You are currently viewing Matemática – Comparando valores da cesta básica

Matemática – Comparando valores da cesta básica

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 2ª série da Eaja – foi veiculada na TV no dia 08/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: “alimentos” Disponível: www.pixabay.com

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM?
EM NOSSA AULA HOJE VAMOS ANALISAR AS VARIAÇÕES DE VALORES DA CESTA BÁSICA, IDENTIFICANDO PRODUTOS “MAIS CAROS” E/OU “MAIS BARATOS” EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO, A FIM DE AVALIAR O QUE CHAMAMOS DE PODER DE COMPRA. 

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Eaja – Matemática – 2ª Série – Aula 1 – Comparando Valores da Cesta Básica
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bYDCfcmbBzE> acesso em 5, mar. 2021

NESSA ATIVIDADE VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO, UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS E REGRAS QUE ORGANIZAM A MOEDA, BEM COMO AS INICIATIVAS ECONÔMICAS EM NOSSO PAÍS. 

ATIVIDADE 1 

VAMOS LER UM POUCO SOBRE ESSE TEMA?! 

EXISTE NO BRASIL UM DEPARTAMENTO CHAMADO DIEESE (DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS), É UMA ENTIDADE CRIADA E MANTIDA PELO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER PESQUISAS QUE CONTRIBUAM COM AS DEMANDAS DOS TRABALHADORES.

O DIEESE DIVULGOU A PESQUISA NACIONAL DA CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS EM 11 DE JANEIRO DE 2021.  OS DADOS DESSA PESQUISA INDICARAM QUE, EM 2020, OS PREÇOS DO CONJUNTO DE ALIMENTOS BÁSICOS, NECESSÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES DE UMA PESSOA ADULTA (CONFORME DECRETO-LEI 399/1938) AUMENTARAM EM TODAS AS CAPITAIS. 

VEJA ABAIXO OS DADOS REFERENTES À CAPITAL GOIANA:

MÊS DE REFERÊNCIA ANOVALOR DA CESTA BÁSICA
Dezembro2011246,70
Dezembro2012263,17
Dezembro2013274,67
Dezembro2014301,21
Dezembro2015335,87
Dezembro2016386,84
Dezembro2017360,70
Dezembro2018388,86
Dezembro2019454,75
Dezembro2020563,80
Fonte: OLIVEIRA, A.P.M. Elaborado com base nos dados do DIEESE, 2021. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/cesta/produto> acesso em 3, fev. 2021

ATIVIDADE 2

APÓS A LEITURA DO TEXTO E OBSERVAÇÃO DO QUADRO ACIMA, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES: 

A) COMO PODERÍAMOS LER O NÚMERO QUE REPRESENTA O VALOR DA CESTA BÁSICA EM DEZEMBRO DE 2020? VAMOS ESCREVER POR EXTENSO?

563,80:_________________________________________________

ATIVIDADE 3

VOCÊ REPAROU QUE ESSE NÚMERO (563,80) TEM UMA PARTE SEPARADA POR VÍRGULA? ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DOS NÚMEROS DECIMAIS. NO REAL, A MOEDA USADA NO BRASIL, OS VALORES SÃO REPRESENTADOS POR NÚMEROS DECIMAIS. DIFERENTE DOS NÚMEROS NATURAIS QUE REPRESENTAM OS ANOS NO QUADRO EM QUESTÃO. 

A) QUAL ERA O VALOR DA CESTA BÁSICA HÁ DEZ ANOS ATRÁS? VAMOS ESCREVER?

246,70:________________________________________________

ATIVIDADE 4

EM SEU CADERNO, FAÇA UMA LISTA DE PRODUTOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS NA CESTA BÁSICA DE SUA FAMÍLIA. 
AGORA, VEJA UMA LISTA COM SUGESTÕES DE PREÇOS E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

SUGESTÃO DE PREÇOS
ARROZ – R$ 25,00
FEIJÃO – R$ 9,00
AÇÚCAR 2KG – R$ 6,00
ÓLEO – R$ 8,00
LEITE – R$ 4,00

  • SE QUISERMOS COMPRAR ALGUNS DESSES ITENS, TENDO 30 REAIS, O QUE SERÁ POSSÍVEL COMPRAR? HAVERÁ TROCO?
  • QUAL DESSES ITENS É O MAIS CARO?_________ E O MAIS BARATO?________
  • E SE QUISERMOS IR AO SUPERMERCADO E COMPRAR TODOS ESSES ITENS, QUANTO DINHEIRO TEREMOS QUE LEVAR? _____________.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. 
(EAJAMA0201) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna (por extenso).
(EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores.
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. GOIÂNIA. Alfabetização na Eaja: orientações pedagógicas para a 1ª e 2ª séries. Outubro, 2020.
GOIÂNIA. Matriz estruturante Eaja – 2021 1º Segmento. Versão preliminar, 2021.COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.