Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O que é probabilidade?
É uma maneira de quantificar o grau de confiança que temos em que um evento específico ocorra ou não ocorra. Quanto maior a probabilidade de um evento, mais confiantes estamos de que ele acontecerá, e quanto menor a probabilidade, mais incertos estamos sobre sua ocorrência.
Imagem: canva.com/probabilidade
Alguns conceitos que se faz necessário saber
Para se calcular a probabilidade é preciso conhecer alguns elementos importantes que ajudam a compreender e calcular as chances de um evento ocorrer.
Espaço Amostral: é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento.
- Por exemplo, ao lançar um dado, o espaço amostral é {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
Evento: é um subconjunto (um pedaço) do espaço amostral que representa um resultado específico ou um conjunto de resultados desejados.
- Por exemplo, obter um número ímpar ao lançar um dado.
Número de Resultados Favoráveis: é o número de resultados no espaço amostral que satisfazem as condições do evento.
- Por exemplo, para o evento “obter um número ímpar ao lançar um dado”, há 3 resultados favoráveis (1, 3 e 5).
Número Total de Resultados Possíveis: é o número total de resultados no espaço amostral.
- Por exemplo, para um dado de seis faces, o número total de resultados possíveis é 6.
Como calcular a probabilidade?
A probabilidade que ocorra um evento é dada pelo quociente entre o número de resultados favoráveis e o número de resultados possíveis.
A probabilidade varia de 0 a 1, sendo que 0 representa a impossibilidade do evento ocorrer e 1 representa a certeza de que o evento ocorrerá. Ela pode ser representada por uma fração, uma decimal ou uma porcentagem.
Exemplo 1
Suponha que você lance um dado justo (6 faces). Qual é a probabilidade de obter um número par?
Evento: Obter um número par.
Espaço Amostral: {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
Resultados Favoráveis: {2, 4, 6}.
Resultados Possíveis: 6.
Portanto a probabilidade de se obter um número par ao lançar o dado justo é 1/2 ou 0,5 ou 50%.
Exemplo 2
Suponha que você compre um chocolate de uma caixa que contém 12 chocolates diferentes. Se 3 chocolates são recheados de caramelo, 5 são de chocolate ao leite e 4 são de chocolate amargo, qual é a probabilidade de escolher um chocolate de caramelo?
Evento: escolher um chocolate de caramelo.
Espaço amostral: todos os chocolates.
Resultados favoráveis: 3 chocolates de caramelo.
Resultados possíveis: 12 chocolates.
Portanto a probabilidade de se obter um número par ao lançar o dado justo é 1/4 ou 0,25 ou 25%.
Ficamos por aqui, até o próximo.
QUESTÃO 01
Leia o problema abaixo e em seguida responda os itens.
A professora de Matemática colocou, em uma sacola, 4 bolas vermelhas, 3 bolas verdes e 5 bolas azuis. E pediu para que um aluno retirasse uma bola aleatoriamente.
A) Qual é o espaço amostral deste experimento?
B) Qual é a probabilidade de selecionar uma bola verde?
C) Qual é a probabilidade de não selecionar uma bola vermelha?
QUESTÃO 02
Feche os olhos e pegue uma carta, aleatoriamente, de um baralho padrão de 52 cartas. Agora responda:
A) Qual é o espaço amostral deste experimento?
B) Qual é a probabilidade de selecionar um ás?
C) Qual é a probabilidade de não selecionar um valete?
QUESTÃO 03
De acordo com o estudo de probabilidade, assinale o item correto:
(A) Probabilidade é uma medida numérica da chance de um evento ocorrer. Ela é expressa como um número entre 0 (evento certo) e 1 (evento impossível).
(B) Evento certo é aquele que tem probabilidade igual a 0, ou seja, é garantido que ele ocorrerá.
(C) Evento impossível é aquele que tem probabilidade igual a 1, ou seja, não há chance de ele ocorrer.
(D) Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Cada resultado individual é chamado de ponto amostral.
QUESTÃO 04
A probabilidade de se retirar um chocolate que não seja de caramelo, sem olhar, em uma caixa com 10 chocolates, dos quais 3 são de caramelo é igual a
(A) 1/3
(B) 3/10
(C) 7/10
(D) 2/5
SAIBA MAIS
Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para saber mais um pouco sobre cálculo de probabilidade.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0539) Realizar experimentos aleatórios simples ou simulações que envolvam o cálculo probabilidade ou estimativas por meio de frequência de ocorrências em diversos contextos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |