ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1ª/2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
OS NÚMEROS SÃO FORMADOS POR ALGARISMOS. VEJA:
OS NÚMEROS ACIMA SÃO FORMADOS PELOS MESMOS ALGARISMOS. MAS SÃO NÚMEROS DIFERENTES PORQUE OS ALGARISMOS MUDAM DE POSIÇÃO.
A DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS AJUDA A COMPREENDER ISSO MELHOR.
DECOMPOR É SEPARAR AS PARTES QUE FORMAM O NÚMERO. É ESCREVER O NÚMERO COMO UMA SOMA DAS UNIDADES REPRESENTADAS POR CADA UM DOS SEUS ALGARISMOS.
LEMBRANDO QUE:
1 CENTENA = 100 UNIDADES.
1 DEZENA = 10 UNIDADES.
DECOMPONDO OS NÚMEROS ACIMA 721 E 172 USANDO O QUADRO VALOR DE LUGAR.
IMPORTANTE COMPREENDER A DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS. ISTO FACILITA A LEITURA, A ESCRITA E TAMBÉM A REALIZAR OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
ARTUR FOI AO BANCO SACAR DINHEIRO NO CAIXA ELETRÔNICO. POR SEGURANÇA, O SISTEMA PEDIU PARA CONFIRMAR OS TRÊS PRIMEIROS ALGARISMOS DO CPF DE ARTUR. ELE DIGITOU 549.
A) ESCREVA O NÚMERO 549 POR EXTENSO.
B) QUAL É O ALGARISMO OCUPA A ORDEM DAS CENTENAS?
C) O NÚMERO 4 ESTÁ NA ORDEM DAS DEZENAS. QUANTAS UNIDADES ESSE ALGARISMO REPRESENTA?
QUESTÃO 2
O CEP É UMA DAS INFORMAÇÕES USADAS NO ENDEREÇO. O FINAL DO CEP DA SEDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA É O NÚMERO 155.
A DECOMPOSIÇÃO DE 155 É
(A) 5 CENTENAS, 1 DEZENA E 5 UNIDADES.
(B) 1 CENTENA, 1 DEZENA E 5 UNIDADES.
(C) 1 CENTENA, 5 DEZENAS E 5 UNIDADES.
(D) 1 CENTENA E 5 UNIDADES.
QUESTÃO 3
QUANDO PERGUNTARAM À RITA QUAL ERA O NÚMERO DA RESIDÊNCIA DELA, A RESPOSTA FOI: 9 CENTENAS, 2 DEZENAS E 4 UNIDADES.
O NÚMERO DA CASA DE RITA É
(A) 429.
(B) 492.
(C) 294.
(D) 924.
QUESTÃO 4
PEDRO PEGOU UMA SENHA COM O NÚMERO 538.
A) DECOMPONHA ESSE VALOR.
B) USANDO OS ALGARISMO 3, 5 E 8, QUE OUTROS NÚMEROS VOCÊ CONSEGUE FORMAR?
SAIBA MAIS
EM MATEMÁTICA, A DECOMPOSIÇÃO DE UM NÚMERO NATURAL É O MESMO QUE SEPARÁ-LO EM PARTES MENORES. A DECOMPOSIÇÃO PODE SER MUITO ÚTIL NAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COMO A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA SOBRE “ADIÇÃO POR DECOMPOSIÇÃO” E ENTENDA COMO FUNCIONA ESSE MÉTODO DE ADIÇÃO.
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E HISTÓRIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EAJAMA0109) Compor e decompor número de até três ordens, por meio de diferentes adições. (EAJAHI0106) Reconhecer o seu pertencimento a um grupo social, família, comunidade, trabalho e conscientizar-se de sua identidade social. |
REFERÊNCIAS | NOÉ, Marcos. Conhecendo os números. Escola kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-os-numeros.htm, consultado em 23/06/2022 |