Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 5ª Série da Eaja.
Nesta aula, você irá identificar as características e classificar os quadriláteros com relação aos seus lados e ângulos.
Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.
Polígono (Definição): são figuras fechadas formadas apenas por seguimentos de reta que não se cruzam, a não ser nas suas extremidades.
Quadrilátero (Definição): o quadrilátero é um polígono de 4 lados.
Elementos de um quadrilátero
Observe o quadrilátero da figura:
Classificação dos Quadriláteros
Podemos classificar os quadriláteros de acordo com o número de lados paralelos.
Classificação dos Paralelogramos
Os paralelogramos são os quadriláteros que possuem dois lados paralelos dois a dois e podem ser classificados de acordo com a medida dos seus lados e a medida dos seus ângulos internos.
Classificação dos Trapézios
Os trapézios são os quadriláteros que possuem apenas dois lados paralelos que são chamados de base (maior e menor). Eles são classificados de acordo com a medida dos seus lados paralelos e dos seus ângulos.
Exercícios resolvidos
- Entre os quadriláteros apresentados a seguir, identifique quais são paralelogramos e quais são trapézios.
Resposta: De acordo com a teoria estudada, os itens II, IV, V, VI, IX e X são paralelogramos e os itens III e VII são trapézios. Os itens I e VIII são quadriláteros quaisquer.
- As retas a e b são paralelas. Helena desenhou alguns quadriláteros na região entre as retas a e b.
Observe atentamente os desenhos de Helena e responda às perguntas a seguir.
a) Quais dessas figuras são paralelogramos?
Resposta: 1, 3 e 4
b) Dentre os quadriláteros, qual figura é: um retângulo? um quadrado? Resposta: Retângulo (4) Quadrado (3)
c) Quais desses quadriláteros desenhados são trapézios?
Resposta: 2 e 5
d) Dentre os trapézios, qual deles é um trapézio retângulo?
Resposta: 2
Exercícios Propostos
- Observe os quadriláteros representados na malha quadriculada e, quando possível, classifique-os em: paralelogramo, trapézio, retângulo, losango ou quadrado.
2. Desenhei alguns quadriláteros na malha quadriculada abaixo.
Escreva quais deles são:
a) Paralelogramos
b) Trapézios
3. De acordo com a teoria estudada, classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas.
a) O trapézio pode ser um losango
b) Todo quadrilátero é paralelogramo e trapézio
c) Um quadrado é retângulo e losango
d) Todo losango é paralelogramo
Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0529) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação à lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles. |
Referências: | Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 7o ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018 |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).