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Castelo Monumento Fort - Foto gratuita no Pixabay

Matemática – Características e classificação dos quadriláteros

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 5ª Série da Eaja.

Castelo Monumento Fort – Foto gratuita no Pixabay

Nesta aula, você irá identificar as características e classificar os quadriláteros com relação aos seus lados e ângulos.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Características e classificação dos quadriláteros | Matemática – aula 14 | 5ª série – Eaja

Polígono (Definição): são figuras fechadas formadas apenas por seguimentos de reta que não se cruzam, a não ser nas suas extremidades.

Quadrilátero (Definição): o quadrilátero é um polígono de 4 lados.

Elementos de um quadrilátero

Observe o quadrilátero da figura:

Imagem disponível em: PNLD Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 7o ano, p.162

Classificação dos Quadriláteros

Podemos classificar os quadriláteros de acordo com o número de lados paralelos.

Imagens dos quadriláteros disponíveis em: PNLD Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 7o ano, p.162.

Classificação dos Paralelogramos

Os paralelogramos são os quadriláteros que possuem dois lados paralelos dois a dois e podem ser classificados de acordo com a medida dos seus lados e a medida dos seus ângulos internos.

Imagens dos paralelogramos disponível em: PNLD Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 7o ano, p.163.

Classificação dos Trapézios

Os trapézios são os quadriláteros que possuem apenas dois lados paralelos que são chamados de base (maior e menor). Eles são classificados de acordo com a medida dos seus lados paralelos e dos seus ângulos.

Imagens dos trapézios disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano, p. 222.

Exercícios resolvidos

  1. Entre os quadriláteros apresentados a seguir, identifique quais são paralelogramos e quais são trapézios.
Imagens dos paralelogramos disponível em: PNLD Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 7o ano, p. 164.

Resposta: De acordo com a teoria estudada, os itens II, IV, V, VI, IX e X são paralelogramos e os itens III e VII são trapézios. Os itens I e VIII são quadriláteros quaisquer.

  1. As retas a e b são paralelas. Helena desenhou alguns quadriláteros na região entre as retas a e b. 
Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano, p. 223.

Observe atentamente os desenhos de Helena e responda às perguntas a seguir. 

a) Quais dessas figuras são paralelogramos?

Resposta: 1, 3 e 4

b) Dentre os quadriláteros, qual figura é: um retângulo? um quadrado? Resposta: Retângulo (4) Quadrado (3)

c) Quais desses quadriláteros desenhados são trapézios?

Resposta:  2 e 5

d) Dentre os trapézios, qual deles é um trapézio retângulo?

Resposta: 2

Exercícios Propostos

  1. Observe os quadriláteros representados na malha quadriculada e, quando possível, classifique-os em: paralelogramo, trapézio, retângulo, losango ou quadrado.
Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano, p. 102.

2. Desenhei alguns quadriláteros na malha quadriculada abaixo.

Escreva quais deles são:

a) Paralelogramos

b) Trapézios

3. De acordo com a teoria estudada, classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas.

a) O trapézio pode ser um losango

b) Todo quadrilátero é paralelogramo e trapézio

c) Um quadrado é retângulo e losango

d) Todo losango é paralelogramo

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0529) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação à lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Referências:Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 7o ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).