculadora, mas se não tiver?
Sabendo o critério de divisibilidade por 3, com certeza sua resposta será sim.
Só para lembrar:
Um número será divisível por outro quando o resto da divisão entre eles for igual a zero.
Vou apresentar alguns critérios de divisibilidade, outros você pode acessar os slides no link BAIXE SLIDES.
1º) Critério de divisibilidade por 2.
O número natural deve ser PAR, ou seja, terminar em 0, 2, 4, 6 ou 8.
Exemplo: 2894 (Número par terminado em 4).
Observe a divisão e veja que o resto é igual a zero.
2º) Critério de divisibilidade por 3.
A soma de todos os algarismos no número natural deve ser um número múltiplo de 3 (divisível por 3).
Exemplo: 7524
Soma dos algarismos = 7+5+2+4 = 18 (18 é divisível por 3).
Veja que o resto, na divisão, é igual a zero.
3º) Divisibilidade por 5.
O número natural deve terminar em 0 (zero) ou 5.
Exemplos: 1260 e 3245
Veja que nas divisões o resto deu zero.
4º) Divisibilidade por 9.
Semelhante ao critério do 3, neste caso a soma dos algarismos do número natural deve ser um número múltiplo de 9 (divisível por 9).
Exemplo: 9738
Soma dos algarismos = 9+7+3+8=27 (27 é divisível por 9).
Veja a divisão com resto zero.
5º) Divisibilidade por 10, 100 e 1000.
Um número natural será divisível por 10, 100 ou 1000 se terminar, respectivamente, em 0, 00 ou 000.
Exemplo:
a) 250 divide por 10 pois termina em 0 (zero).
b) 1300 divide por 100 pois termina em 00.
c) 71000 divide por 1000 pois termina em 000.
Agora vamos para a atividade.
Questão 01
O Sr. João precisa dividir uma herança de R $98396,00 entre seus 9 filhos, só que a divisão deverá ser inteira. Seu filho, Paulo, disse que essa divisão é possível pois aprendeu, na escola, o critério de divisibilidade por 9.
E você, acha que é possível? Justifique sua resposta utilizando o critério e realizando a divisão.
Questão 02
De acordo com os critérios de divisibilidade, podemos afirmar que
(A) um número será divisível por 3 se ele for ímpar.
(B) um número será divisível por 4 se terminar em 00.
(C) um número será divisível por 5 se ele terminar somente em 5.
(D) um número será divisível por 6 se ele for par.
Questão 03
A costureira Paula recebeu uma encomenda para fazer algumas faixas. Para realizar o serviço, ela precisa dividir um rolo de 876 metros de fita em 3 partes iguais. De imediato, pegou a calculadora para realizar a divisão, porém, lembrou da última aula de matemática e concluiu que a divisão seria um número exato.
A) Paula está certa?
B) Justifique sua resposta utilizando o critério de divisibilidade por 3 e realizando a divisão.
Questão 04
Aplicando os critérios de divisibilidade, podemos afirmar que
(A) 483 é divisível por 2.
(B) 896 é divisível por 3.
(C) 234 é divisível por 4.
(D) 230 é divisível por 100.
Saiba mais
Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais sobre os critérios de divisibilidade.
Autoria | Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0409) Compreender e aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |