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Matemática – Comparando frações

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Frações

Uma fração é uma representação numérica que descreve uma parte de um todo ou de uma quantidade. Ela é composta por um numerador, que indica a quantidade de partes consideradas, e um denominador, que indica em quantas partes iguais o todo foi dividido.

Imagem: canva.com/frações

Compreender e utilizar frações nos auxilia a descrever de forma precisa e adequada as partes de um conjunto ou de uma divisão.

Comparação de frações

Comparar duas ou mais frações é o mesmo que determinar a relação de tamanho entre elas.

Ao compararmos duas frações estaremos verificando qual delas é maior, menor ou igual a outra.

Como fazer isso?

Podemos fazer isso obtendo o quociente entre o numerador e o denominador ou encontrando frações equivalentes com o mesmo denominador. 

Utilizando o quociente

Quem é maior 2/3 ou 1/4?

Dividindo 2 para 3 obtemos 0,67 e 1 para 4 obtemos 0,25, como 0,67 é maior do que 0,25, concluímos que 2/3 é maior do que 1/4.

Utilizando frações equivalentes

Antes vamos relembrar o que são frações equivalentes.

Frações equivalentes são aquelas que estão escritas de forma diferente, mas que representam a mesma quantidade.

Como reconhecê-las?

Simples, basta simplificar, ou seja, dividir o numerador e o denominador por um divisor comum. 

  • 4/6 é equivalente a 2/3, simplificando 4/6 por 2, obtemos 2/3.
  • 5/8 é equivalente a 15/24, simplificando 15/24 por 3, obtemos 5/8.  

Uma outra forma de obter frações equivalentes é multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número. 

Por exemplo, duas frações equivalentes a 5/4 são: 10/8 (multiplicamos por 2) e 15/12 (multiplicamos por 3).

Agora o exemplo utilizando frações equivalentes.

Quem é maior 3/4 ou 5/6?

Neste caso vou determinar frações equivalentes com o mesmo denominador. 

Vamos escolher o denominador 12 por ser um múltiplo comum de 4 e 6. 

  • Multiplicando 3/4 por 3 obtemos 9/12. 
  • Multiplicando 5/6 por 2 obtemos 10/12. 

Agora é só fazer a comparação dos numeradores, como 10 é maior do que 9 concluímos que 5/6 é maior do que 3/4.

Atividade

Questão 01

Um professor de culinária está preparando duas receitas de bolo. A primeira receita pede 2/3 de xícara de açúcar, enquanto a segunda receita pede 3/4 de xícara de açúcar.

(A) Qual das duas receitas utiliza uma quantidade maior de açúcar? Por quê?

(B) Como a comparação das frações pode ser útil para o professor na hora de preparar as receitas?

Questão 02

Uma fração equivalente a 3/5 é a

(A) 2/3

(B) 4/10

(C) 6/15

(D) 8/12

Questão 03

Em uma fazenda, um terreno foi dividido em três partes para plantio de diferentes culturas. As frações correspondentes à área de cada cultivo são: 1/6 para trigo, 2/9 para milho e 5/18 para feijão.

(A) Qual cultura ocupa a maior fração da área total do terreno?

(B) Qual cultura ocupa a menor fração da área total do terreno?

Questão 04

Em uma competição de atletismo, quatro corredores estão disputando uma prova de revezamento. Cada corredor precisa percorrer uma parte da pista. As frações correspondentes à distância percorrida por cada corredor são: 1/5, 2/7, 3/10 e 1/3.

O corredor que percorre a maior fração da distância total da prova é o

(A) Corredor 1

(B) Corredor 2

(C) Corredor 3

(D) Corredor 4

Saiba mais

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais sobre frações.

canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0410) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.